*Atualizado em 09/04/2019
Maricá é um paraíso natural, com 46 quilômetros de praias rodeada de lagoas, rios, montanhas com cachoeiras e restinga. O território é dividido em quatro distritos: Maricá (sede), Ponta Negra, Inoã e Itaipuaçu. Sua população é estimada em 150 mil habitantes, segundo levantamento de 2016.
Maricá é conhecida por suas praias oceânicas, dentre as quais se destacam as praias de Jaconé, Ponta Negra, Barra de Maricá, do Francês e Itaipuaçu. A topografia peculiar cria um ambiente propício à prática de esportes como voo livre, trekking e mountain bike, entre outros. A Serra da Tiririca, entre Maricá e Niterói, é um parque estadual que protege uma importante área de mata atlântica.
O município apresenta um grande complexo lagunar que contempla as lagoas de Maricá, Barra de Maricá, do Padre, Guarapina, Jacaroá, Araçatiba, Boqueirão e Jaconé, além dos canais de Ponta Negra e de Itaipuaçu que ligam as lagoas ao mar.
■ PONTOS TURÍSTICOS
# 1 Pedra do Elefante
O imenso monólito forma um conjunto com morros circundados de Mata Atlântica do Parque Estadual da Serra da Tiririca, área que favorece caminhadas, trilhas e outras modalidades de ecoturismo.
# 2 Lagoa de Araçatiba
Opções não faltam neste trecho das águas próximo ao centro de Maricá: caminhadas, peixe fresco já pela manhã, ateliês de diversos artistas locais e um dos cenários de pôr-do-sol mais belos e fotografados da cidade.
# 3 Lagoa de Araçatiba
Opções não faltam neste trecho das águas próximo ao centro de Maricá: caminhadas, peixe fresco já pela manhã, ateliês de diversos artistas locais e um dos cenários de pôr-do-sol mais belos e fotografados da cidade.
# 4 Lagoa Brava
A menor das lagoas de Maricá fica em Itaipuaçu, entre a praia e a montanha. A beleza do local é como um oásis em meio à inúmeras construções no entorno do centro comercial do bairro, no Barroco.
# 5 Pedra de Inoã
Talvez a principal referência geográfica de localização do lado oeste de Maricá, a imensa rocha foi declarada patrimônio natural da cidade. Sua escalada é considerada de extrema dificuldade, mas ela pode ser vista em diferente pontos dos municípios vizinhos.
# 6 Gruta do Spar
Com um comprimento total de 300 metros, o espaço permite a prática do rapel (com cerca de 22 metros de altura) e uma vista das serras do macaco e de Inoã. Nas partes mais baixas, há um lago artificial produzido pela inundação.
# 7 Serra do Camburi
O local preferido dos praticantes de voo livre de diversas parte do estado e até de fora, cujo acesso pode ser feitos pela parte rural ou pela rodovia RJ-106 nos bairros do Retiro ou Pindobas. Oferece uma ampla visão da parte litorânea da cidade.
# 8 Área de Proteção Ambiental Estadual de Maricá
A Área de Proteção Ambiental Estadual de Maricá é uma área tipicamente de restinga, localizada na costa do município. É formada pela antiga fazenda São Bento da Lagoa, a Ponta do Fundão e a Ilha Cardosa. Abriga a Comunidade Pesqueira tradicional de Zacarias, presente na área desde o século XVIII, sítios arqueológicos e o complexo ecossistema de restinga.
■ PRAIAS
# 1 Praia de Jaconé
A orla dividida entre Maricá e Saquarema é considerada a melhor para pesca desportiva no município. As areias quase sempre desertas também são uma ótima opção para casais e famílias em busca de sossego. O mar aberto a torna uma praia com ondas fortes.
# 2 Praia de Ponta Negra
O mais famoso balneário turístico de Maricá oferece diversos atrativos para turistas e veranistas. O nome teria diferentes origens, que vão desde a cor das pedras junto ao mar até o tráfico de escravos realizado na região.
# 3 Praia de Cordeirinho
Vizinha a Guaratiba e localizada entre a Barra e Ponta Negra, suas águas também são ótimas para banho e pesca, além das opções de quiosques para petiscos. Ali também fica a casa que pertenceu à cantora Maysa.
# 4 Praia de Guaratiba
Em tupi-guarani, seu nome quer dizer “ave em abundância” em razão do intenso movimento de pássaros que vinham de outros continentes. Atualmente, quem vem de fora curtir o local são veranistas e turistas.
# 5 Praia da Barra de Maricá
Uma das localidades originárias da cidade tem uma praia oceânica límpida, que se transforma num badalado point durante o verão. A construção da nova ponte, em 2014, consolidou a ligação do bairro e do Centro com a Região
Litorânea.
■ CACHOEIRAS
# 1 Cachoeira do Espraiado
As quedas d’água que ficam próximas à encosta da serra é uma das atrações da região, especialmente durante o verão. Igreja N. Sra. da Saúde – É uma das mais antigas capelas do município, fundada no século 17 em terras pertencentes à Fazenda Ubatiba. Nos anos seguintes passou por inúmeras reformas, que mantiveram os traços originais.
■ COMO CHEGAR
De Carro:
Da cidade do Rio de Janeiro, acesso pela Pegue a BR-101, RJ-104 e Rod. Amaral Peixoto/RJ-106 até Av. Ver. Francisco Sabino Costa em Camburi, Maricá
De Ônibus:
Viação 1001
De Avião:
Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro
■ MAPA DA REGIÃO