Nova Xavantina

Nova Xavantina é um município do estado de Mato Grosso. Nova Xavantina encontra-se numa posição estratégica para o turismo cercada pela Serra do Roncador entre a cidade de Barra do Garças e Nova Xavantina, a cidade é cortada pelo Rio das Mortes ou também chamado em sua nascente por Rio Manso.

Nova Xavantina é uma cidade privilegiada, suas belezas naturais são únicas, pois além de ter em sua paisagem o famoso Rio das Mortes, com suas belíssimas praias e ilhas fluviais, existem centenas de cachoeiras no município, que em sua maioria estão localizadas na zona rural, nas regiões denominadas Ilha do Coco e União da Ilha. São cachoeiras de águas minerais e cristalinas, onde a tonalidade da água varia entre azul como céu e verde como esmeralda. O Circuito de Cachoeiras e Praias acontecem dentro de áreas particulares, então sugerimos que faça seu agendamento e verifique a possibilidade da visita no local.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Praia da Lua
A praia da Lua, esta situada no lado oposto da Praia do Sol que também se encontra no perímetro urbano da cidade. Uma praia pequena com correnteza forte. Propicia para contemplação. Encontramos em seu entorno bares e restaurantes com música ambiente que funcionam durante o dia e a noite. Nova Xavantina é privilegiada por ter em seu entorno um rio considerado um dos mais limpos do mundo. Além de ser uma das belezas naturais da cidade é um principal atrativo de lazer para família e visitantes. O rio traz consigo lendas que explicam a origem do seu nome. Alguns falam que foram enchentes e outros que foram realizados batalhas sangrentas entre os bandeirantes e os xavantes. E percorrendo seu curso podemos contemplar diversas ilhas como a Ilha 26, ilha do Pintado, Ilha Bela entre outras.

# 2 Praia do Sol
A praia do Sol está localizada dentro do perímetro urbano da cidade, em frente à praia da lua, do outro lado do rio, conectadas por uma passarela. O período em que tem mais movimento são nos meses de maio a outubro, que temos clima seco e de calor típico da região. As águas são rasas, tranquilas com pouca correnteza. Nesta praia acontecem os maiores eventos da cidade como – Festival de Pesca, Festival de Praia, Shows, Réveillon. Além de ser um ambiente de lazer para família e visitantes que chegam à cidade. É própria para banho e passeios como de caiaque, barco, canoas. Na praia do sol fica atracada a chalana Sereia do Manso, que pode ser alugada para passeios em grupo, onde podem contemplar a natureza a bordo e se deliciar com a gastronomia local.

 

# 3 Praia do Chiquito
Localizada apenas 7 quilômetros do centro da cidade de Nova Xavantina, a praia do Chiquito possui restaurante, banheiros, quiosques com churrasqueiras para locação e tem espaço para camping. Também é utilizada para a prática de esportes náuticos. O local é aberto todos os meses do ano, mas o período que o rio esta mais calmo é entre os meses de maio até outubro. Toda uma estrutura para te proporcionar um dia inesquecível com sua família, venha conhecer.

# 4 Praia Benedito Ferreira
Esta localizada a 32 quilômetros da zona urbana de Nova Xavantina, na região rural denominada Ilha do Coco. É um atrativo que está às margens do famoso Rio das Mortes, tem como destaque praia de areias claras, cercadas por rochas e banhadas por águas cristalinas, excelente para banho, mergulho, pesca e com espaço para camping. A praia denominada Benedito Ferreira, recebeu esse nome em homenagem ao patriarca da família proprietária, em memória do mesmo. É um atrativo natural que proporciona o bem estar para todos os visitantes.

■ CACHOEIRAS

# 5 Cachoeira da Nascente
Cachoeira da Nascente, esta localizada 32 quilômetros da zona urbana de Nova Xavantina na região rural denominada da Ilha do Coco. Está aberta para o turismo desde 2019, e tem como atração, trilhas com cenários de natureza preservada que encanta. Existem mais de uma opção para banho, a primeira queda d’água é denominada Cachoeira da Nascente, seguindo a cascata da Bailarina e Poço do Buriti, formados por uma nascente localizada dentro da propriedade de águas cristalinas e mineral, os poços para banho tem aproximadamente 3 metros de profundidade. Para chegar é preciso percorrer uma pequena trilha em meio à mata de cerrado. Também é possível acessar um mirante após 500 metros de caminhada, para apreciar o entardecer com belíssimo pôr do sol. Uma curiosidade no local é que na época das chuvas, a vegetação muda e aparece no mirante da nascente uma espécie de planta carnívora denominada “drosera”.

# 2 Cachoeira Abonízia
Esta localizada a 33 quilômetros da zona urbana de Nova Xavantina, na região rural denominada Ilha do Coco, a Cachoeira Abonízia possui uma queda d’água com aproximadamente 25 metros de altura, sendo uma das mais altas da cidade. Para acessá-la, é preciso descer uma trilha que tem entorno de 300 metros e conta uma escadaria para facilitar o acesso. A cachoeira forma um poço com cerca de 5 metros de profundidade, perfeito para quem gosta de nadar e mergulhar. O destaque do córrego que forma a cachoeira é que em seu percurso, existem diversas piscinas naturais, com estruturas de pequenas cabanas, onde é possível colocar uma rede e aproveitar para se refrescar na sombra, mesmo com o sol à pino.

# 3 Cachoeira do Balanço
Faz parte da propriedade que permite o acesso na Cachoeira da Saudade, o acesso é feito por uma trilha que está localizada ao lado direito do estacionamento, requer certa atenção e preparo físico, pois a trilha é muito íngreme e com rochas soltas. É um lindo poço que tem entorno de 4 metros de profundidade e tem uma queda deliciosa para relaxar com as águas nos ombros.

# 4 Cachoeira do Biquíni
Também faz parte do complexo de cachoeiras localizadas dentro da Fazenda Ninho do Gavião, para acessar a cachoeira é necessário realizar uma pequena caminha em uma estrada e depois em uma curta trilha, é fundamental atenção na caminhada, pois é um terreno irregular. Uma cachoeira com águas cristalinas, também com tonalidade azulada, um ótimo local para a prática de flutuação, tem entorno de 3 metros de profundidade.

 

# 5 Cachoeira da Gratidão
É a primeira propriedade do Circuito das Cachoeiras, sendo um Complexo com três cachoeiras: Gratidão, Sucesso e Biquíni, estão localizadas na Fazenda Ninho do Gavião, a 25 quilômetros da zona urbana de Nova Xavantina na região rural denominada da Ilha do Coco. O acesso até a cachoeira da Gratidão é fácil: o carro pode ser estacionado próximo às escadarias, com uma caminhada de no máximo 100 metros. Já para acessar a cachoeira do Sucesso e Biquíni é preciso descer uma pequena estrada chegando até uma curta trilha com uma subida pelas rochas, mas todo esforço é recompensado pelo frescor e beleza das águas cristalinas das cachoeiras. A Cachoeira da Gratidão tem águas mornas, com pouca profundidade, indicada para crianças e tem tonalidade azulada, não é permitida a preparação de alimentos, churrasco ou fogueiras na área. Também não é permitido levar animais de estimação.

 

■ COMO CHEGAR

De Carro:
n/d

De Ônibus:
n/d

De Avião:

■ MAPA DA REGIÃO