Cuiabá, é a capital do estado do Mato Grosso e possui uma população com quase 530 mil habitantes, a região é a porta de entrada para o “Pantanal“.
Quem visita Cuiabá deve conhecer principalmente seu Centro Histórico, que ainda guarda relíquias do período colonial, e onde se situam os famosos calçadões.
A gastronomia de Cuiabá é um dos pontos que mais atraem turistas, com sua base nos peixes dos rios da região como o pacu, pintado e dourado)
No turismo religioso algumas igrejas são paradas obrigatórias como a Igreja do Bom Despacho, conhecida como “Notre Dame Cuiabana“, em estilo gótico. A Capela de São Benedito é a única barroca de Cuiabá, fundada por escravos no ano de 1764.
Com mais de 16 museus, a cidade tem em sua característica o turismo cultural. O Palácio da Instrução, conta com Museu Histórico, Museu de Arte Sacra e Museu de Historia Natural e Antropologia (Centro de Zoologia, Botânica, Antropologia e Paleontologia do Estado). O campus da UFMT comporta o Museu do Índio (Rondon). O Aquário Municipal tem vista para o Rio Cuiabá e parte da cidade, além do Museu do Rio.
■ PONTOS TURÍSTICOS
# 1 Centro Histórico
Fundada em 1719, com a descoberta de ouro em abundância, Cuiabá transformou-se na maior cidade do Brasil em menos de duas décadas. Passada a corrida do ouro, a verde capital do velho oeste brasileiro teve que resistir a longos anos de estagnação econômica.
# 2 Palácio Paiaguás
É a Sede do Governo do Estado e situa-se Centro Político e Administrativo (CPA). Foi inaugurado em 1975.
# 3 Palácio Alencastro
Sede da Prefeitura Municipal de Cuiabá , o Palácio Alencastro situa-se na praça de mesmo nome, bem ao lado da Catedral Metropolitana. O prédio, de linhas modernas, foi construído na década de 60.
# 4 Arsenal de Guerra – SESC Arsenal
Foi criado em 1818, por ordem de Dom João IV. Foi construído para ser ” um estabelecimento militar para conserto e fabricação de armas “, conforme definiu a carta-régia. Hoje encontra-se restaurado e funcionando como um centro cultural.
# 5 Catedral Metropolitana de Cuiabá
Inaugurada em 1973, a atual catedral foi construída sobre os escombros da antiga , uma jóia do período colonial que foi demolida num episódio até hoje não esclarecido. De qualquer forma, sua arquitetura moderna tem admiradores. É a sede da tradicional festa do Senhor Divino, que acontece de maio a junho.
# 6 Igreja Bom Despacho, Rosário e Capela São Benedito
A ” Notre Dame Cuiabana ” é a mais bela igreja da cidade. Seu estilo gótico, inédito em boa parte do país, foi definido por um arquiteto francês que teve toda a liberdade para ousar. Inaugurada em 1919, a igreja ainda está inacabada.
# 7 Igreja do Rosário e Capela de São Benedito
Esta é a única igreja barroca de Cuiabá. Foi fundada por escravos em 1764. É local da tradicional festa de São Benedito que acontece sempre no mês de julho.
# 8 Casa do Artesão e Regionalíssimo
Situada na 13 de junho , no bairro do Porto , a Casa do Artesão tem uma bela amostra da cultura mato-grossense . Há um Museu do Artesanato com exposição permanente de peças caboclas e indígena. O turista pode comprar souvenir.
# 9 Palácio da Instrução
Belíssima construção, em pedra canga, localizada na região central de Cuiabá, ao lado da Catedral Metropolitana. Inaugurado 1914 , é a sede da Secretaria Estadual de Cultura, do Museu de História Natural e Antropologia e da Biblioteca Pública.
# 10 Parque Nacional Chapada dos Guimarães
Nesse cenário, destaca-se a Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso, localizada a apenas 70 km de Cuiabá (MG). Este destino tem o poder de cativar diversos tipos de viajantes, desde os mais aventureiros até casais e famílias em busca de uma experiência tranquila em meio à natureza.
O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães é um tesouro nacional. Criado em 1989, protege uma imensa área de Cerrado com mais de mil espécies de plantas e animais, dez tipos de vegetação e diferentes formações geológicas, incluindo áreas de origem desértica e marinha. A região é de grande importância geológica, pois já foi mar e deserto ao longo de milhões de anos, formando paisagens únicas, além de possuir cavernas, paredões, morros e cachoeiras a serem conhecidos.
# 11 Parque Estadual Mãe Bonifácia
O parque com 77 hectares de área verde e diversas espécies da flora e vegetação típica do cerrado, está localizado na região central da capital mato-grossense , com diversas pistas para caminhada. E o Zoológico da cidade possui animais típicos da fauna mato-grossenses e do pantanal. Os clubes e parques aquáticos são ideais devido ao clima quente.
■ COMO CHEGAR
De Carro:
A BR-364, liga Cuiabá ao sudeste com São Paulo e pelo norte, para quem vem de Santarém o acesso pela BR-163 – liga, a oeste, o município com Cáceres – MT e a leste com Brasília – DF; BR-070 – liga, a oeste, o município com com Cáceres – MT e a leste com Brasília -DF; MT-251/020 – liga Cuiabá à Chapada dos Guimarães; MT-0210 – liga Cuiabá à Guia e a Rosário Oeste.
De Ônibus:
Entre em contato com empresas de ônibus que operam na sua área local e pergunte sobre rotas que vão para Cuiabá. Muitas cidades têm terminais rodoviários principais de onde saem ônibus para diversas localidades.
De Avião:
Aeroporto Internacional Marechal Rondon
End.: Av. João Ponce de Arruda s/nº, Jardim Aeroporto Várzea Grande-MT
CEP: 78.110-900
PABX: (65) 3614-2500
Distância do Centro: 10 km