Raposa é vilarejo de pescadores localizado na região metropolitana da capital São Luís. Sua população estimada em 2021 foi de 31.586 habitantes. Raposa possui lindas paisagens naturais além das famosas dunas, chamada de “Fronhas Maranhenses“.
Raposa é considerado a maior colônia de pescadores cearenses no Maranhão, o município ficou nacionalmente conhecido pelo seu artesanato tipicamente cearense, pelo sabor dos peixes comercializados nos bares e restaurantes do povoado e pela beleza de suas praias desertas. A pesca tem grande importância para a economia do município, sendo uma importante fonte de renda para os moradores.
■ PONTOS TURÍSTICOS
# 1 Igreja Matriz de São Pedro
Padroeiro do município
# 2 Fronhas Maranhenses
É uma versão menor dos também famosos Lençóis.
# 3 Ilha de Curupu
A Ilha de Curupu é composta por florestas de manguezais preservados e praias desertas, e seu território é cortado por alguns rios.
Por ser bem preservado, o local é refúgio para várias espécies de animais como o boto-cinza (sotalia guianensis) e o peixe-boi-marinho (trichechus manatus), como também ser área de desova para várias fêmeas de tartarugas-marinhas de diferentes espécies.
Ilha Belizaro
Ilha Taputiua
Viva Raposa
Coroa do Marisco
■ PRAIAS
Praia de Mangue-Seco
Praia de Pucal
Praia de Carimã
Praia de Curupu
Praia de Itapetíua
■ COMO CHEGAR
De Carro:
Acesso da capital São Luís pela MA-203 em um percurso de 27,6 KM.
De Ônibus:
A Agência Estadual de Mobilidade Urbana (MOB) dispõe de 66 linhas de ônibus semiurbanos que operam entre os municípios de São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar.
De Avião:’
n/d