Teresópolis

Teresópolis

Teresópolis é um dos destinos turísticos mais procurados da “região Serrana“, no estado do Rio de Janeiro. Em Teresópolis o turista encontrará natureza exuberante de suas montanhas alterosas, com diversas trilhas e cachoeiras espalhadas pela cidade e o excelente clima proporcionado por ser a cidade mais alta do estado do Rio, com 871 m de altitude.

Teresópolis é muito conhecida como a Capital do Montanhismo e Casa da Seleção Brasileira de Futebol, além de ser o maior produtor de hortaliças do estado.

Aos finais de semana, vale a pena conhecer a famosa “Feirinha do Alto“, com sua gastronomia e lazer para famílias.

  • Teresópolis possui diversas fontes de água mineral, refrescando os turistas e praticantes de esportes, sendo a mais famosa delas chamada de “Fonte Judith“, com sua água considerada medicinal.

Em Teresópolis encontra-se a sede do “Parque Nacional da Serra dos Órgãos“, a subsede do “Parque Estadual dos Três Picos” e ainda sede do “Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis“, protegendo sua Mata Atlântica.

Outro passeio bastante interessante é conhecer a zona rural de Teresópolis, com diversos locais de plantações onde são produzidas hortaliças entregues para todo estado do Rio de Janeiro, sítios e fazendas com atrações pela estrada conhecida como “RJ-130 / Tere x Fri“, que liga Teresópolis à Nova Friburgo.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Parque Nacional da Serra dos Órgãos
O Parque Nacional da Serra dos Órgãos, possui pouco mais de 20.500 hectares nos municípios de Teresópolis, Petrópolis, Guapimirim e Magé. O PARNASO é um dos parques nacionais mais visitados do Brasil, possui diversas trilhas, sendo a mais famosa a travessia “Teresópolis X Petrópolis“, com 42 km de distância e levando três dias de percorrer. Seu ponto culminante é a Pedra do Sino, com altitude de 2.263 metros. No local há

 

Sua entrada principal fica em Teresópolis, porém existem as subsede de Guapimirim e de Correias em Petrópolis,  oferecendo várias opções de lazer como piscina natural, trilhas, diversas cachoeiras e escalada.

# 2 Parque Estadual dos Três Picos
O parque dos Três Picos possui mais de 65 mil hectares, sendo a maior área protegida de Mata Atlântica do estado do Rio, preserva espécies endêmicas e ameaçadas de extinção como a Onça Parda, presente na região. O Parque Estadual dos Três Picos encontra-se nos municípios de Teresópolis, Guapimirim, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu e Silva Jardim. Seu ponto culminante é o Pico Maior, com 2.316 m de altitude em Nova Friburgo.

# 3 Parque Natural Municipal das Montanhas de Teresópolis

Foto: Divulgação / Sec Mun. de Meio Ambiente

Criado em 6 de julho de 2009, com uma área de 4.397 hectares, o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis é a maior unidade de conservação de proteção integral, criada por um município, do Estado do Rio de Janeiro. A sua área abrange parcialmente alguns bairros tais como: Caleme, Posse, Salaco, Campo Grande, Santa Rita e Ponte Nova, por exemplo.

O PNM Montanhas de Teresópolis está situado na porção noroeste do município e limitando-se com os municípios de Petrópolis e São José do Vale do Rio Preto. O PNM Montanhas de Teresópolis, faz uma importante ligação com o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, em uma área rica em fauna e flora nativa da Mata Atlântica.

O Parque possui em seu território uma imponente cadeia de montanhas onde se destacam as afloramentos rochosos como as pedras da Tartaruga, do Camelo e de Santana. A unidade de conservação, também, protege muitas nascentes e importantes remanescentes florestais que abrigam significativas espécies da fauna e flora do bioma Mata Atlântica, na região.

# 4 Centro de Treinamento da CBF (Granja Comary)
Local onde a Seleção Brasileira de Futebol treina antes de competições, um dos melhores centros de treinamentos do mundo. São mais de 150 mil metros quadrados, dividido em cinco campos oficiais, 22 apartamentos duplos, ginásio coberto, sala de musculação, infraestrutura para atendimento aos atletas. A Granja Comary destaca-se por um belo lago, com vistas para as montanhas da Serra dos Órgãos. As Seleções Principal, Feminina e de Base, treinam no “Centro de Treinamento”, existe também cursos ministrados para técnicos e árbitros pelo Centro de Excelência do Futebol, conhecida como “CBF Academy”.

# 5 Mirante do Soberbo

O Mirante do Soberbo é um destino popular em Teresópolis, oferecendo aos visitantes uma experiência visualmente impressionante da região montanhosa e da beleza natural da Serra dos Órgãos.

Ao chegar ao Mirante do Soberbo, os visitantes podem apreciar a paisagem exuberante, tirar fotos e desfrutar de momentos de contemplação da natureza. Além disso, há algumas barracas de artesanato e lanchonetes próximas ao mirante, onde é possível adquirir souvenirs locais e fazer uma pausa para lanches.

# 6 Complexo Gastronômico e de Lazer da FEIRARTE ou Feirinha do Alto
Iniciada na década de 80 por moradores da cidade, que apresentavam seus produtos artesanais em lonas abertas nna praça do bairro do Alto. Atualmente é composta por mais de 600 expositores, a Feirinha do Alto recebe mais de 10.000 visitantes por final de semana.

Sua praça de alimentação possui diversos boxes oferecendo comidas típicas, local também possui espaço para shows. Ao lado existem dois shoppings chamados de Shopping do Alto e Shopping Comary, onde vale a pena também dar uma volta.

# 7 Mirante da Granja Guarani
O Quiosque das Lendas foi construído em 1929 pela família Guinle, é um mirante com sua arquitetura neocolonial, de onde observa-se grande parte da cidade de Teresópolis. Foi construído com azulejos pintados em Lisboa pelo renomado artista Jorge Colaço, as imagens traduzem quatro lendas indígenas: “O Dilúvio“, “O Anhangá e o Caçador“, “A moça que saiu para procurar marido” e “Como Apareceu a Noite“. É revestido , um dos mais importantes na época.

O local é muito procurado por casais para fotografias bastantes românticas no local. Encontra-se em estágio de depredação, por não fiscalização e conservação da Prefeitura Municipal apesar de ser tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural do Rio de Janeiro (INEPAC), no ano de 1982.

# 8 Lago Iacy
O lago foi construído por Carlos Guinle, antigo proprietário de uma das primeiras fazendas da região. Um excelente local muito agradável para visitar, observar as montanhas da Serra dos Órgãos e realizar caminhadas ao redor. Hoje encontra-se vazio e sem o espelho D’Água que é alimentado por uma uma nascente do Parque Nacional da Serra dos Órgãos.

# 9 Mirante da Colina
Com área de 85 mil metros quadrados, o Mirante da Colina possui uma visão de 360 graus da região urbana de Teresópolis. O ponto turístico passou por recente revitalização e conta com local para Camping, área de lazer para crianças e duas torres de observação.

# 10 Fonte Judite
Fonte de água mineral, com indicações terapêuticas para diversas enfermidades, localizada no bairro do Alto e construída em 1920, seu entorno se constitui em obra arquitetônica em estilo colonial, apresentando fachada azulejada. Na fachada, estão cinco rostos de faunos, em metal. A Fonte Judith continua sendo muito procurada por veranistas e turistas encantados com a água medicinal e beleza do local.

# 11 Igreja Matriz de Santa Teresa
A antiga capela de Santa Teresa de Ávila, padroeira da cidade de Teresópolis, começou a ser construída em 1855. Em 1927 foi demolida e iniciada a obra da Igreja Matriz em estilo gótico, tem na fachada principal em destaque, o tamanho de sua torre. No térreo, sua porta de entrada em arco. As laterais são compostas de vitrais tchecos, coloridos apresentando cenas bucólicas. A Igreja ainda possui duas sacristias um coro e dois confessionários.

# 12 Igreja Matriz de Santo Antônio
Foi erguida uma capela no ano de 1861. Em 1880 a igreja encontrava-se em ruínas, quando se iniciou então a construção da atual. Desde 2004 conta com moderno Centro de Celebrações, com capacidade para 600 pessoas.

# 13 Capela de Nossa Senhora Aparecida
A capela foi construída na última alameda do bairro da Granja Guarani, local possui uma comunidade da Pedreira. Foi construída em homenagem a Padroeira do país, que tem a sua história iniciada quando os três pescadores, Domingos Garcia, Felipe Pedroso e João Alves, atentos ao movimento do Rio Paraíba, excelente vista de toda CBF.

# 14 Palacete Granado – SESC
Sede do Sesc Teresópolis, o palacete foi construído para ser a moradia do imigrante português José Antônio Coxito Granado, que fundou e dirigiu no Rio de Janeiro a Pharmácia Granado. No princípio do século XX, o então comendador José Granado descobriu Teresópolis, onde transformou imensa área em chácara modelo. Nesse local, em 1913, foi construído o Palacete Granado.

# 15 Casa da Memória
Com arquitetura mista entre os estilos neoclássico, normando e art-nuveau, o casarão foi construído na década de 20 elo entro prefeito José Lino de Oliveira Leite, em homenagem à sua esposa Cecília. Com a morte da companheira, em 1925, José Lino decidiu vender o imóvel. Hoje sede da Biblioteca Municipal.

# 16 Casa de Cultura Adolpho Bloch
De arquitetura singular, inaugurado em 1988, possui fachada envidraçada, com área externa onde é possível praticar esportes e caminhada.

# 17 Circuito Turístico Terê-Fri

A estrada que liga Teresópolis a Friburgo é a RJ-130, são 68 km de paisagens belíssimas e montanhas gigantescas pelo caminho, como a Mulher de Pedra  e Torres de Bonsucesso. A estrada repleta de pontos turísticos como mirantes e cachoeiras. A exuberância da Mata Atlântica e os atrativos naturais estão várias formações rochosas próprias para escaladas, como a Mulher de Pedra.

■ CACHOEIRAS

# 1 Cachoeira da Ponte do Parnaso
Localizada logo abaixo da ponte na entrada do Parnaso, está cachoeira faz parte do rio Paquequer, nascendo no alto da Serra dos Órgãos. Possui uma cascata formada por uma represa de cimento, além de ser um poço bastante profundo e uma grande laje de pedra mais abaixo ideal pegar sol, bastante visitada por não precisar pagar entrada.

# 2 Cachoeira do Vale dos Frades

A cachoeira possui uma queda de aproximadamente dez metros, com declive acentuado e grande volume d’água, formando uma piscina natural com água transparente e fundo de areia. A Cachoeira dos Frades é bastante famosa sendo sempre usada em filmes nacionais e novelas para filmagens.

# 3 Cascata dos Amores
Cachoeira com piscina natural de aproximadamente 40 m² e profundidade de dois metros, sua queda de água passa por uma laje de pedra formando um escorregador natural.

# 4 Cachoeira da Campanha

A cachoeira também é bastante frequentada nos finais de semana, cortada pelo rio dos Frades que forma um poço bastante fundo e depois passa sobre uma laje de pedra.

# 5 Cascata do Imbuí
Cachoeira com cerca de 20 metros de altura, cortada pelo rio Paquequer, é de grande beleza, onde as águas, com forte intensidade, formam em sua queda corredeiras. Não possui acesso para banho e suas águas encontram-se poluídas.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
Da capital Rio de Janeiro, seguir pela Linha Vermelha ou Av. Brasil, acessar a Rodovia Washington Luiz e logo no acesso do Hospital de Saracuruna, seguir para a Rodovia Rio x Teresópolis até a cidade de Teresópolis.

De Ônibus:
A principal empresa que faz a ligação do Rio de Janeiro para Teresópolis, é a “Viação Teresópolis“, com diversas linhas para a capital e cidades serranas próximas a Teresópolis. Possui linhas saindo da rodoviária Novo Rio no Rio de Janeiro, rodoviária de Niterói, rodoviária de Rios das Ostras e Teresópolis, operando para Além Paraíba, no estado de Minas Gerais.

Existe também uma linha da empresa Salutaris que faz o trajeto Teresópolis – São Paulo.

De Avião:
Os aeroportos mais próximos ficam na cidade do Rio de Janeiro que são o RIOgaleão – Aeroporto Internacional Tom JobimAeroporto Santos Dumont.

■ MAPA DA REGIÃO

■ ARTIGOS RELACIONADOS / TERESÓPOLIS

-> Parque Nacional da Serra dos Órgãos
-> Serra dos Órgãos
-> Mirante da Granja Guarani
-> RJ-130 / Tere x Fri