Nova Friburgo

Nova Friburgo fica na região Serrana do estado do Rio de Janeiro, sendo conhecida como “Suíça Brasileira” por conta de seus colonizadores que vieram no século XIX da Suíça. O clima ameno da serra e as belezas naturais encantam os visitantes.

Nova Friburgo é também um local de belas construções, como o Colégio Anchieta, o Sanatório Naval e a Casa de Cultura. A região possui muito verde, cachoeiras e de gastronomia de qualidade, que misturma ingredientes suíços, alemães e brasileiros.

Conheça a Pedra do Cão Sentado, no Parque Ecológico do Cão Sentado, a Praça das Colônias, em homenagem às colônias que formaram a cidade, a Catedral São João Batista e a Queijaria Suíça, no centro.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Jardim do Nego
Desde 1969, Geraldo Simplício, o Nêgo, faz esculturas nos declives do terreno de sua casa, em Nova Friburgo, um ateliê a céu aberto batizado de Jardim do Nêgo. Nascido em 1945, Nêgo já teve suas obras exibidas no Museu Nacional de Belas Artes, no Rio, e na Feira de Artes de Friburgo. Muitas de suas peças foram adquiridas por alemães e algumas encontram-se expostas no Museu de Stuttgart, na Alemanha.

# 2 Catedral Metropolitana
A Catedral Metropolitana foi erguida em 1869 e dedicada a São João Batista, padroeiro da cidade. A invocação ao santo também é uma homenagem a dom João VI, por ter autorizado a vinda dos primeiros suíços à Nova Friburgo, iniciando a colonização da cidade. Tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) em 1988, a igreja é conhecida como a Catedral Inclinada. O prédio apresenta leve propensão para o lado esquerdo devido ao terreno argiloso.

# 3 Casa Suíça
A Casa Suíça possui uma queijaria-escola, inaugurada em 1987, que produz queijos a partir das consagradas técnicas dos mestres suíços. É uma das poucas no Brasil que fabrica leite de cabra em pó. Pode-se acompanhar o preparo, degustar e comprar os mais variados tipos de queijo. Construída pelo Instituto Fribourg, com a ajuda da comunidade suíça, a Casa Suiça abriga a Chocolataria – Escola Henri Nestlé e um restaurante.

# 4 Praça Getúlio Vargas
O conjunto arquitetônico e paisagístico da praça Getúlio Vargas foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Cultural (IPHAN). Construída em 1881, a praça foi desenhada pelo arquiteto e paisagista Auguste Marie François Glaziou, o mesmo idealizador do projeto da Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro, no final do século 19.

A praça possui eucaliptos, fonte luminosa, coreto, canteiros floridos e árvores plantadas simetricamente. Em suas alamedas encontram-se diversos monumentos e, ao seu redor, estão o prédio do antigo fórum, a casa do Barão de Nova Friburgo, a Casa de Cultura e sede da Oficina- Escola de Artes, além dos sobrados que retratam a importância econômica e social de Nova Friburgo nos séculos 19 e 20.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
1 h 58 min (103,3 km) via Estr. Rio-Friburgo e Rod. Pres. Joao Goulart

De Ônibus:
A empresa Viação 1001, faz o trajeto da cidade do Rio de Janeiro até Nova Friburgo.

Viação 1001
Site: www.autoviacao1001.com.br

■ MAPA DA REGIÃO