Nova Friburgo fica na região Serrana do estado do Rio de Janeiro, sendo conhecida como “Suíça Brasileira” por conta de seus colonizadores que vieram no século XIX da Suíça. O clima ameno da serra e as belezas naturais encantam os visitantes.
Nova Friburgo é também um local de belas construções, como o Colégio Anchieta, o Sanatório Naval e a Casa de Cultura. A região possui muito verde, cachoeiras e de gastronomia de qualidade, que misturma ingredientes suíços, alemães e brasileiros.
Conheça a Pedra do Cão Sentado, no Parque Ecológico do Cão Sentado, a Praça das Colônias, em homenagem às colônias que formaram a cidade, a Catedral São João Batista e a Queijaria Suíça, no centro.
■ PONTOS TURÍSTICOS
# 1 Jardim do Nego
Desde 1969, Geraldo Simplício, o Nêgo, faz esculturas nos declives do terreno de sua casa, em Nova Friburgo, um ateliê a céu aberto batizado de Jardim do Nêgo. Nascido em 1945, Nêgo já teve suas obras exibidas no Museu Nacional de Belas Artes, no Rio, e na Feira de Artes de Friburgo. Muitas de suas peças foram adquiridas por alemães e algumas encontram-se expostas no Museu de Stuttgart, na Alemanha.
# 2 Catedral Metropolitana
A Catedral Metropolitana foi erguida em 1869 e dedicada a São João Batista, padroeiro da cidade. A invocação ao santo também é uma homenagem a dom João VI, por ter autorizado a vinda dos primeiros suíços à Nova Friburgo, iniciando a colonização da cidade. Tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) em 1988, a igreja é conhecida como a Catedral Inclinada. O prédio apresenta leve propensão para o lado esquerdo devido ao terreno argiloso.
# 3 Casa Suíça
A Casa Suíça possui uma queijaria-escola, inaugurada em 1987, que produz queijos a partir das consagradas técnicas dos mestres suíços. É uma das poucas no Brasil que fabrica leite de cabra em pó. Pode-se acompanhar o preparo, degustar e comprar os mais variados tipos de queijo. Construída pelo Instituto Fribourg, com a ajuda da comunidade suíça, a Casa Suiça abriga a Chocolataria – Escola Henri Nestlé e um restaurante.
# 4 Praça Getúlio Vargas
O conjunto arquitetônico e paisagístico da praça Getúlio Vargas foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Cultural (IPHAN). Construída em 1881, a praça foi desenhada pelo arquiteto e paisagista Auguste Marie François Glaziou, o mesmo idealizador do projeto da Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro, no final do século 19.
A praça possui eucaliptos, fonte luminosa, coreto, canteiros floridos e árvores plantadas simetricamente. Em suas alamedas encontram-se diversos monumentos e, ao seu redor, estão o prédio do antigo fórum, a casa do Barão de Nova Friburgo, a Casa de Cultura e sede da Oficina- Escola de Artes, além dos sobrados que retratam a importância econômica e social de Nova Friburgo nos séculos 19 e 20.
■ COMO CHEGAR
De Carro:
1 h 58 min (103,3 km) via Estr. Rio-Friburgo e Rod. Pres. Joao Goulart
De Ônibus:
A empresa Viação 1001, faz o trajeto da cidade do Rio de Janeiro até Nova Friburgo.
Viação 1001
Site: www.autoviacao1001.com.br