Taquaruçu é um distrito com uma pequena população de aproximadamente cinco mil habitantes, fica situado a 32 km do centro de Palmas, repleto de cachoeiras que tem atraído a cada dia mais pessoas.
A tranquilidade de Taquaruçu remete às pequenas cidades do interior do Brasil e as cachoeiras e clima ameno contrastam com as altas temperaturas da cidade. As grandes propriedades foram divididas e hoje o distrito abriga uma infinidade de chácaras e pousadas.
Taquaruçu é uma espécie de refúgio para os moradores da capital Palmas, para onde vão em busca de recarregar as energias. São 82 cachoeiras catalogadas, paredões, grutas, córregos e mirantes, num local onde o turista pode praticar atividades como rapel, tirolesa, trilhas – tanto a pé quanto de bicicleta – e se refrescar nas águas.
Entre os principais atrativos, estão a Cachoeira da Roncadeira – com 70 metros de altura; a Cachoeira Escorrega Macaco, a Cachoeira do Evilson, Cachoeira do Vale do Vai Quem Quer, Cachoeira de Taquaruçu, Cachoeira do Sambaiba, Cachoeira Raizana, Cachoeira Pequena, Cachoeira Rappel, Cachoeira Caverna, Corredeira Rio São João e o Balneário Natureza.
■ PONTOS TURÍSTICOS
# 1 Cachoeira da Roncadeira
Com 70 metros de altura, a queda forma um pequeno lago de água fria e revigorante. A Cachoeira da Roncadeira juntamente com a Cachoeira do Escorrega Macaco recebem cerca de 400 visitantes por dia em alta temporada. Elas ficam em uma propriedade privada, que se encontra dentro de uma APA, por isso a visitação é controlada e é cobrada entrada.
Para chegar à cachoeira é preciso percorrer uma trilha, em meio à mata, de 1500 metros. O visitante pode ainda aventurar-se e fazer rapel. O local possui estrutura simples, mas adequada, e sinalização.
Como chegar: A 35 Km de Palmas, o acesso à cidade pode ser feito pela TO 030.
# 2 Cachoeira do Escorrega Macaco
A Cachoeira do Escorrega Macaco juntamente com a Cachoeira da Roncadeira recebem cerca de 400 visitantes por dia em alta temporada. A cachoeira fica em uma propriedade privada, que se encontra dentro de uma APA, por isso a visitação é controlada e é cobrada entrada.
Para chegar à cachoeira é preciso percorrer uma trilha, em meio à mata, de 1500 metros. O local possui estrutura simples, mas adequada, e sinalização.
A visita a cachoeira permite um banho refrescante e contato com a natureza.
Como chegar: A 35 Km de Palmas, o acesso à cidade pode ser feito pela TO 030.
# 3 Cachoeira do Evilson
A Cachoeira do Evilson é dos principais atrativos turísticos de Taquaruçu. De beleza única, esta cachoeira dispõe de sinalização indicativa e, para acessá-la é cobrado o valor de R$ 5,00.
# 4 Feirinha de Artesanato da Serra
Criada com o propósito de expandir a economia solidária, a agricultura familiar e a arte-educação no distrito de Taquaruçu, a Feirinha da Serra é realizada nos finais de semana, a partir das 17 horas, na Praça Tarciso Machado. Além de barracas de artesanato, alimentação e produtos oriundos da agricultura familiar, a feira contempla apresentações de artistas locais e representa um espaço de resgate histórico da cultura, da arte e da culinária regionais.
# 5 Festival Gastronômico de Taquaruçu
O Festival Gastronômico de Taquaruçu vem se consolidando como um dos principais eventos gastronômicos da Região Norte. Tem como foco a valorização dos ingredientes culinários locais e leva em conta a criatividade na elaboração dos pratos.
Os sabores da culinária tocantinense aliados às atrações musicais do circuito nacional atraem ao distrito milhares de pessoas que buscam, a cada edição, experimentar as iguarias concorrentes, além de prestigiar a música e o artesanato.
Como chegar: A 32km de Palmas, o acesso à cidade pode ser feito pela TO-030.
# 6 Pedra do Pedro Paulo
A Pedra do Pedro Paulo permite que Taquaruçu seja vista do alto, a 800 metros. O local lembra um altar de pedra, no topo da Serra de Taquaruçu, a 600 m de altitude. Do mirante é possível ter uma visão panorâmica de todo o Vale. O nome do atrativo homenageia um missionário evangélico, que na década de 1950 escalava a serra e aproveitava o altar natural de pedra para tocar saxofone. O som da música ecoava por todo o vale e conquistou os moradores. A subida até ao topo exige preparo físico e dura cerca de 25 minutos.
■ COMO CHEGAR
De Carro:
n/d
De Ônibus:
Terminal Rodoviária de Palmas
Endereço: Av. Hélio, 125 – Plano Diretor Sul, Palmas – TO
De Avião:
Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues
Endereço: Av. Joaquim Teotônio Segurado, s/n – Plano Diretor Estação Sul, Palmas – TO
(63) 3219-3700