Paranapiacaba

Paranapiacaba é uma bucólica vila em estilo Inglês, a apenas 44 km da capital São Paulo. A Vila de Paranapiacaba está inserida em um vale montanhoso na região da “Serra do Mar” no município de Santo André.

Construída no ano de 1860, pela extinta companhia ferroviária “São Paulo Railway”, com ruas cuidadosamente planejadas a vila possui casas feitas em madeira de pinho e estilo inglês. As estações e maquinários em exposição são verdadeiras aulas de história e cultura da construção ferroviária do Brasil.

No centro do distrito ainda existe o antigo relógio que controlava o ritmo das atividades dos operários que construíram a estrada e a estação ferroviária está em pleno funcionamento.

Paranapiacaba é cercado pela exuberância da Mata Atlântica, onde o turista pode desfrutar de passeios pelas trilhas, cachoeiras e piscinas naturais existentes na região. A Igreja de Bom Jesus de Paranapiacaba e os museus Funicular e Castelinho, onde está o carro de D. Pedro II, são alguns lugares que devem ser visitados.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Museu Funicular do Tremmuseufuniculardotrem
Os galpões que abrigaram o maior sistema funicular do mundo, ainda em seu lugar original, compõem hoje o Museu Funicular de Paranapiacaba. As peças estão todas em exposição para mostrar como era feito o trabalho das maquinarias: a roda de inércia movida a vapor, os cabos de aço e um veículo serra-breque. Um passeio por este museu vai revelar muito da história ferroviária do lugar e também de seus primeiros moradores.

# 2 Museu do Castelinhomuseudocastelinho
Construído em 1897 para ser a residência do superintendente inglês durante a construção da estrada férrea, o Castelinho fica no alto de uma colina. Sua localização foi estratégica, pois de lá era possível avistar todas as ruas do distrito e todas as atividades desenvolvidas. Atualmente o lugar abriga o Centro de Preservação da Memória de Paranapiacaba. Ali estão reunidos objetos e instrumentos de trabalho da época dos ingleses.

Passarela Metálica
A passarela metálica foi construída em 1899 sobre o corredor ferroviário, onde se localizavam a estação, o pátio e todos os equipamentos, para ligar os dois núcleos da vila.

# 3 Clube União Lyra Serranoclubeuniaolyraserrano
Sede das principais atividades culturais de Paranapiacaba, como o badalado Festival de Inverno. Foi uma das últimas construções inglesas na Vila de Paranapiacaba, por volta de 1936 e chama a atenção por sua beleza. O Serrano é formado por um prédio com hall, salão de jogos, sala de troféus, salão de baile e cinema, além do complexo esportivo externo com campo de futebol.

# 4 Igreja Bom Jesus de Paranapiacabaigrejadebomjesus
Construída em 1887 para atender aos funcionários católicos da ferrovia, era o palco das missas e da tradicional Festa do Padroeiro, a festa mais antiga de Santo André e que acontece até hoje.

# 5 Feira de Artesanato do Parque Andreense
Feira realizada aos domingos para comercialização de artesanato, flores e alimentos produzidos pelos moradores locais no Pátio do Posto Rodoviário do Parque Andreense.

# 6 Parque Natural Municipal Nascente de Paranapiacaba
Área que contorna a vila de Paranapiacaba foi transformada na unidade de conservação municipal. As belas trilhas do Olho D Água, o tanque do Gustavo, a Pontinha, a Água Fria e a Comunidade são lugares belíssimos que devem ser visitados com acompanhamento de monitor ambiental. São 4 milhões de metros quadrados de Mata Atlântica protegidas.

# 7 Reserva Biológica de Paranapiacaba
A Reserva Biológica do Alto da Serra de Paranapiacaba, em seus 336 hectares onde predomina relevo montanhoso, pelos seus vales e baixadas correm vários córregos que contribuem para a formação de rios maiores, como o Rio Grande. A vegetação da reserva, composta por florestas e campos nativos entremeados por manchas esparsas de matas mais baixas, é predominantemente secundária.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
Saindo de São Paulo o percurso para Paranapiacaba deve ser feito pela Via Anchieta até o Km 29, em Ribeirão Pires, entrar na SP-148, antiga Estrada Velha de Santos e continuar até o Km 33. Acessar a Rodovia Índio Tibiriçá ou SP-31 até o Km 45,5 e em seguida entrar na SP-122 até Paranapiacaba.

De Ônibus:
Os ônibus para Paranapiacaba saem do Terminal Urbano Prefeito Saladino, ao lado da Estação Prefeito Saladino de trem. A Viação Ribeirão Pires, faz o trajeto SANTO ANDRE X PARANAPIACABA na linha nº 040.

De Trem:
A Linha 10–Turquesa da CPTM, compreende o trecho da rede metropolitana entre definida entre as estações Brás X Rio Grande da Serra. As estações Campo Grande e Paranapiacaba estão desativadas.

■ MAPA DA REGIÃO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.