Itapeva fica distante 270 km da capital São Paulo e possui uma população de 87.765 habitantes. Itapeva surgiu no início do século XVIII como um bairro rural do município de Sorocaba.
■ PONTOS TURÍSTICOS
# 1 Cânion Pirituba
O cânyon Pirituba é composto por importantes formações, geomorfológicas como pequenas cavernas, morros, relevo uniforme, escarpas, rios que correm no fundo dos canyons, belas cachoeiras e corredeiras. Distante da área urbana de Itapeva 40 Km.
# 2 Mirante Central /Mirante da Cachoeira do Palmito Mole
O roteiro com destino à cachoeira do Palmito Mole é um atrativo que permite reunir a contemplação das belezas da região do cânion Pirituba com a oportunidade de conhecer a refrescar-se nas cachoeiras e piscinas naturais da região. A trilha de extrema beleza leva ao primeiro ponto de parada o mirante Central, alcançado com apenas 15 minutos de caminhada. Do mirante da cachoeira Palmito Mole, visualiza-se a bela queda da cachoeira, surgindo no meio da vegetação densa para formar uma bela queda e depois sequenciada por uma cascata.
# 3 Parque Rupestre Água Limpa
O Parque Rupestre Água Limpa, abriga rochas de até 250 milhões de anos e inscrições dos povos Kaingangs. Localizada a 14 quilômetros da área urbana de Itapeva.
# 4 Fazenda Pilão D’Água
A Fazenda Pilão D’Água, um patrimônio histórico municipal. O valor histórico da Fazenda Pilão D’Água pode ser atribuído a vários fatores desde o inicio como uma das localidades de pouso tropeiros e engorda de gado, do século XIX de muita história o Casarão da fazenda até os dias atuais mantendo suas tradições e raízes históricas.
# 5 Complexo Turístico Pilão D’Água
Centro de lazer excelente para os turistas, com enorme represa, muito verde e mata nativa, bem próximo a cidade. O Complexo Turístico Pilão d’Água possui o ano de 1.970, como o início das obras para a criação do lago da represa e solucionar o problema de falta de água para a cidade. Paralelamente surge o Complexo Turístico Pilão d’Água que é composto pelas áreas da represa e a Fazenda Pilão d’Água.
# 6 Mata do Carmo
Importante área de mata nativa no centro da cidade. Conta com área de 400 metros para caminhada, que é utilizada para trilha ecológica interativa. Durante as trilhas, os visitantes obtêm dados educativos por meio de monitores capacitados. Outras opções de visitação são o lago das carpas e as 52 espécies de animais. Conta ainda com espaço para leitura e biblioteca com mais de mil títulos diferentes sobre o tema meio ambiente e ecologia.
# 7 Catedral Sant’ Ana
Em 1785, o Sargento Mor Felipe de Campos Bicudo era incumbido de cuidar da nova povoação e de fazer “o risco” da nova igreja, dedicada à “Senhora Sant’Anna”. A igreja “tinha 48 palmos de frente por 140 palmos de fundo” e foi toda construída em taipa de pilão. Esta primeira parte da construção corresponde à atual nave central. Um barroco colonial simples e de linhas clássicas. Uma das mais antigas e mais belas igrejas da nossa região. A sua grande dimensão coloca-o entre os raros edifícios da época colonial ainda em bom uso.
# 8 Memorial ao Tropeiro
Construído no ano de 2.000, faz homenagem aos tropeiros que ajudaram a desenvolver o município de Itapeva e ao Brasil que por aqui passavam, vindos do Rio Grande do Sul, rumo a Sorocaba. O município de Itapeva era um ponto de parada estratégico dos tropeiros devido aos mananciais de fácil acessibilidade.
# 9 Casa da Cultura
O prédio foi construído em 1881 tendo como proprietário o Coronel Donato de Camargo Melo e sua esposa Maria Carneiro Camargo. Na fachada da casa têm as iniciais DCM (Donato de Camargo Melo) e o ano de 1881. O imóvel foi construído em Taipa de Pilão.
# 10 Mercado do Produtor
Mercado Municipal de abastecimento (produtor agrícola), encontro cultural com atrações de artistas locais (artesanato, cultura e educacional). Composto de vários boxes de lanchonete, produtos típicos.
# 11 Estação Ecológica de Itapeva
A Estação Ecológica de Itapeva possui uma pequena área ocupada pela Mata Atlântica de 106.770 hectares e em sua grande parte por vegetação de Cerrado. É a unidade de conservação paulista mais próxima do limite meridional de ocorrência do Cerrado, no município de Itapeva, situado na região sudoeste do Estado de São Paulo, na bacia do rio Alto Paranapanema. Dentre as espécies nativas registradas na Estação, 20 foram enquadradas em alguma categoria de ameaça. Entre elas, constam palmito-juçara, guatambu, erva-mate, ipê-felpudo, canela-sassafrás, cedro-rosa. Informações precisas sobre a fauna regional são escassas. Apesar disso, há registros de 81 espécies de aves, cinco consideradas ameaçadas de extinção em São Paulo: perdiz, gavião-pega-macaco, tico-tico-do-banhado, tibirro-do-pampa e cigarrinha-da-taquara. Há também registros de 24 espécies de mamíferos de médio e grande porte; seis espécies ameaçadas em listas estadual e nacional: tamanduá-bandeira, jaguatirica, gato-do-mato, onça-parda, lobo-guará, anta.
■ COMO CHEGAR
De Carro:
Da capital São Paulo, o acesso ao município pode ser feito através da rodovia Castelo Branco SP-280 até as cidades de Sorocaba ou Tatuí, seguindo à cidade de Itapetininga, ponto de encontro com a SP-127, prosseguindo até Capão Bonito e posteriormente até Itapeva pela SP-258, passando por Taquarivaí.
De Ônibus:
n/d