Araçatuba

Araçatuba é um município no interior do estado de São Paulo. Sua população estimada pelo IBGE de 2020 era de 198.129 habitantes.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Praça Rui Barbosa
A Praça Rui Barbosa antigamente conhecida como Praça Cristiano Olsen e Praça do Boi Gordo é uma praça histórica localizada na cidade de Araçatuba. É nacionalmente conhecida por dar a alcunha de Cidade do Boi Gordo à cidade. Isso deve-se às negociações que ocorreram por mais de 30 anos, envolvendo a compra e venda de gado. Os pecuaristas se reuniam na praça e realizavam suas vendas de terra e também definiam o preço da arroba do boi em todo o Brasil. Apresenta grande circulação de pessoas pois é área central do município de Araçatuba e está próximo ao calçadão, local de densa quantidade de lojas de serviços.

# 2 Santuário de São João Batista e São Judas Tadeu
A construção da Igreja de São João Batista e São Judas Tadeu ou Santuário São João Batista e São Judas Tadeu, foi concluída em 1951. A iniciativa deve-se ao então pároco, o padre Francisco Sersen. Antes de terminada a obra, as missas eram celebradas na Capela erguida no mesmo local. O Santuário possui arquitetura gótica, com estilos medievais e arquitetura românica. É uma réplica do Santuário de Maria Auxiliadora, na cidade de Liubliana, na Eslovênia, país de origem do padre Francisco Sersen.

# 3 Templo Budista Nambei Honganji
O primeiro templo budista de Araçatuba, o Honganji, foi concluído em 1951. Seus frequentadores supostamente eram os simpatizantes da Shindo Renmei, ou seja, aqueles que acreditaram na vitória do Japão na guerra. Em 1954, imigrantes liderados por Sakesuke Nó ergueram outro templo na rua Santos Dumont, o Higashi Honganji, devido ao Japão ter perdido a guerra.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
nd

De Ônibus:
nd

De Avião:

Possui ainda um aeroporto, o “Dario Guarita”, que está em quarto lugar no número de movimentação no interior do Estado de São Paulo, atrás dos aeroportos de Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Presidente Prudente. Até agosto de 2011 foram registrados cerca de 75,5 mil passageiros, de voos regulares e não-regulares.[92]

Araçatuba possui duas empresas aéreas em atuação no aeroporto, com voos para Campinas e Guarulhos.

■ MAPA DA REGIÃO