Treze Tílias

Treze Tílias é um município do estado de Santa Catarina. Localiza-se no Oeste Catarinense a uma altitude de 796 metros. Sua população estimada em 2019 era de 7.840 habitantes.

Colonizado por imigrantes austríacos, o município de Treze Tílias é conhecido como “O Tirol Brasileiro”. localizado no Meio-Oeste do estado, o município possui uma população de 6.925 habitantes e ocupa uma área de 185.21 quilômetros quadrados.

A economia é baseada na agricultura, destacando-se também a pecuária leiteira e a indústria de laticínios.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Tirolerfest
A Tirolerfest, foi realizada pela primeira vez em outubro de 1934. O evento que inicialmente era promovido em dois dias foi ampliado e, a cada novo ano, ganha mais e mais destaque na mídia regional, estadual ou nacional. Lindos trajes típicos cheios de detalhes que encantam os olhos; uma explosão de cultura, música e danças típicas; animação e muita energia; sabores que só a culinária tipicamente austríaca.

# 2 Cervejaria Bierbaum
Anexo ao Restaurante e Pizzaria Edelweiss foi criada em 2004 a primeira micro cervejaria do oeste catarinense. Sua produção é baseada no consumo do próprio estabelecimento.

# 3 Museu Municipal Andreas Thaler
Casa construída por Andreas Thaler para sua residência em Treze Tílias, atualmente museu da cidade.
A casa onde o fundador da cidade Andreas Thaler residiu com sua família foi transformada em museu, onde está exposta a história da imigração da região, através dos utensílios e equipamentos utilizados pelos colonizadores.

# 4 Parque do Imigrante
Um parque rodeado de muito verde, com lago com pedalinhos, academia ao ar livre, parquinho infantil, quadra de areia, Capela de São Bento e Via Sacra, que encantam e embelezam um ambiente tranquilo e de muita paz.

# 5 Arquitetura alpina
Junto com os imigrantes veio também seu estilo de construção das moradias, que pode ser visto nos detalhes das sacadas, floreiras, entalhes em madeira nas casas e na presença do campanário deixando em destaque o estilo Alpino. Os jardins também fazem parte desta cultura e, assim como as floreiras das janelas e sacadas, estão o ano todo coloridos e esbanjando beleza.

# 6 Linha Babenberg
Fica a 7 quilômetros do centro. É o local onde os imigrantes se instalaram quando chegaram ao município. Construíram sua 1ª igreja e num conjunto a Via Sacra e a bela Gruta de Nossa Senhora Aparecida. Em maio no dia das mães e em 12 de outubro, no dia de Nossa Senhora Aparecida, seguem romarias até a Gruta com Missa e Festa.

# 7 Linha Pinhal
É na comunidade de Linha Pinhal que se manteve viva a cultura italiana, presente na arquitetura, nas cantinas que oferecem produtos coloniais, como queijos e vinhos.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
O acesso pode ser feito pela SP-300 (Rodovia Marechal Rondon) e SP-261 (Rodovia Osni Mateus).

De Ônibus:
n/d

■ MAPA DA REGIÃO