Treze Tílias é um município do estado de Santa Catarina. Localiza-se no Oeste Catarinense a uma altitude de 796 metros. Sua população estimada em 2019 era de 7.840 habitantes.
Colonizado por imigrantes austríacos, o município de Treze Tílias é conhecido como “O Tirol Brasileiro”. localizado no Meio-Oeste do estado, o município possui uma população de 6.925 habitantes e ocupa uma área de 185.21 quilômetros quadrados.
A economia é baseada na agricultura, destacando-se também a pecuária leiteira e a indústria de laticínios.
■ PONTOS TURÍSTICOS
# 1 Tirolerfest
Desde o primeiro ano da chegada dos imigrantes austríacos, sua tradição é mantida com grandes confraternizações. A festa conhecida por Tirolerfest, acontece todos os anos no mês de outubro, sempre próxima ao dia 13, aniversário do município. No início, as confraternizações eram de um ou dois dias, mas o evento foi crescendo, sendo atualmente nove dias de festa e assim tornando-se um destino bastante procurado por turistas do Brasil e do exterior.
A programação desta festividade inclui: desfiles, apresentações de bandas, corais e grupos de danças folclóricos do município e também de outros locais. Um dos pontos altos da festa é representado pelo “Bierwagen”, do alemão “carro da cerveja”, no qual passeiam homens, mulheres e crianças devidamente trajadas tipicamente, tocando, cantando e distribuindo chope gratuitamente. No decorrer da festa, acontece, também, uma noite cultural denominada “Lustiger Tiroler Abend” (traduzido do alemão, “Uma Alegre Noite Tirolesa”), onde acontecem diversas apresentações folclóricas.
# 2 Cervejaria Bierbaum
Anexo ao Restaurante e Pizzaria Edelweiss foi criada em 2004 a primeira micro cervejaria do oeste catarinense.[13] Sua produção é baseada no consumo do próprio estabelecimento.
# 3 Museu Municipal Andreas Thaler
Casa construída por Andreas Thaler para sua residência em Treze Tílias, atualmente museu da cidade.
A casa onde o fundador da cidade Andreas Thaler residiu com sua família foi transformada em museu, onde está exposta a história da imigração da região, através dos utensílios e equipamentos utilizados pelos colonizadores.
# 4 Parque do Imigrante
Um parque rodeado de muito verde, com lago com pedalinhos, academia ao ar livre, parquinho infantil, quadra de areia, Capela de São Bento e Via Sacra, que encantam e embelezam um ambiente tranquilo e de muita paz.
# 5 Arquitetura alpina
Junto com os imigrantes veio também seu estilo de construção das moradias, que pode ser visto nos detalhes das sacadas, floreiras, entalhes em madeira nas casas e na presença do campanário deixando em destaque o estilo Alpino. Os jardins também fazem parte desta cultura e, assim como as floreiras das janelas e sacadas, estão o ano todo coloridos e esbanjando beleza.
# 6 Linha Babenberg
Fica a 7 quilômetros do centro. É o local onde os imigrantes se instalaram quando chegaram ao município. Construíram sua 1ª igreja e num conjunto a Via Sacra e a bela Gruta de Nossa Senhora Aparecida. Em maio no dia das mães e em 12 de outubro, no dia de Nossa Senhora Aparecida, seguem romarias até a Gruta com Missa e Festa.
# 7 Linha Pinhal
É na comunidade de Linha Pinhal que se manteve viva a cultura italiana, presente na arquitetura, nas cantinas que oferecem produtos coloniais, como queijos e vinhos.
■ COMO CHEGAR
De Carro:
O acesso pode ser feito pela SP-300 (Rodovia Marechal Rondon) e SP-261 (Rodovia Osni Mateus).
De Ônibus:
n/d