Saquarema é conhecida como a “Capital Nacional do Surfe“, onde a majestosa igreja de Nossa Senhora de Nazareth encravada ao fundo, sobre o penhasco. Saquarema com 28 quilômetros de praias de areias finas e mar forte, que atrai surfistas de todo o país e até do exterior. Em direção ao mar, as dunas de Saquarema guardam vestígios de povos primitivos que habitaram a região há 4520 anos.
No Museu do Sambaqui da Beirada é possível conferir a maior exposição arqueológica a céu aberto da região.
■ PONTOS TURÍSTICOS
# 1 Igreja Nossa Senhora de Nazareth
Finalizada em 1837 e majestosamente erguida sobre um penhasco, a Igreja Nossa Senhora de Nazareth, ou Igreja da Matriz, é um dos cartões-postais da cidade. Conta-se que, depois de uma violenta tempestade no ano de 1630, pescadores de Saquarema teriam encontrado a imagem de Nossa Senhora de Nazareth, protetora dos navegantes, em uma rede de peixes. Recolhida à casa de um deles, a estátua teria reaparecido misteriosamente no rochedo. O desfecho dessa história deu-se com a construção no local de uma igreja em homenagem à santa, em pedra e cal. Considerado um dos primeiros templos erguidos em devoção à Santa Nazareth, a Igreja possui nave única e um corredor lateral junto da torre sineira. Ao fundo fica o Cemitério Municipal, que abriga em uma pequena capela a imagem da virgem achada pelos pescadores.
# 2 Casa de Cultura de Saquarema
Construída no século XIX, foi a primeira sede da Câmara Municipal, e prefeitura da cidade de 1841 até 1978. Possui uma exposição permanente do acervo do escritor e crítico de arte, Walmir Ayala, que morou em Saquarema. No espaço funciona a Biblioteca Municipal José Bandeira, com acervo de mais de 20 mil títulos. Seu nome é uma homenagem ao poeta José Bandeira, que compôs o Hino de Saquarema.
A Casa de Cultura também conta com o Teatro Mário Lago, com capacidade para 162 pessoas e programação cultural variada. No complexo cultural também acontecem cursos de pintura e artesanato.
# 3 Feira Cultural de Saquarema
A Feira Cultural de Saquarema reúne artistas, artesãos, pescadores e agricultores que divulgam a cultura local, produtos regionais e incrementam o agronegócio no município. Cerca de 40 barracas são montadas com artesanato, comidas típicas e produtos agropecuários. Também acontecem mostras de literatura, artes plásticas e turismo. O evento conta com apresentações de dança, teatro, concursos de moda e poesia, além de premiações.
# 4 Feira de Artesanato
A Feira de Artesanato existe há mais de 30 anos e conta com cerca de 90 artesãos e expositores. Iniciada como um evento informal, com a colação dos trabalhos artesanais no chão, hoje tem apoio da prefeitura e conta com 45 barracas ao todo. Participam artesãos de toda a cidade, mostrando a grande variedade da arte local: há joalheria em prata, bijuterias, trabalhos em couro, biscuit, cerâmica, cordoaria com sisal e folhas de bananeira, entre outros. Para participar, o artesão deve passar pelo crivo de uma comissão formada por membros da Associação de Artesãos e Expositores de Saquarema, responsável pela organização da Feira. O teste trata-se de uma demonstração da feitura de seu trabalho, que pode acontecer durante a própria feira ou com a visita da comissão à oficina do artesão.
# 5 Mirante do Morro da Cruz
O Mirante do Morro da Cruz possui vista espetacular, com um belo pôr do sol. De lá podem ser apreciadas três das grandes lagoas que compõem a lagoa de Saquarema. Também é possível admirar as serras da região. No Mirante encontra-se uma cruz metálica com 15 metros de altura, em memória da primeira missa celebrada no Brasil. O Mirante fica no Morro do Cruzeiro, a 2 km do centro da cidade.
# 6 Centro de Voleibol
Criado pela Confederação Brasileira de Voleibol, é um dos maiores e modernos Centro de Voleibol do mundo. Possui área de 108 mil m², hospedagem para até 115 pessoas, quadras de vôlei de praia, quadras polivalentes, campo de futebol, quadras de tênis, um complexo de piscinas, sala de musculação e fisioterapia, auditório e salas de reunião, restaurante, sala de tv, salão de jogos, barcos a remo com garagem , estacionamento e heliponto. No espaço há uma Sala de Troféus, com cerca de 80 troféus nacionais e internacionais que contam a história do voleibol brasileiro.
■ CACHOEIRAS
# 1 Cachoeira Tingui
A cachoeira Tingui é uma das mais visitadas de Saquarema. É formada por um complexo de pequenas cachoeiras, que contam em seu entorno com bares, restaurantes e acomodações para pernoite. Fica no distrito de Sampaio Correia.
■ LAGOAS
# 1 Lagoa de Saquarema
A Lagoa de Saquarema é utilizada para prática de esportes náuticos e tem cerca de 17 quilômetros de extensão.
# 2 Lagoa Vermelha
A lagoa Vermelha, em Vilatur, a 15 quilômetros do centro da cidade, e na divisa com Araruama, é um complexo com três pequenas lagoas circundadas por um canal. Devido à alta concentração salina e à presença de hidrogênio sulfuroso, é procurada para banhos medicinais.
# 3 Lagoa de Jacarepiá
É a única lagoa de água doce da Região dos Lagos e uma das maiores do Brasil, a lagoa de Jacarepiá, um santuário ecológico que preserva animais em extinção, como lontras e o jacaré de papo amarelo.
# 4 Lagoa de Jaconé
A lagoa de Jaconé, propícia para pesca de tarrafa, possui vegetação típica de mangues e brejos. Está situada entre as lagoas Vermelha e de Jacarepiá, e o acesso é feito através de uma trilha leve, em Vilatur.
■ PRAIAS
# 1 Praia de Itaúna
A praia de Itaúna, apelidada de “Maracanã do surfe”, tem ondas que chegam a três metros de altura e extensão de dois quilômetros. É margeada por casuarinas e vegetação rasteira, e ali acontecem importantes competições de surfe nacionais e internacionais. Apesar do mar forte, famílias dividem espaço com as pranchas na Praia da Vila, cheia de quiosques e bares ao longo da orla.
# 2 Praia da Prainha
Localizada no centro da cidade, entre as praias da Vila e Itaúna, a Prainha encanta por ser uma praia pequena, cercada de pedras.
# 3 Praia de Massambaba
Localizada em área de preservação ambiental e possui cerca dez quilômetros.
# 4 Praia de Vilatur
A dez quilômetros do centro da cidade, oferece cenários privilegiados, pela proximidade com lagoas e trilhas em vegetação de restinga.
# 5 Praia de Jaconé
Com cerca de sete quilômetros de extensão, tem pedras próximas à arrebentação que atraem peixes e oferecem condições para a pesca esportiva.
■ COMO CHEGAR
De Carro:
Para quem vem do Rio de Janeiro, acesso pela ponte Rio-Niterói, estrada Niterói-Manilha (até Rio Bonito) e RJ-124 (Via Lagos);
Para quem vem de São Paulo, acesso pela BR-116 e RJ-124;
Para quem vem de Belo Horizonte, acesso pela BR-040 e RJ-124;
De Ônibus:
A viação 1001 (www.autoviacao1001.com.br) possui ônibus partindo do Rio de Janeiro e Niterói em direção à Saquarema;