São José do Vale do Rio Preto

São José do Vale do Rio Preto é um município do estado do Rio de Janeiro. Localizada na Região Centro Leste fluminense, da região Serrana do Estado do Rio de Janeiro. Possui uma população de aproximadamente vinte mil habitantes, é formada por descendentes de antigas famílias mineiras e imigrantes italianos.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Igreja Matriz de São José
Erguida em 1808, a matriz em estilo colonial é cercada por casario antigo, pertencente às famílias tradicionais riopretanas. As terras onde o templo em homenagem a São José foi construído faziam parte de sesmaria de Domingos Lopes de Carvalho que, em 1822, depois da construção, doou o terreno à igreja. A jurisdição da paróquia chegou a abranger as terras que hoje correspondem aos municípios de Petrópolis, Areal, Três Rios, Sapucaia, Sumidouro, Duas Barras, Nova Friburgo e Teresópolis.

Na Igreja Matriz que eram feitos registros de nascimento, casamento, óbitos e escrituras de terras, além de ser através dela que se realizavam escolha de juízes de paz e vereadores, leilões de escravos e registros de testamentos, situação que perdurou até a proclamação da República.

Da construção original, tem-se apenas a primeira torre, nos fundos da Igreja, onde se encontrava sua porta principal. Além da torre original mantida, foram construídas duas torres novas, numa série de reformas que datam de 1841. Nos fundos da Igreja, estava instalado o Cemitério da Freguesia, que em 1859 foi transferido para o alto do morro próximo à Igreja.

# 2 Trilha do Ouro
São José do Vale do Rio Preto preserva as trilhas por onde se transportava o ouro, vindo das Minas Gerais, para a capital. Eram atalhos feitos por mineradores que não queriam passar pelos centros urbanos.As trilhas eram atravessadas pelo rio Preto, que corta toda a cidade. Como é um córrego de águas rasas, apresentava-se como alternativa para levar a mercadoria para o Rio de Janeiro, burlando os impostos cobrados pela Coroa Portuguesa. Os caminhos também teriam sido utilizados para fuga de Tiradentes.

# 3 Capela Nosso Senhor dos Passos
Construída em 1903, por Manoel Fonseca Vinagre, então provedor da irmandade de São José. A pedra fundamental da Capela foi depositada em 5 de janeiro de 1903, após procissão e benção. Foi inaugurada em 31 de agosto do mesmo ano. De estilo colonial, conta com telas da morte de Jesus Cristo, entre outras pinturas sacras doadas por fiéis. Foi restaurada recentemente, e tem preservado o altar original em madeira.

# 4 Rio Preto
O rio Preto percorre 35 quilômetros das terras de São José do Vale do Rio Preto e é o mais importante da região. Com várias corredeiras próprias para canoagem, permite a prática do rafting durante os meses de chuva. Entre as ruas Jacinto Franco e Santa Fé fica a Ilha das Capivaras, reúne dezenas destes animais.

# 5 Fazendas Históricas
O município possui onze fazendas históricas que guardam parte da história da região. Bela Esperança, Bela Vista, Belém, Bela Ribas, Boa Vista, do Calçado, do Castelo, de Águas Claras, São João do Paquetá, Sossego e Valverde.

A Belém, a de Águas Claras e a Bela Esperança tiveram os primeiros telefones do país e são exemplos da nobreza latifundiária, beneficiada pelos ciclos do ouro e do café. A antiga fazenda de Águas Claras, hoje um bairro do município, hospedou o imperador dom Pedro II e seus familiares durante um mês.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
O principal acesso a São José é feito pela BR-116, para Teresópolis, ao sul, e Sapucaia, ao norte. A RJ-134 o liga a Areal e Petrópolis, a oeste, conectando com a BR-040, a Rio-Juiz de Fora.

De Ônibus:
Existem linhas regulares que partem de Teresópolis até a cidade de São José do Vale do Rio Preto pela Viação Teresópolis em (www.viacaoteresopolis.com.br) e Petrópolis em (www.viacaoprogresso.com.br)

■ MAPA DA REGIÃO