Rio de Janeiro

Centro da Cidade do Rio de Janeiro

Rio de Janeiro é conhecido por sua paisagem deslumbrante e vida noturna animada, além de ter muitos pontos turísticos para visitar.

A cidade do Rio de Janeiro é conhecida internacionalmente como “Cidade Maravilhosa“. A cidade possui características únicas no mundo que foram tombadas pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Fundado no ano de 1808 pelo príncipe D. João VI, o Jardim Botânico foi criado com o objetivo de aclimatar as especiarias vindas das Índias. Hoje tornou-se um verdadeiro santuário ecológico protegendo diversas espécies da flora em extinção do Brasil e Exterior. Um passeio pelas alamedas do parque, onde animais silvestres fazem parte do cenário ao som dos pássaros que habitam o lugar, como Tucano, Saíras e outras. Entre os cerca de 8200 exemplares da coleção viva do jardim, as atrações ficam por conta de palmeiras imperiais e espécies em extinção, como o pau-brasil, o araçá amarelo e o pau mulato, os canteiros medicinais e os jardins japonês, sensorial e rotário.

O orquidário, com mais de três mil exemplares e 600 espécies diferentes deixam qualquer um sensibilizado pela sua rara beleza. Uma parada obrigatória é a visitação aos seis lagos do Jardim, que abrigam belíssimas espécies de vitórias régia. O parque possui um rico patrimônio histórico e cultural. Edificações históricas e monumentos com obras que datam dos séculos XVI ao XIX contam um pouco da história da cidade.

# 2 Lagoa Rodrigo de Freitas
Unida ao mar pelo canal do Jardim de Alah, entre Ipanema e Leblon, a orla da Lagoa Rodrigo de Freitas abriga parques, quadras de esportes, pista para caminhadas e corrida, ciclovia e um centro gastronômico. As margens da Lagoa são algumas das mais bem equipadas áreas de entretenimento da cidade e convidam a uma caminhada ou passeios de bicicleta. Os 7,5 km de extensão incorporam os parques dos Patins, Taboas e Catacumba.

# 3 Arcos da Lapa

Localizado no bairro boêmio de mesmo nome “Lapa”, na Zona Central do Rio de Janeiro. Foi considerada uma obra de grande porte para época no período colonial, sendo hoje um dos cartões postais da cidade e local de encontro para todos os tipos de pessoas que procuram sair na agitada noite “Carioca”.

Foi originalmente construído para abastecer a cidade com água do rio Carioca, nome que originou seu primeiro nome, Aqueduto Carioca. Sobre o aqueduto, hoje trafega o bonde que liga o centro às ruas antigas de Santa Teresa, pitoresco bairro com uma comunidade artística e com grande variedade de bares, restaurantes, museus, centros culturais e estúdios de arte.

# 4 Parque de Madureira

Foto: Acervo / BrasilTurismo.com

No coração de Madureira, bairro comercial da Zona Norte do Rio de Janeiro, fica o Parque de Madureira. Possui mais de 4 Km de extensão com várias opções de lazer e esportes, assim como, local super agradável para a prática de exercícios.

# 5 Estádio Olímpico Nilton Santos

Estádio Olímpico Nilton Santos
Estádio Olímpico Nilton Santos

O Estádio Olímpico Nilton Santos, é  conhecido como “Engenhão“, é um estádio poliesportivo localizado no bairro do Engenho de Dentro, sendo a casa do time do Botafogo de Futebol e Regatas, seu arrendatário. O estádio foi inaugurado em 30 de junho de 2007.

# 6 Maracanã

Maracanã foi construído em 1950 e guarda a história futebol brasileiro. O estádio já foi considerado o maior do mundo e projetado para receber 166.369 pessoas. Hoje, após as reformas de conforto e melhorias para a Copa do Mundo de 2014, comporta um público de 80.000 pessoas. O complexo esportivo do Maracanã ocupa uma área total construída de 304.284 m² e reúne além do estádio principal, o Maracanazinho, Estádio Célio de Barros e o Parque Aquático Júlio Delamare.

# 7 Complexo do Pão de Açúcar
Inaugurado no dia 27 de outubro de 1912, foi o primeiro teleférico instalado no Brasil e terceiro no mundo, é um dos mais importantes ícones do turismo fluminense, tornando-se uma das principais marcas registradas da cidade do Rio de Janeiro no exterior.

O complexo turístico é formado por três estações – a da Praia Vermelha, Morro da Urca e Pão de Açúcar – interligadas por quatro bondinhos – dois no trecho Praia Vermelha/Morro da Urca e dois no trecho Morro da Urca/Pão de Açúcar. O Morro da Urca tem 220 m de altura e o do Pão de Açúcar, 396 m. Cercado por uma vegetação característica de Mata Atlântica, é habitat de uma orquídea rara e em extinção chamada de Laelia Lobata, que só existe no morro do Pão de Açúcar e na Pedra da Gávea, ambos no Rio de Janeiro. O morro do Pão de Açúcar recebe diariamente centenas de pessoas em busca de esportes de aventura como escalada e montanhismo.

# 8 Quinta da Boa Vista
O parque faz parte do Solar da Boa Vista, residência real e dos imperadores do Brasil de 1822 e 1889, quando foi proclamada a República. Possui uma área de 155 mil metros quadrados, ajardinada em 1869 segundo projeto do paisagista francês Auguste Glaziou. O visitante, ao entrar pelos portões laterais, percorre a Alameda das Sapucaias, ladeada por estas árvores, e percorre o traçado romântico criado pelo paisagista, que ainda conta com lagos, grutas e recantos nos seus jardins imperiais.

# 9 Cristo Redentor

Uma das sete novas maravilhas do mundo, o monumento do Cristo Redentor foi inaugurado em 1931, no alto do morro do Corcovado, na Floresta da Tijuca. A escultura tem 38 metros de altura, além dos 710 metros do Morro do Corcovado e 29,6 metros de envergadura. O Cristo Redentor, feito em concreto armado e pedra sabão e a obra de instalação no alto do morro, iniciada em 1926, durou cinco anos.

# 10 Aterro do Flamengo
O Parque do Aterro do Flamengo, é um parque público à beira-mar, com grandes áreas para lazer e descanso, o local possui quadras, campos de futebol, playground, anfiteatro, pistas de skate. O local também abriga a Marina da Glória e o Museu de Arte Moderna – MAM.

Do Aeroporto Santos Dumont a Enseada de Botafogo, o parque oferece as mais diversas atrações. Também aos domingos e feriados as pistas ficam interditadas e liberados ao público, que aproveita para se dedicar às mais variadas formas de lazer.

# 11 Parque Nacional da Tijuca

Foto: Acervo / BrasilTurismo.com

O Parque Nacional da Tijuca, com 39,51 km², a flora representada com 1619 espécies vegetais existentes no Parque. Destas, aproximadamente 433 estão ameaçadas de extinção. Ao todo, são 328 espécies animais, dentre anfíbios, aves e mamíferos, estando 16 delas ameaçadas de extinção.

Além dos belíssimos panoramas de seus diversos mirantes (Paineiras, Vista Chinesa, Mirante Dona Marta, Vista do Almirante), no Parque Nacional da Tijuca consegue-se desfrutar o silêncio, a calma, o ar puro, a temperatura amena e o ambiente inspirador da floresta tropical. Caminhadas em trilhas, banhos de cachoeira, passeios de bicicleta nas vias asfaltadas e piqueniques são opções de lazer.

# 12 Parque Estadual da Pedra Branca
Localizado na Zona Oeste da cidade, é considerado um dos maiores parques urbanos do mundo e a maior floresta urbana do país, ocupando cerca de 10% da área total do município do Rio de Janeiro, e possui cerca de 12.500 hectares de área coberta por vegetação típica da Mata Atlântica. Existem três núcleos o Pau-da-Fome: Onde estão localizados a sede e o centro de visitantes, com exposição permanente. A sede é dotada de anfiteatro e áreas de lazer com tratamento paisagístico e sinalização direcional. Existem os núcleos da Piraquara que conta com brinquedos para crianças, poços refrescantes e acesso às vias de escaladas, além da Cachoeira do Barata. Núcleo Camorim possuindo trilha de aproximadamente 4 km com belas paisagens até o açude do Camorim, no alto do parque.

# 13 Campo do Santana

Localizado na Praça da República, é uma das maiores áreas verdes do Centro do Rio, com 155.000 m² de área verde, bem no coração da Avenida Presidente Vargas. Um dos espaços livres mais tradicionais da cidade, já era utilizado pela população nos tempos coloniais, muito antes do Rio de Janeiro ser habitado pela corte portuguesa. Dois importantes momentos da história brasileira ocorreram ali: a aclamação do Imperador Pedro I e a Proclamação da República.

Árvores frondosas, grutas, pontes, chafariz e monumentos ornamentam o grande passeio público, que é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Importantes esculturas ornamentam o Campo de Santana, como as obras que homenageiam as quatro estações do ano.

# 14 Sítio Arqueológico Cais do Valongo

Foto: Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp)

O Sítio Arqueológico Cais do Valongo recebeu o título de Patrimônio Mundial da Unesco, no dia 9 de julho. Localizado na zona portuária da cidade, o antigo cais de pedra redescoberto debaixo de toneladas de terra durante as obras de reurbanização do Porto Maravilha, hoje está exposto e aberto para visitação após a recuperação da área. O local foi o principal porto de desembarque dos navios negreiros com africanos escravizados no Brasil e faz parte da história do país. O espaço faz parte do Porto Maravilha, no Centro do Rio, e está localizado em uma área conhecida como Pequena África, onde ainda se encontram os Jardins Suspensos do Valongo.

■ PRAIAS

# 1 Praia do Arpoador
800 metros de areia localizado no começo de Ipanema, delimitado também pelo lindo Parque Garota de Ipanema.

# 2 Praia da Barra da Tijuca

Praia da Barra

É a praia mais longa do Rio, com mais de 18 km ao longo da Av. Sernambetiba. O ponto mais movimentado da praia fica situado em frente a Barraca do Pepê, nome do famoso piloto brasileiro de asa-delta, que faleceu em uma competição no exterior.

# 3 Praia da Barra de Guaratiba
Situa-se em região de reserva ecológica, entre restinga de marambaia, manguezais e mata atlântica.

# 4 Praia de Copacabana

Outro símbolo do Rio de Janeiro é o calçadão de Copacabana, na Avenida Atlântica, em pedras portuguesas brancas e pretas criando um mosaico no formato de ondas. Frequentada tanto de dia quanto à noite, a praia possui quiosques, ciclovia, bicicletários, postos de salvamento com chuveiros e sanitários, hotéis, bares, restaurantes e dois fortes abertos à visitação. Construído em 1914, com o objetivo de reforçar a defesa da Baía de Guanabara, o Forte de Copacabana oferece aos seus visitantes atrações e exposições, além de uma vista panorâmica da costa.

# 5 Praia de Grumari
Também localizada em uma área de proteção ambiental, é uma praia com mar forte em meio a um cenário primitivo.

#  6 Praia de Ipanema
A praia de Ipanema, eternizada na música “Garota de Ipanema”, de Vinícius de Moraes e Antônio Carlos Jobim, é um dos principais cartões-postais da cidade. Sofisticado e com uma intensa vida noturna, o bairro é repleto de bares e lojas comerciais.

# 7 Praia da Joatinga
Para chegar só de carro. Localiza-se no meio da estrada do Joá, que liga São Conrado à Barra da Tijuca. É necessário descer por um caminho entre as pedras para chegar à pequena praia, os mais velhos e as crianças devem ter atenção redobrada. A areia é branquinha, o mar permite tanto a prática do surf quanto o banho. Lugar perfeito para relaxar com a família e para os surfistas pegarem boas ondas.

# 8 Praia do Leblon
Com aproximadamente 1,3km, a praia do Leblon se estende de Ipanema até o Mirante do Leblon, uma das mais bonitas vistas de ambas as praias.

# 9 Praia do Leme
Compreende-se por praia do Leme o trecho de um quilômetro que vai do morro do Leme até a Av. Princesa Isabel, a partir daí, começa a praia de Copacabana.

# 10 Praia da Macumba
É uma praia extensa com quiosques por toda a orla e ciclovia. A pedra do Pontal separa a Praia da Macumba do Recreio. Em maré baixa, um estreito caminho no areia se forma da praia até o pontal, permitindo que se chegue nele. A subida até o alto leva cerca de uma hora. A vista lá de cima vale o esforço da subida. É possível observar, do lado direito, toda a extensão de areia do Recreio à Barra da Tijuca e do lado esquerdo a Prainha. Ponto preferido dos surfistas por suas ondas cheias e compridas praticamente o ano todo, ideal para os long borders.

# 11 Praia do Abricó
Única praia naturista do Rio de Janeiro, está situada na Área de Proteção Ambiental de Grumari e possui aproximadamente 1,5 Km de extensão. Um lugar de águas cristalinas, cercada por montanhas e vegetação tropical.

# 12 Praia do Diabo
A Praia do Diabo fica à esquerda da Pedra do Arpoador. É uma pequena praia, diante do mar aberto, rodeada de coqueiros. Há uma pequena praça, antes da descida para praia, com bancos onde se pode sentar e apreciar a paisagem desfrutando de uma água de coco bem gelada. Tem esse nome porque quando o mar está virado, fica muito mais violento naquele ponto.

#  13 Praia Vermelha
Possui 243 m de areia tendo como cenário principal os morros da Urca e do Pão de Açúcar, fica localizada no bairro da Urca, área militar com poucas residências. Essa praia é bem pequena e tranquila.

# 14 Prainha
Área de proteção ambiental, com 700m de extensão, de mar forte, muito utilizada para a prática do surf.

# 15 Praia do Recreio
Uma charmosa enseada com cerca de 2km de extensão no final da Av. Sernambetiba.

# 16 Praia da Reserva

Praia de aspecto selvagem, fica entre a praia da Barra da Tijuca e a Praia do Recreio.

# 17 Praia de São Conrado
Seu nome oficial é Praia da Gávea, porém mais conhecida como Pepino. É a área de aterrissagem para os praticantes de para-pente e asa-delta, que colorem o céu todos os finais de semana.

■ COMO CHEGAR

De Ônibus:
Existem diversas linhas rodoviárias em todo país com destino a cidade do Rio de Janeiro.

De Carro:
A cidade e cortada pelas BR116, BR101 e BR493.

De Avião:
RIOgaleão – Aeroporto Internacional Tom Jobim
Endereço: Av. Vinte de Janeiro, s/nº – Ilha do Governador, Rio de Janeiro – RJ, 21941-900
Telefone: (21) 3004-6050

Aeroporto Santos Dumont
Endereço: Praça Sen. Salgado Filho, s/n – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20021-340
Telefone: (21) 3814-7070

De Navio:
Diversos cruzeiros de viagens desembarcam no porto do Rio de Janeiro, Procure uma companhia de cruzeiro no Google.

■ MAPA DA REGIÃO

■ ARTIGOS RELACIONADOS

-> Parque Nacional da Tijuca