Quissamã é um município do estado do Rio de Janeiro, localizado no norte Fluminense. A região possui possui praias, restingas e lagoas. O Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba ocupa 13% da área total do território de Quissamã.
■ PONTOS TURÍSTICOS
# 1 Parque Nacional de Jurubatiba
O Parque Nacional de Jurubatiba protege 14.860 hectares de restinga, possui 44 km de praias, com 18 lagoas costeiras de rara beleza e de grande interesse ecológico. Ele abrange os municípios de Carapebus, Macaé e Quissamã.
# 2 Lagoa Feia
A segunda maior lagoa de água doce do país (a primeira é a Lagoa dos Patos, no Rio Grande do Sul), a Lagoa Feia recebeu esse nome porque foi “descoberta” em um dia de tempestade, quando suas águas revoltas assustaram os que lá chegaram. O local é muito procurado por visitantes e moradores da região.
# 4 Fazenda São Miguel
Datada de 1858, a Fazenda São Miguel foi a primeira residência do barão e visconde de Quissamã. Vendida no final do século XIX, a fazenda acabou, anos mais tarde, nas mãos do engenheiro francês M. Bodaine que, em 1908, construiu o solar que hoje pode ser visitado. A casa, uma típica representante da arquitetura do fim do ciclo da cana-de-açúcar, é rodeada de palmeiras e eucaliptos.
# 5 Fazenda São Manoel
Erguida em uma elevação com visão para os vales dos rios Macabu e do Meio, a sede da Fazenda São Manoel data de 1886. A fazenda encontra-se em ótimo estado de conservação. Construída no fim do século XIX, quando a arquitetura começava a deixar os traços estilísticos do neoclássico e a apontar para o eclético, a casa evidencia nos arcos góticos da fachada a transição. Entre as atrações que Fazenda São Manoel oferece aos visitantes, estão os móveis e objetos de época, além das diversas construções igualmente antigas que existem em seu entorno.
# 7 Fazenda Mandiquera
Com projeto original do arquiteto e empreiteiro alemão Antônio Becker, a sede da Fazenda Mandiquera é um imponente solar em estilo neoclássico. Inaugurado em 1875 por Bento Carneiro da Silva, a edificação é considerada uma obra monumental para os padrões da oligarquia canavieira da época. Além de ter recebido a visita do Imperador Dom Pedro II, a sede da fazenda também foi locação para vários filmes. O sítio histórico formado pelo conjunto arquitetônico e paisagístico da fazenda foi tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) em 2007.
# 9 Casa Mato de Pipa
Mais antiga casa de senhor de engenho ainda de pé na região do norte fluminense, a sede da Fazenda Mato de Pipa foi o centro ao redor do qual cresceu o povoamento que se tornaria o município de Quissamã. Erguida entre 1777 e 1782 por Manuel Carneiro da Silva, a propriedade foi visitada pelo Imperador Dom Pedro II, no século XIX. Outro destaque do lugar é A Vila Evelina: inaugurado em 1916, o chalé tem varandas justapostas, com arremates de lambrequins de madeira ornados com belos desenhos e guarda-corpo trabalhado. Foi tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) em 1985.
# 10 Canal Campos-Macaé
Construído por escravos durante 17 anos, o Canal Campos-Macaé foi inaugurado em 1861. Com 109 km de extensão, é o segundo canal artificial mais longo do mundo, perdendo apenas para o Canal de Suez. Considerado uma das maiores obras de engenharia do século XIX, conecta os rios Paraíba do Sul e Macaé. Com o objetivo de facilitar o escoamento da produção açucareira, o canal começou a operar apenas em 1872 e entrou em desuso depois da construção da Estrada de Ferro Campos-Macaé. Atravessando as cidades de de Campos dos Goytacazes, Quissamã, Carapebus e Macaé, o canal passa pelo Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba e faz parte dos roteiros de ecoturismo da região.
# 11 Igreja Matriz Nossa Senhora do Desterro
A primeira igreja matriz de Quissamã foi inaugurada em 1815. Na primeira metade do século seguinte, a comunidade decidiu pela construção de um novo prédio e, depois de três anos de obras, foi inaugurada, em 1924, a atual Igreja Matriz Nossa Senhora do Desterro. Em estilo eclético europeu, com elementos dos templos religiosos alemãs do início do século XX, a igreja é caracterizada pela planta de nave única e a torre do sino, que se ergue ao centro da fachada. No interior, há altares e imagens sacras da antiga matriz. Restaurada em 2008, a Igreja Matriz Nossa Senhora do Desterro tem um conjunto arquitetônico do qual fazem parte o convento dos padres redentoristas e a gruta artificial dedicada a Nossa Senhora de Lourdes.
■ PRAIAS
# 1 Praia do Visgueiro
Localizada no Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, a Visgueiro é uma praia de restinga com areias brancas em seus dois quilômetros de extensão. Nela, a fauna diversificada é composta por lagartos, mariscos e caranguejos. Os moradores do local são, em sua maioria, pescadores que tiram seu sustento da pesca feita com rede e linha.
■ COMO CHEGAR
De Carro:
Do Rio de Janeiro, acesso pela BR-101, duração de 3 h 30 min (241,6 km).
De Ônibus:
Viação 1001
De Avião:
n/d