Foto: Divulgação / Pref. de Carapebus

Carapebus

Carapebus é um lugar para quem quer descansar, com seu clima típico das cidades do interior, é perfeito para curtir suas lindas paisagens, como a Praia de Carapebus, a Lagoa e o Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba. Durante o carnaval, a calmaria gostosa de Carapebus é invadida pelo Boi Juruba, que anima a cidade arrastando os foliões. Carapebus adquiriu sua autonomia municipal em 19 de julho de 1995 e possui hoje população de 13.359 habitantes.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba
Única área de preservação dedicada à vegetação de restinga, foi criado em 24 de abril de 1998, Jurubatiba é uma Unidade de Conservação Federal que tem como objetivo preservar o patrimônio natural. O parque possui 44 km de praias, 14.860 hectares de restinga, com 18 lagoas costeiras de rara beleza e de grande interesse ecológico. Ele abrange os municípios de Carapebus, Macaé e Quissamã.

# 2 Igreja Matriz de Nossa Senhora da Glória
Representando a glorificação de Maria devido à sua absoluta pureza em relação a qualquer pecado, Nossa Senhora Glória é cultuada há muito tempo no Brasil. O primeiro templo dedicado à santa foi erigido, ainda em 1503, pelos recém-chegados colonos portugueses que aportaram em Porto Seguro. Em Carapebus, a igreja em homenagem à Nossa Senhora da Glória levou quase 20 anos para ser erguido: a matriz, que começou a ser construída em 1932, só foi inaugurada em 1950. Localizada na Praça Frei Baltazar, ela é considerada uma das mais igrejas da região norte fluminense.

Foto: Divulgação / Pref. de Carapebus
# 3 Igreja do Caxangá
A paróquia de Nossa Senhora da Conceição, ou Igreja do Caxangá como é mais conhecida, é centenária. Um dos orgulhos dos moradores de Carapebus, foi construída entre 1865 e 1882, no bairro do Caxangá. Quando concluída, acabou ficando afastada da então vila, uma vez que a população se aglomerou em torno da Estação da Estrada de Ferro, atual Centro de Carapebus.

# 4 Estação Cultural
O Centro Cultural ocupa o prédio de uma antiga estação ferroviária, totalmente reformada. Desde 1997, dentro do Programa Despertando Arte, o espaço realiza cursos e oficinas de teatro, canto, violão e artesanato, além de mostras e venda de artesanato e exposições. Ao fim de cada mês, abriga o Café Literário, evento que reúne apresentações de todas as oficinas, além de leitura de poesias.

# 5 Biblioteca Pública Municipal de Carapebus
A biblioteca coloca à disposição da população local cerca de 5 mil livros para consulta e pesquisa. A unidade também conta com 11 computadores doados pelo Estado para pesquisa e uso exclusivo de estudantes.

■ PRAIAS

Foto: Divulgação / Pref. de Carapebus
# 1 Praia de Carapebus
Localizada em área de restinga, de extensão aproximada de 12 km, a Praia de Carapebus tem como limite as praias Lagomar e João Francisco (Quissamã). Com águas frias e transparentes, é propícia para banhos, apesar do mar forte. Um estreito cordão de restinga, paralelo à praia, separa o oceano de diversas lagunas de diferentes conformações e áreas.

# 2 Lagoa de Carapebus
Um dos principais pontos turísticos da cidade, a lagoa com área de 10 km2, é formada por vários córregos e ligada ao canal Macaé-Campos. Seu principal curso d’água, com 5 km de extensão, é o córrego da Maricota, em Carapebus.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
Acesso pela Rod. Santos Dumont ou BR-101, duração da cidade do Rio de Janeiro até Carapebus, 4 h 34 min e distancia de 250,5 km. De Macaé a distância é de 28 Km.

De Ônibus:
Diversas linhas para a cidade saem da Rodoviária Novo Rio na cidade do Rio de Janeiro, empresa 1001.

De Avião:
Aeroporto de Macaé e Aeroportos da cidade do Rio de Janeiro.

■ MAPA DA REGIÃO