Cantagalo é uma cidade encantadora localizada no estado do Rio de Janeiro, no Brasil. Com uma população de aproximadamente 20 mil habitantes, Cantagalo é conhecida por sua rica história, belezas naturais e pontos turísticos encantadores.
A cidade de Cantagalo foi fundada em 1864 e seu nome tem origem indígena, significando “morro branco”. Durante o período colonial, a região era habitada pelos índios puris. No século XIX, a cidade se desenvolveu com a chegada de imigrantes europeus, principalmente suíços, que contribuíram para a economia local com a produção de leite e queijo.
Atualmente, Cantagalo é conhecida como a “Cidade das Palmeiras” devido à grande quantidade de palmeiras imperiais que adornam suas ruas e praças, dando um charme especial ao local.
Cantagalo, RJ, é uma cidade encantadora que oferece uma combinação perfeita de história, natureza e cultura. Com seus pontos turísticos deslumbrantes, gastronomia deliciosa e festividades animadas, Cantagalo é um destino imperdível para quem deseja conhecer o melhor do estado do Rio de Janeiro.
Se você está em busca de um lugar tranquilo, com belas paisagens e uma atmosfera acolhedora, não deixe de visitar Cantagalo. A cidade certamente irá surpreendê-lo com sua beleza e hospitalidade.
■ PONTOS TURÍSTICOS
# 1 Palacete do Gavião
O Palacete do Gavião, de propriedade da família Clemente Pinto, foi projetado por Carl Friedrich Gustav Wehneldt, o mesmo arquiteto que idealizou o Palácio do Catete.
Construído em 1860, em estilo neoclássico, o Palacete do Gavião possui doze colunas frontais que dão ao prédio suntuosidade romana. Os vários salões internos eram ricamente adornados com peças de mármore e prata, e do teto caiam belos candelabros. É um dos prédios mais imponentes da região. Por ali passaram o imperador dom Pedro II e sua filha, a Princesa Isabel, além de ministros, condes e barões.
# 2 Igreja do Santíssimo Sacramento
A Igreja do Santíssimo Sacramento foi criada em 1806 por ato do imperador dom Pedro I. O prédio foi construído por uma comissão presidida pelo Barão de Cantagalo, entre 1867 e 1876. O interior possui painéis com motivos sacros do artista italiano Antonio Maria Nardi.
# 3 Praça João XXIII
A Praça João XXIII possui um busto do escritor Euclides da Cunha, transferido da fazenda Saudade, onde Euclides nasceu. O memorial foi construído pela fábrica de cimento Mauá, proprietária da fazenda. O logradouro público também preserva um coreto, de planta octogonal, com oito animais aquáticos de cada lado, estilizados em cimento. O coreto e o lago em seu entorno foram tombados pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac).
# 4 Casa de Euclides da Cunha
A Casa de Euclides da Cunha foi criada pelo governo do estado do Rio de Janeiro em 1965 em homenagem ao escritor, jornalista e engenheiro Euclides Rodrigues Pimenta da Cunha, que nasceu em uma fazenda no distrito de Euclidelândia. O acervo é formado por reproduções de documentos, desenhos e objetos ligados à vida e obra de Euclides, além da primeira edição dos livros Os Sertões e Contrastes e Confrontos.
A Casa de Euclides conserva uma curiosidade, o encéfalo do autor, preservado em um mausoléu, dentro de uma redoma de vidro, para a realização de pesquisa científica. Há também uma biblioteca extensa, com cerca de três mil obras, criada a partir do acervo original do escritor. Possui títulos literários nacionais e estrangeiros, livros didáticos, além de publicações que analisam Euclides e sua obra. A Casa de Euclides da Cunha conta ainda com auditório para 80 pessoas e o Cineclube da Cunha.
# 5 Câmara Municipal
A construção é de 1880 e já foi sede do antigo Hotel Fiaux, famoso na cidade, e da prefeitura. Desde 1902, é sede da Câmara Municipal.
■ COMO CHEGAR
De Carro:
Acessar a BR-116 (RioxTeresópolis), em Teresópolis seguir pela RJ-130 (TeresópolisxFriburgo), em Nova Friburgo acessar a rodovia BR-492 até Cordeiro e posteriormente a RJ-160 até Cantagalo.
De Ônibus:
A Rodoviária Cel. Manoel Marcelino de Paula está localizada na Rua Getúlio Vargas – Centro – Cantagalo/RJ.
Auto Viação 1001 em www.autoviacao1001.com.br