Campos dos Goytacazes é um município que fica no litoral norte fluminense do estado do Rio de Janeiro. Sua população é estimada em 507.548 pessoas. O litoral de Campos dos Goytacazes possui lindas praias com ondas fortes e algumas bastante selvagens.
O litoral de Campos dos Goytacazes é rico em petróleo, em sua costa encontra-se a maior plataforma petrolífera do Brasil, a P-51 na Bacia de Campos, fazendo com que a cidade receba junto com Macaé, o título de “Capital Nacional do Petróleo“.
■ PONTOS TURÍSTICOS
# 1 Palácio da Cultura
O Palácio da Cultura é sede da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima e das bibliotecas Nilo Peçanha e Lúcia Miners. O espaço abriga, ainda, o Pantheon dos Heróis Campistas, que guarda os restos mortais de algumas figuras de destaque na história local, como José do Patrocínio, conhecido como “Tigre da Abolição” por sua luta contra a escravidão. Construído em 1973, o prédio possui uma área total de 3.650 metros quadrados e está aberto à visitação.
# 3 Teatro Municipal Trianon
Inaugurado em 25 de maio de 1921, após dois anos de obras, e demolido em 1975, o então Cine Teatro Trianon era equipado com 156 frisas, 554 cadeiras na plateia, 290 balcões, 38 camarotes e 610 gerais para comportar 1.800 pessoas, além de possuir coxia com 25 camarins.
A casa que antigamente abrigava o cinema, recebe espetáculos variados todo o Brasil para 900 espectadores.
# 4 Solar dos Airizes
Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 1940, o Solar dos Airizes foi residência de Alberto Lamego, um dos nomes mais conhecidos de Campos dos Goytacazes.
Construído no século XIX.
# 5 Igreja Nossa Senhora da Lapa
A Igreja Nossa Senhora da Lapa foi erguida em 1748 na curva da Lapa, às margens do Rio Paraíba do Sul. Começou a ser construída por ordem do missionário Padre Ângelo Siqueira, em 1740, em conjunto com um casarão, onde foi instalado um seminário. Em seus primeiros anos, a igreja chegou a servir também como quartel para tropas e abrigou a sede do liceu provincial. Em 1864, funcionava como asilo para meninas abandonadas na Roda dos Expostos da Santa Casa. A construção original contava com duas torres, sendo que apenas uma delas foi mantida. Hoje, tanto a Igreja quanto o casarão anexo passaram por reformas.
# 6 Solar do Visconde de Araruama
O Solar do Visconde de Araruama, como era conhecido José Carneiro da Silva, é uma das mais importantes edificações de Campos dos Goytacazes. Datado do fim do século XVIII, o prédio já sediou a Câmara Municipal e a Prefeitura. Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 1943, e pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) em 1987, abriga, atualmente, o Museu Histórico de Campos.
# 7 Museu Olavo Cardoso
Conhecido usineiro e filantropo campista, Olavo Cardoso queria que sua residência, um prédio do fim do século 19, se transformasse em um espaço que resguardasse e divulgasse a memória de Campos dos Goytacazes. O desejo foi atendido em 2006, ano em que foi inaugurado o museu batizado em sua homenagem.
O espaço abriga a exposição permanente de um acervo que inclui maquetes de bondes, telefones antigos, artefatos usados durante a escravidão e fotos e quadros que pertenceram aos barões da região.
■ COMO CHEGAR
De Carro:
Da capital Rio de Janeiro seguir pela BR-101 até cidade de Campos dos Goytacazes.
De Ônibus:
Auto Viação 1001
https://www.autoviacao1001.com.br , Faz o trajeto da Rodoviária NovoRio, até a cidade de Campos dos Goytacazes.
De Avião:
Aeroporto de Campos dos Goytacazes
Endereço: Campos dos Goytacazes – RJ
Telefone: (22) 2733-0144
O terminal fica a uma distância de aproximadamente 7 km do centro.