Localizada no extremo Oeste do Paraná, às margens do Rio Paraná e na fronteira com o Paraguai e Mato Grosso do Sul, Guaíra desponta como um destino para os turistas que exploram o comércio de fronteira e visitantes em busca de ecoturismo e pesca esportiva. “Guaíra é uma cidade estratégica, com acesso facilitado ao Paraguai e rica em atrativos naturais.
Com população estimada de 32.923 habitantes, a economia da cidade é pautada na agropecuária, indústrias, comércio e turismo. Um dos pontos mais relevantes da história de Guaíra foi o represamento do Rio Paraná, em 1982, para a construção da barragem da Hidrelétrica de Itaipu.
Caminhar pela mata nativa à beira de um rio, seguir as pegadas dos animais, ser observado pelos macacos. Assim é o passeio pela Trilha Ecológica Êdela Toldo, uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) com 57 hectares de área.
- PASSEIO DE BARCO
Além de contemplar a grandiosidade do Rio Paraná, o turista pode relaxar passeando de barco pelas suas águas, o segundo maior rio sul-americano, com extensão total de 4880 km. Durante o verão, é possível ainda desfrutar de momentos de lazer nas bancadas de areia que se formam em alguns pontos de suas margens.Se você gosta de relaxar e curtir uma pescaria, Guaíra tem boas opções para a prática da atividade. As águas da cidade também permitem a prática de esportes como wakeboard, caiaque, remo e stand up padle.
■ PONTOS TURÍSTICOS
# 1 Igreja Nuestro Señor Del Perdón
Templo de história e fé, a construção se destaca pelas pedras brutas encaixadas, arquitetura normanda e vitrais de origem hispano-argentino. Já as imagens de santos com feições indígenas, como Ignácio de Loyola e Roque Gonçalves, evocam a catequese dos jesuítas. Foi inaugurada em novembro de 1934 pela Companhia Mate Larangeira (devido ao fundador Thomas Larageira), e fica aberta para visitação todos os dias.
# 2 Centro Náutico Recreativo
Com uma bela escadaria e sete pavilhões dispostos em círculo, o prédio remete a uma aldeia indígena e é palco de vários eventos da cidade. A infraestrutura do local é bem ampla contendo, por exemplo, bosque para caminhadas, trilhas de ciclismo, canchas poliesportivas, lagoa artificial, área de camping, churrasqueiras e marina com atracadouro. Garantia de momentos de lazer para todas as idades.
# 3 Kartódromo Ayrton Senna
Com apenas 700 metros de extensão, o local recebeu em 1982 ninguém menos que Ayrton Senna, durante o Campeonato Brasileiro de Kart. Com facilidade, o piloto venceu as três baterias, deixando seu nome registrado na história da cidade. Hoje, além de sediar campeonatos de kart, o local é também utilizado pelas pessoas na prática de atividades físicas.
# 4 Cine Teatro Sete Quedas
Característico por suas paredes de tijolos à vista, o espaço suporta até duas plateias distintas, uma interna e outra externa, ao ar livre, de acordo com o evento. O local tem capacidade para 164 pessoas, sendo constantemente usado para exibição de filmes, peças teatrais, shows e apresentações artísticas.
# 5 Atelier do Frei Pacífico
Dedicado à preservação da fauna e flora, o ex-frei franciscano foi responsável pelo reflorestamento da Ilha São Francisco, no Rio Paraná. O acervo conta com aproximadamente 300 peças feitas em madeira e cerâmica, que remetem às belezas da natureza e cultura indígena. O local pode ser visitado mediante agendamento, e as obras do artista plástico e escritor podem ser adquiridas.
# 6 Lagoa Saraiva
Com água escura e espelhada, a lagoa natural está localizada na Ilha Grande, com cerca de 20 km de comprimento e 10 a 12 metros de profundidade. O local é considerado um santuário ecológico, propício à reprodução de espécies.
# 7 Ponte Ayrton Senna
Homenageando o inesquecível campeão brasileiro e mundial de Fórmula 1, a ponte liga a cidade de Guaíra, no Paraná, com o município de Mundo Novo, no Mato Grosso do Sul. Construída sobre o Rio Paraná, em seu único trecho não represado, a obra tem 3.600 metros de extensão, sendo também caminho para a cidade de Salto Del Guaíra, no Paraguai.
# 8 Museu Sete Quedas
Os artefatos indígenas, animais taxidermizados e fotos de época presentes no museu eternizam a história e cultura local. O prédio com mais de um século já foi sede da Companhia Mate Larangeira, e alguns utensílios da indústria também estão presentes no acervo do museu.
# 9 Locomotiva nº 4
Exposta na Praça Eurico Gaspar Dutra, a locomotiva remete a primeira ferrovia do oeste e noroeste paranaense, que ligava o município de Guaíra ao distrito de Porto Mendes. Foi construída em 1917 pela Companhia Mate Larangeira, com o propósito inicial de transportar erva-mate e madeiras de lei. Mais tarde serviu como transporte dos turistas que desejavam conhecer as Sete Quedas.
# 10 Parque Nacional de Ilha Grande
O Parque Nacional de Ilha Grande, uma reserva ecológica de 78 mil hectares que preserva um dos últimos remanescentes da Mata Atlântica de planície alagável. O parque é ideal para caminhadas, observação de fauna e flora, passeios de barco e caiaque. Outro destaque é o Rio Paraná, que além de moldar a paisagem da região, é conhecido por sua importância para a pesca esportiva, atraindo praticantes de todo o país.
“O rio oferece uma biodiversidade riquíssima, com espécies como dourado, pintado, pacu e piapara. A cidade conta com guias especializados, embarcações preparadas e toda uma infraestrutura pensada para o pescador esportivo e os apaixonados por aventura e natureza”, explica. Esse cenário tem contribuído para colocar Guaíra no mapa do turismo de experiência no Paraná.
■ EVENTOS
# 1 Festa das Nações
Dentre as diversas festas durante o ano, no mês de abril acontece na cidade a Festa das Nações, evento cujo objetivo é captar recursos para as entidades sociais do município. Vale destacar ainda a tradicional Fronteira do Leite, momento da feira que estimula os produtores através de palestras e competições, como o concurso Delícias do Leite, que premia o melhor doce, queijo e bebidas da região.
■ COMO CHEGAR
De Carro:
Acesso pelas rodovias BR-163 e BR-272, distância de 680 km da capital.
De Ônibus:
Viação Garcia: Oferece viagens com poltronas leito e cama. Além da Webmobi e Viação Útil.
De Avião:
Guaíra possui o Aeroporto Municipal Walter Martins de Oliveira, que opera voos comerciais pela Azul Conecta, com destino a Curitiba. No entanto, voos diretos do Rio de Janeiro para Guaíra não estão disponíveis. Portanto, seria necessário pegar um voo até Curitiba e, de lá, seguir por terra até Guaíra.
Brasil Turismo Site de turismo e viagens pelo Brasil com notícias e informações sobre destinos de viagem!
