Cambé origina-se da língua tupi – “caá” significa mata, árvore, e “mbê”, raízes aéreas. A área onde está localizado o atual município de Cambé compreendia uma imensa floresta e nestas terras viveram diversos povos indígenas. Em janeiro de 1932, foi fundada a colônia rural Nova Dantzig – em homenagem à cidade alemã homônima, de onde chegaram as primeiras famílias. O lugar passou a se chamar Cambé em 1943 e a emancipação se deu em 10 de outubro de 1947.
Nos dias atuais, Cambé tem, segundo dados do IBGE, uma população estimada em 105.704 pessoas. O município tem agricultura voltada à soja e possui um rico parque industrial, mas o turismo na cidade também se destaca. Atrativos como a Fonte Luminosa, o Parque Municipal Zezão, o Parque Histórico Municipal Danziger Hof, o Museu Histórico de Cambé e a Festa das Nações são alguns exemplos do que a cidade tem a oferecer.
■ EVENTOS
# 1 Festa das Nações
A Festa das Nações valoriza o resgate, a preservação e a divulgação da história e da cultura do município. Funciona como um elo entre os primeiros colonizadores e as gerações atuais, celebrando, por meio da gastronomia, das danças e das músicas típicas, a união das etnias que ajudaram a formar a cidade. O evento coincide com a comemoração do aniversário de emancipação política de Cambé, 11 de outubro.
■ PONTOS TURÍSTICOS
# 1 Parque Zezão
O parque municipal chamado Zezão, na região central da cidade, localizado em um fundo de vale, é considerado o verdadeiro cartão-postal da cidade. Bem arborizado, com grande área gramada e um córrego, o Zezão também possui pistas de caminhada, um pequeno parque e um anfiteatro com arquibancadas.
# 2 Parque Histórico Municipal “Danziger Hof”
O Parque Histórico Municipal “Danziger Hof” é parte da colônia Neo Danzig, núcleo de imigrantes alemães da cidade de Danzig. No parque, você encontrará a casa da família Tkotz, construída no início da colonização. Foi adquirida pela Prefeitura da cidade em 2000 e transportada para o parque histórico, onde nela hoje são realizadas atividades culturais. Outra casa é a da família Zifchak, sede do parque, que também foi adquirida pela Prefeitura e transportada ao parque histórico.
# 3 Museu Histórico de Cambé
O Museu Histórico de Cambé foi fundado em 30 de outubro de 1985, com o objetivo de resgatar e preservar a história e a memória dos povos que colonizaram a cidade. Seu acervo é composto de fotografias, documentos, objetos, revistas e livros, além de material de arqueologia dos povos indígenas que habitaram a região Norte do Paraná. Ele se localiza no Centro Cultural.
# 4 Centro Cultural de Cambé
O Centro Cultural de Cambé, inaugurado em 1º de novembro de 1990, com o intuito de promover a cultura, conta com uma moderna arquitetura e foi especialmente criado para abrigar o Museu Histórico de Cambé. No Centro Cultural, também está a Biblioteca Pública Municipal.
■ COMO CHEGAR
De Carro:
De carro, pela BR 373, a viagem saindo de Curitiba demora cerca de 5 horas. De ônibus, cerca de 8 horas.
De Ônibus:
n/d
De Avião:
Apesar de Cambé não ter um aeroporto em seus limites, o de Londrina fica a apenas doze quilômetros da cidade.