Antonina fica distante 80 km de Curitiba, área de vocação portuária por suas características geográficas. A população estimada, segundo o IBGE, é de 19.011 pessoas. Outro atrativo de Antonina é o Carnaval. A cidade tem orgulho de promover a melhor festa do Paraná, com desfiles nas ruas, blocos e muita diversão para toda a família.
A cidade tem festas que atraem turistas de várias partes do Estado. Além do Carnaval, considerado o melhor do Paraná, Antonina tem o Festival de Inverno, Antonina Blues Festival e a Festa de Nossa Senhora do Pilar, que também já são tradicionais na cidade.
Antonina foi uma das primeiras áreas brasileiras exploradas pela Coroa Portuguesa na Região Sul do Brasil, a cidade paranaense ainda mantém seus traços arquitetônicos.
O ambiente natural de Antonina, formado pelas montanhas da Serra do Mar e pela Baía de Paranaguá, foi determinante para a implantação da cidade.
- Vale do Gigante
O Vale do Gigante Paraná é um roteiro de ecoturismo, localizado aos pés do Pico Paraná. A montanha é a mais alta do Sul do país, com 1.877 metros de altura. É um destino turístico que se baseia nos preceitos de sustentabilidade ambiental, sociocultural e financeiro. Possui hospedagem, meios de alimentação, serviços de Guia de Turismo e aventuras como rafting e caminhadas.
■ PONTOS TURÍSTICOS
# 1 Ponta da Pita
Formação rochosa que avança dentro da baía, é um agradável local de lazer, ideal para banhos, pescarias e piqueniques. Localiza-se no Bairro Itapema. Ponta da Pita
# 2 Ponta do Félix
Construiu-se no ponto mais calmo e isolado da região. O entroncamento de quase 500 m. No local funciona os Terminais Portuários da Ponta do Félix, o mais moderno terminal frigorífico da América Latina. Localiza-se no Bairro do Itapema, a 6 km do centro.
# 3 Rio do Nunes
Possui 10 m de largura e seu leito é revestido de pedregulhos e água límpida. Construí-se em agradável praia fluvial, em área gramada e arborizada, usada para acompanhamentos e possuindo ainda mesas, bancos, churrasqueiras, bar, vestiário e sanitários. Localiza-se a 16 km de Antonina, no distrito de Cacatú, com acesso pela PR 340.
# 4 Pico do Paraná
Situado na divisa entre Antonina e Campina Grande do Sul, possui 1962 m, sendo o mais alto do sul do Brasil. Foi descoberto por Reinhard Maack e conquistado em julho de 1941. Hoje quando já se comemorou o cinqüentenário de sua conquista, o pico faz parte do roteiro dos aficionados pelo montanhismo. Pertence o ponto culminante à Antonina, sendo o seu acesso feito por Campina Grande do Sul.
# 5 Usina Hidrelétrica Parigot de Souza (Capivari-Cachoeira)
Localizada no distrito antoninense de Cacatú, a 35 km do reservatório central situado junto à BR 116, sendo a água conduzida por um gigantesco túnel que atravessa a Serra do Mar. A água captada no reservatório do Rio Capivari deságua no rio Cachoeira, tomando-o bastante caudaloso.
# 6 Praça Coronel Macedo
É o mais antigo logradouro da cidade, possui em seu entorno, diversos monumentos que provam o esplendor do ciclo da erva-mate, como o coreto, o chafariz, o busto de Getúlio Vargas e a Carta Testamento.
# 7 Praça Romildo Gonçalves Pereira – Praça Feira-Mar
Local para descanso e contemplação das ilhas e montanhas de Antonina. Possui ancoradouro, um espaço destinado ao esporte e quiosques.
# 8 Parque Estadual Roberto Ribas Lange
Envolvendo os municípios de Antonina e Morretes foi criado em 1994, com aproximadamente 2698 hectares, dos quais 1009 hectares pertenciam ao extinto Parque Estadual Agudo da Cotia.
Integra a Área Especial de Interesse Turístico do Marumbi. O acesso é difícil e as escaladas devem ser acompanhadas por guias especializados.
# 9 Fonte da Carioca
Que abasteceu a cidade de água de 1867 a 1930, tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná em 1969
# 10 Fonte da Laranjeira
Uma atração ligada aos primórdios da cidade, atingida pelos caminhos de paralelepípedos em meio à densa vegetação. Situa-se no início da trilha que leva ao Mirante da Pedra, de onde se descortina magnífica vista da cidade.
■ PRAIAS
# 1 Baía de Antonina
A Baía de Antonina localiza-se no extremo oeste da Baía de Paranaguá. A cadeia de montanhas da Serra do Mar que a cerca forma uma belíssima paisagem, principalmente ao amanhecer, quando o mar avança no continente.
# 2 Prainha
Praia com aproximadamente 200m de comprimento e 10 m de largura, na baía de Antonina. Possui águas claras e rasas, vegetação rasteira e elevações junto ao mar. O acesso pela é pela estrada que vai a Ponta da Pita. Possuindo área de lazer, lanchonete, ancoradouros para barcos pequenos, etc. Localiza-se no bairro do Itapema, a 4 km do centro.
■ COMO CHEGAR
De Carro:
É possível chegar até Antonina pela BR-277. A cidade fica a 90 km de Curitiba e a 50 km de Paranaguá.
De Ônibus:
Terminal Rodoviário
Rua XV de Novembro, s/nº
Tel. (41) 3432-1272
Viação Graciosa
www.viacaograciosa.com.br