Teresina

Teresina é a única capital do Nordeste que não é banhada pelo mar, no estado do Piauí. Teresina desenvolveu-se entre os rios Parnaíba e rio Poti, através da navegação fluvial.

Conhecida como uma das cidades mais verdes do país, Teresina é composta por diversos espaços naturais, como o Parque Municipal do Encontro dos Rios. Além deste belo fenômeno da natureza, o turista que for ao local terá à disposição restaurante, trilhas, mirantes e áreas para a prática de esportes aquáticos. Na ponte estaiada João Isidoro França há um mirante que dá vista para toda a cidade e para o rio Poti. Lá também o turista poderá conhecer o artesanato piauiense, como o Polo Cerâmico e, claro, provar a Cajuína, bebida mais popular do Piauí, feita a base de caju.

Ainda às margens do Rio Poti, em Teresina, é possível visitar a única floresta fóssil do Brasil que fica numa área urbana, com itens datados há cerca de 280 a 270 milhões de ano. Nas Américas, os troncos fossilizados achados nessa floresta só são encontrados na capital piauiense e no Parque de Yellowstone, nos Estados Unidos. Ou seja, é imperdível.

 

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Central de Artesanato Mestre Dezinho

Em frente à Praça Pedro II, a Central de Artesanato Mestre Dezinho, integra o complexo cultural do centro da cidade. O local, que já foi sede da Policia Militar durante os tempos da ditadura, hoje abriga vinte e cinco lojas de produtos artesanais confeccionados a base fibras, couro e talos de buriti; auditório para eventos, palco para shows, lanchonete, escola de balé e escola de música.

# 2 Museu do Piauí
Fundado em 1934, como uma seção do Arquivo Público do Estado do Piauí, sob a orientação do professor Anísio Brito. No ano de 1980 foi restaurado e tornou-se o Museu do Piauí, organizado em convênio com a Fundação Joaquim Nabuco de Recife. Está sediado no antigo casarão do Comendador Jacob Manoel Almendra, local que também já sediou o governo estadual. Existem quinze salas para visitação com exposições permanentes que contam a história do Estado através de aproximadamente 2 mil peças.

# 3 Museu Municipal de Arte Sacra Dom Paulo Libório
Criado em 2011,o acervo é composto, aproximadamente, de duas mil peças dos séculos XVIII, XIX e XX, contém imaginária sacra, alfaias, paramentos e mobiliário, tendo surgido da junção de alguns pertences da Arquidiocese de Teresina, da compra efetuada pela Prefeitura e de empréstimos de colecionadores da comunidade. A nomeação do museu como Dom Paulo Libório é uma homenagem ao primeiro bispo natural do Piauí que serviu em Teresina, e a casa transformada em museu, foi sua última moradia.

# 4 Museu dos Rios
Localizado no Parque do Encontro dos Rios, o museu foi criado para mostrar aos visitantes um pouco da fauna e da flora dos rios Poti e Parnaíba.

# 5 Biblioteca Estadual do Piauí
Localizada na Praça do Fripisa no palacete da antiga faculdade de Direito do Piauí; denominada Biblioteca Estadual do Piauí Prof. Cromwell de Carvalho.

# 6 Igreja de Nossa Senhora do Amparo (Teresina)
É o templo católico mais antigo de Teresina (1850 – 1852). Sua arquitetura é eclética com imensas torres em estilo neogótico. A imagem de Nossa Senhora do Amparo que existe em seu interior veio de Portugal em 1850.
Catedral de Nossa Senhora das Dores – Localizada na Praça Conselheiro Antônio Saraiva, no centro de Teresina, a Catedral Nossa Senhora das Dores foi fundada em 1867, passando por várias reformas até então. Foi uma capela construída pelo Vigário Manoel Mamede e ampliada pelo Bispo Dom Severino.

# 7 Igreja São Benedito
É a terceira igreja mais antiga de Teresina. Foi inspirada nas igrejas da região da Catânia na Itália, e construída por mão de obra escrava, levando doze anos para ficar pronta (1874 – 1886). Suas portas foram tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Todos os anos, grupos de cultura negra e umbandistas, lavam suas escadarias com ervas, flores e água de cheiro. É uma das principais da capital, está localizada no coração da cidade.

# 8 Praça da Bandeira
Grande área verde no centro da cidade, onde se encontram o Museu do Piauí, o Mercado Velho de Teresina, o Palácio da Cidade e a Igreja Matriz.

# 9 Pólo Cerâmico de Teresina
Área onde são confeccionadas peças de argila de singular beleza e que exporta, inclusive, para outros países;
Praça Pedro II – Área verde que conserva o charme do passado e onde se localizam a Central de Artesanato, o Teatro Quatro de Setembro e o Clube dos Diários.

# 10 Praça Saraiva
A Praça Saraiva pode ser classificada como uma área de lazer, de caráter contemplativo.

# 11 Balneário da Curva do São Paulo
Localizado no bairro São Paulo, zona sudeste da capital, é uma estrutura construída nas margens do rio Poti, em um total de 32 hectares e 19 mil metros de área construída. É um espaço composto por 46 bares, estacionamento para 130 carros, 2 baterias de banheiros com 24 sanitários e espaço para salva-vidas, tudo sendo feito para promover lazer ao teresinense e desenvolver o turismo da cidade. Através da Curva do São Paulo são gerados 500 empregos diretos e 1500 empregos indiretos.

# 12 Ponte Metálica João Luis Ferreira
Antiga ponte que liga Teresina a São Luís do Maranhão por via férrea. Construída em 1939, foi projetada pelo engenheiro alemão Germano Frank, tornando-se o símbolo máximo de Teresina, sendo o mais divulgado cartão postal da cidade. No dia 11 de setembro de 2008, o IPHAN declarou a ponte como Patrimônio Cultural Brasileiro.

# 13 Ponte Estaiada João Isidoro França
A Ponte Estaiada de Teresina é a mais nova atração turística da Capital Piauiense. Construída sobre o Rio Poti, com 363 metros de extensão, seis pistas de rolamento e duas ciclovias, liga a Zona Norte da cidade à Zona Leste. Com torre única e estais assimétricos em harpa, a ponte possui a singular característica de abrigar em seu topo um mirante a 95 metros de altura com capacidade para até 100 pessoas, acessível através de dois elevadores panorâmicos. Está entre as cem maiores pontes estaiadas do mundo e é uma das poucas a possuir mirante em sua estrutura.

# 14 Parque Potycabana
Imenso complexo de lazer com bastante áreas verdes, localizado as margens do Rio Poti na área nobre de Teresina. A Potycabana conta com oito quadras para esportes como futebol society, vôlei de praia, tênis, badminton, pista de skate, pista de ciclismo e de cooper, lanchonetes, palco para shows e pontos de internet gratuita (wi-fi).

# 15 Parque Ambiental Encontro dos Rios
Localizado no bairro Poti Velho, no lado esquerdo da foz do Rio Poti ao desaguar no Rio Parnaíba. É limitado pelos rios Poti e Parnaíba, onde, de um lado, há o Maranhão e no outro o Piauí. O Parque possui um centro de recepção ao turista, espaço para exposição e comercialização de produtos artesanais, monumento ao Cabeça-de-Cuia, algumas palhoças, dois mirantes, um restaurante flutuante, trilhas, áreas para pesca, esportes aquáticos e toda beleza natural da região. É uma área de preservação permanente que promove o turismo ecológico e resgata a cultura popular, através da lenda do Cabeça-de-Cuia.

# 16 Parque Mini-horto das Samambaias
O Parque é sombreado por arvores nativas com destaque para a grande quantidade de samambaias. Possui uma área de 1,8 hectares e está localizado por detrás do DNER, Zona Leste. No local a Prefeitura de Teresina pretende construir a 1º Igreja Ecológica da capital.

# 17 Parque Municipal do Acarape
Possui uma área de 5 hectares e está localizado na Av. Maranhão à margem direita do Rio Parnaíba. Possui trilhas com passeios para a prática de Cooper, área gramada, rosa dos ventos e uma biruta para orientação da direção dos ventos.

# 18 Parque Ambiental Poti I
Com 2.700 metros de extensão, o Parque está situado às margens do rio Poti na Av. Marechal Castelo Branco. É um espaço de visitação pública com quadras poliesportivas, passeios para prática de cooper, um box da PM e um monumento em homenagem ao motorista Gregório.

# 19 Parque Vale do Gavião
O Parque tem uma área de 19,7 hectares na estrada que liga Teresina ao município de União. Pretende-se construir neste Parque um espaço ambiental para prática sociodesportivas e culturais em completa harmonia com a natureza.

# 20 Parque Ambiental Boa Vista
Possui uma área de 2 hectares e fica na Vila Boa Vista, zona sul. Possui playground rústico, bancos, campo para a realização de partidas de futebol society e trilhas ecológicas.

# 21 Parque Municipal Parnaíba I
Localiza-se à margem direita do rio Parnaíba na Avenida Maranhão, com uma área de 12 hectares de extensão entre as Avenidas Joaquim Ribeiro e Getúlio Vargas, ponte Presidente Médici, estendendo-se por três quilômetros entre a Avenida Maranhão e o Rio Parnaíba. É um espaço aberto a visitação da população para a prática de cooper e ginástica. A Prefeitura Municipal tem nesta área um patrimônio a ser preservado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e por seus visitantes.

# 22 Parque Ambiental da Macaúba
Possui uma área de 5 hectares e está localizado no bairro Macaúba, zona sul da cidade.

# 23 Parque Ambiental Porto Alegre
Possui uma das mais novas áreas verdes da cidade com quatro hectares localizada no Cj. Porto Alegre, zona sul da cidade.

# 24 Parque Ambiental São João
Localizado nas proximidades da CEASA zona sul da cidade, possui uma área de 15 hectares, trilha ecológica e campo de futebol.

# 24 Parque Ambiental Beira Rio
Localizado na Av. Raul Lopes em frente ao Riverside Shopping. Possui árvores de grande porte como mangueiras, laranjeiras, goiabeiras, cajueiros e também exemplares do caneleiro (árvore símbolo da cidade) e plantas ornamentais como onze horas, margaridas, além de pista de cooper e quiosques para a comercialização de lanches naturais em uma área de 2,5 hectares.

# 25 Parque Prainha
Localizado na Av. Maranhão próximo ao Centro Administrativo, possui museus vivos dos principais biomas do estado como a caatinga, cerrado e cocais.

# 26 Parque Vila do Porto
Localizado na margem esquerda do Rio Poti no bairro Água Mineral, zona norte da cidade. Nesse local está a Creche Natureza que atende em média 70 crianças de 3 a 6 anos.

# 27 Parque São Paulo
Localizado no bairro São Paulo possui uma área de 5 hectares.

# 28 Parque Marina
Foi inaugurado no dia 14 de abril de 1999 durante as comemorações do Aniversário de Teresina. Localizado no bairro Morada do Sol, possui uma área de 2 hectares.

# 29 Parque Zoobotânico de Teresina
Localizado na PI-112 em direção ao município de União, ocupando um espaço de 137 hectares. O Parque Zoobotânico de Teresina possui uma grande variedade e quantidade de répteis, pois além do rio que passa ao lado (Coisa que nenhum outro parque tem) há também a presença de três lagos. O parque é coberto pela Floresta, sendo a fauna e a flora muito ricas e favoráveis à criação e reprodução desses animais, principalmente cobras; apresenta condições de ser transformado em referência nacional.

# 30 Parque do Caneleiro
Localizado na Av. Alaíde Marques com Dirce de Oliveira por trás do Colégio Agrícola na zona Leste da cidade. O Parque é uma reserva natural da árvore símbolo de Teresina: o caneleiro. No local há um parque infantil e um quiosque que comercializa produtos típicos da terra.

# 31 Parque Nossa Senhora do Livramento
Localizado a 200m do Parque do Caneleiro.

# 32 Jardim Botânico de Teresina
O Parque do Buenos Aires ou Antigo Horto Florestal possui uma área de 38 hectares de floresta estacional mista. Está situado na Av. Freitas Neto 6415, zona norte da cidade no bairro Mocambinho e compreende a maior área de preservação permanente da cidade. No parque são desenvolvidas pesquisas com elementos da natureza, contando para isso com um laboratório, além de um herbário com vegetais secos para estudos de botânica. Destacam-se também trilhas educativas para os visitantes e um auditório para cursos seminários e treinamentos com capacidade para 50 pessoas.

# 33 Parque da Cidade
Inaugurado em 9 de maio de 1982 com uma área de 17 hectares, está localizado na Av. Duque de Caxias. É considerado área de preservação ambiental constitui-se num local para realização de eventos culturais/ecológicos e de apoio às atividades de educação ambiental para escolas e grupos comunitários. Foram identificadas mais de 120 espécies vegetais entre árvores arbustos e ervas agrupadas em 48 famílias. A diversidade faunística encontrada no Parque mostra uma grande quantidade de invertebrados além de alguns vertebrados bem como várias espécies de peixes do Rio Poti. No interior do Parque o visitante encontra banheiros públicos pontos de descanso e de observação. As trilhas levam o visitante a um passeio por toda a área do Parque.

# 34 Parque Municipal Floresta Fóssil
A área é um sítio paleontológico de grande importância para pesquisadores, devido a valiosas descobertas de afloramentos de troncos fossilizados – vegetais das espécies Psaronius sp. e Teresinoxylon Eusébio – datados da Era Paleozoica (aproximadamente 270 milhões de anos atrás). Foram catalogados até o momento 60 unidades de vegetais fossilizados. A Floresta Fóssil de Teresina tem como originalidade o grande número de troncos fósseis em posição de vida, sendo também o único sítio paleontológico brasileiro localizado dentro de uma capital. Nesses trechos também podem ser observados dois olhos-d’água subterrâneos que alimentam esse rio mesmo durante o período mais seco.

# 35 Conjunto da Estação Ferroviária de Teresina
A estação foi inaugurada no ano de 1926 e passou por um período inutilizada, só operando normalmente em 1938, quando circulou a primeira locomotiva. O prédio tem características arquitetônicas singulares e únicas. Possui um arcabouço de tijolo, cobertura decorada com ornamentação de madeira lavrada e, na fachada, traz gravado o ano da construção e o nome da cidade em sua grafia original, Theresina.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
Da região sudeste pela via BR-135.

De Ônibus:
Rodoviária de Teresina – Terminal Rodoviário Governador Lucídio Portella.
Avenida Presidente Getúlio Vargas, s/n – Hugo Prado.
Teresina – PI – CEP: 64074-750

De Avião:
Aeroporto Senador Petrônio Portella – Aeroporto de Teresina

■ MAPA DA REGIÃO