Santa Cruz do Capibaribe

Santa Cruz do Capibaribe é um município do estado de Pernambuco. Sendo a terceira maior cidade do Agreste Pernambucano.Esta a cerca de 185,7 quilômetros de distância da capital pernambucana, Recife.

Santa Cruz do Capibaribe recebe semanalmente cerca de 50 mil pessoas de todo o país atraída pela a famosa feira do “Moda Center Santa Cruz”.

 

■ PONTOS TURÍSTICOS

Mirante do Cruzeiro
Possuindo em seu topo um cruzeiro em homenagem a Frei Damião, fornece uma visão panorâmica de Santa Cruz do Capibaribe.

Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus dos Aflitos
Construída em 1874, um prédio secular com vitrais e imagens belíssimas, Localiza se no Centro da Cidade.

Sítio Arqueológico da Serra do Pará
Cavernas com mais de 100 pinturas rupestres – localizada na Serra do Pará a 22 km da Sede.

Museu da Sulanca
Localizado no Centro de Eventos do Moda Center, o Museu conta com um acervo de peças que contam a história e evolução das feiras de confecções em Santa Cruz do Capibaribe e região. Entre elas estão máquinas de costura, livros, jornais, revistas e entrevistas em vídeo com personalidades que fizeram parte desse processo, iniciado ainda nas décadas de 1940 e 1950.

Mirante da Serra do Pará – Possibilitando visão panorâmica de toda a região.

Parque Florestal Fernando Silvestre da Silva

Serra do Pará
Descrição do Atrativo: Tendo o seu eixo orientado na direção leste/oeste, com altitude de aproximadamente 750m e altura de 210m em relação a sede do distrito do Pará, do seu alto têm-se uma visão panorâmica da região. A Serra tem seu entorno dominado pela caatinga arbustiva, cactáceas e arvoredos espaçados, além de pequenos trechos com ocorrência de bromélias e algumas palmáceas. Seu trecho mais alto é conhecido como Pedra do Pará, onde está erguido um cruzeiro em madeira de aproximadamente 4m, encimentado em pedestal de alvenaria, onde está localizado um santuário votivo. Abaixo da Pedra encontra-se a Furna e o Sítio Arqueológico do Pará. Localizado mais a oeste da Serra, encontra-se o Sítio Arqueológico do Moreira. Encontra-se em bom estado de preservação e limpeza. A ocupação humana ocorre a cerca de 1Km do atrativo através da sede do Distrito do Pará, assim como a presença do comércio informal.

Panorama da Pedra do Pará: O visual da gigantesca pedra encanta os olhos à medida que se sobe ao cume da rocha. A cada passo a ladeira fica mais íngreme, exigindo mais esforço. No final, duas alegrias compensam o sacrifício: a sensação de ter vencido a caminhada, e a linda paisagem descortinada. De lá podem ser vistos ao pé da serra a vila do Pará e o desenho de muitos imóveis rurais numa região onde predominam as planícies e as pequenas propriedades.

■ COMO CHEGAR

De Carro:

A cidade também é acessada pelas rodovias: MG-050, BR-262 e BR-381. [25]

 

De Ônibus
nd

■ MAPA DA REGIÃO