Areia - PB / Crédito: Divulgação / Prefeitura
Areia - PB / Crédito: Divulgação / Prefeitura

Areia

Areia possui casario colonial preservado, temperaturas amenas que podem chegar a 12ºC no inverno. Igrejas seculares, teatro histórico, ruas de paralelepípedo que guardam joias da arquitetura colonial, engenhos da época do Ciclo do Açúcar e, mais recentemente, a nova Rota das Flores, que promete incrementar ainda mais o turismo na região.

Na bela cidade paraibana de Areia, o turista pode vivenciar experiências novas sem ficar preso definitivamente ao conceito sol e mar, muito comum na região Nordeste.

Na parte cultural e histórica, Areia tem ainda duas igrejas que são consideradas algumas das mais antigas da Paraíba: Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e a igreja Nossa Senhora da Conceição. Ambas atualmente estão sobre rigoroso restauro do Iphan, e devem ser reabertas para visitação a partir do próximo ano. Vale destacar também a Primeira Senzala Urbana da Paraíba, o Casarão José Rufino.

Para quem deseja ir às compras, leve em sua viagem uma bolsa vazia porque, além das cachaças e doces, é possível visitar locais que incentivam arte e artesanato, como a Casa Amor, Chã da Pia, Panelas de Barro feitas a mão, Talha Artesanato e vários pintores e artistas locais que já são destaque no Brasil e mundo afora. Além disso, floriculturas ofertam flores coloridas e de produção local para decoração.

Além de oferecer um clima serrano, com temperaturas agradáveis quase que o ano todo, o visitante pode realizar visitas a engenhos, idas a museus, se embrenhar em uma autêntica expedição gastronômica ou ainda visitar dezenas de produtores que cultivam flores de todas as formas e cores.

Areia oferta restaurantes rurais de beira de estrada e outros mais sofisticados. A área central do município tem ruas de paralelepípedo e casinhas coloridas bem preservadas. O conjunto histórico e urbanístico é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 2006.

Para chegar ao município, distante apenas 120km de João Pessoa, é preciso subir a Serra da Borborema. No verão a brisa ajuda a enfrentar as temperaturas altas e no inverno os visitantes podem usar blusas de meia estação, botas e casquinhos para experimentar o ar geladinho e bastante refrescante que sopra nessa região. A serra da Borborema cerca boa parte do Brejo Paraibano. Eis a explicação para temperaturas amenas, onde nos meses de inverno é corriqueiro registrar 12ºC.

Terra de alambiques e flores
Por ter feito parte do Ciclo do Açúcar no século 18, Areia é cercada por engenhos. À época, a maioria das mais de 250 propriedades ativas se dedicava à produção de açúcar e melaço. Atualmente, pouco menos de duas dezenas resistiram à passagem do tempo e sobrevivem da cachaça. Entre elas, o Engenho Triunfo é responsável pela produção do rótulo mais famoso da Paraíba, encontrado com facilidade em bares e restaurantes.

Há outras propriedades que recebem visitas, como o Engenho Ipueira, considerado também um ícone local. Inaugurado em 1936 por Donato Feitosa, o lugar iniciou à época a produção de açúcar mascavo e cachaça. O maquinário desse engenho é uma relíquia inglesa e a área tem nada menos de 400 hectares, dos quais 42 são destinados à criação de gado nelore. Atualmente produz também mel de excelente qualidade. Assim como no Engenho Triunfo, os proprietários contam, em detalhes, como a cachaça é produzida e resgatam histórias do passado. No Engenho Ipueira vale também visitar a produção de hortaliças orgânicas.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Museu Casa de Pedro Américo
A Museu Casa de Pedro Américo está situada na rua Pedro Américo, é o local onde nasceu o pintor, romancista e poeta paraibano Pedro Américo de Figueiredo e Melo. É considerado Patrimônio Cultural da cidade de Areia. Tem como missão preservar e tornar pública a vida pessoal e profissional do pintor. A Casa Museu Pedro Américo é administrado pela Prefeitura de Areia. Em 2015 foi reinaugurado com restauro pelo Instituto Brasileiro de Museus.

# 2 Teatro Minerva
O Teatro Minerva, inaugurado em 1859, com o nome de Teatro Recreio Dramático. É o primeiro teatro da Paraíba. Possui uma acústica de excelente qualidade.

# 3 Casarão Jose Rufino

# 4 Engenho Triunfo

# 5 Parque Estadual Mata Do Pau-Ferro

# 6 Museu do Brejo Paraibano

# 7 Museu Regional de Areia

# 8 Praça Ministro José Américo de Almeida

# 9 Engenho Várzea do Coaty

# 10 Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos

■ COMO CHEGAR

De Carro:
nd

De Ônibus:
nd

■ MAPA DA REGIÃO