Turismo nacional debate o crescimento do segmento de negócios

Encontro será durante o XI ESFE – Encontro do Setor de Feiras e Eventos

A agenda olímpica e seus impactos para o turismo foi tema de debate no 11º Encontro do Setor de Feiras e Eventos (ESFE), nesta terça-feira. Os diálogos foram conduzidos por Carlos Arthur Nuzman, presidente do comitê organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 e do comitê olímpico brasileiro (COB), que fez palestra e respondeu a perguntas de profissionais do setor. Entre os debatedores, estavam o secretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, Nilo Sergio Felix, o presidente da ABAV nacional, Edemar Burl, e o presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, Alexandre Sampaio. Durante o evento, Nilo Sergio foi homenageado e recebeu um troféu pela sua atuação no segmento do turismo no ano de 2015. A expectativa dos organizadores é receber cerca de mil pessoas, no WTC Convention Center, em São Paulo.

O evento tem como proposta promover ideias, reunir líderes e abordar o crescimento do setor de turismo de negócios. Um dos aspectos abordados será o resultado do Fórum Econômico Mundial, realizado no primeiro semestre de 2015, quando foi divulgado o Estudo de Competitividade Mundial do Turismo. Na ocasião, foi constatado que o Brasil cresceu 23 posições, comparado à última edição, de 2013, passando do 51º lugar para o 28º, em um ranking composto por 141 países.

Tal realidade se deve, por exemplo, ao resultado de ações federais que envolveram desde infraestrutura até um planejamento de gestão e promoção. Essa nova ideologia adotada pelo Ministério do Turismo colocou o Brasil em destaque e abriu novas oportunidades para as Secretarias de Turismo. Aproveitando este momento estão os Estados de São Paulo – capital do turismo de negócios, e Rio de Janeiro – um dos principais destinos turísticos do Brasil e sede dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Para Nilo Sergio Felix, 2016 será um marco para o crescimento da atividade turística no Brasil e, em especial, no Estado do Rio de Janeiro.

– É nítida a evolução do turismo no Rio de Janeiro. As pesquisas confirmam que o nosso Estado está sendo, cada vez mais, procurado pelos viajantes. Durante o carnaval 3,3 milhão de turistas circularam pelo Estado, garantindo uma ocupação média de 95%. O píer Mauá foi outro destaque. Centro e trinta mil visitantes desembarcaram no terminal. Um número 85% maior do que em 2015, quando recebemos no mesmo período 70 mil turistas.

O XI ESFE – Encontro do Setor de Feiras e Eventos e 5º Fórum do Setor de Feiras e Eventos acontecerá no Golden Hall – WTC Convention Center na Av. das Nações Unidas, nº 12.551. Mais informações do Encontro estão disponíveis no site: www.esfe.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *