Trilha Carrossel é o novo atrativo da Chapada dos Veadeiros

Para marcar o Dia do Cerrado, comemorado desde 11 de setembro com uma semana de atividades, a direção do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, no Distrito de São Jorge, em Alto Paraíso (GO), reservou este sábado (15) para inaugurar a Trilha Carrossel. O novo atrativo será aberto à visitação pública no domingo (16). A trilha leva até a cachoeira Carrossel, mais uma do rio Preto, até então intocada, dentro da unidade de conservação.

O atrativo tem um novo trecho de trilha integrado aos já conhecidos circuitos dos Saltos e Corredeiras. A caminhada de 4,5 km apreciando as belas paisagens do cerrado conta com mirantes de contemplação da natureza e cânion com pontos de banho, além de vias de escalada esportiva. Já para a prática de canionismo no rio Preto, que será permitido na nova trilha, o visitante deve procurar uma agência cadastrada para esse tipo de aventura.

Para o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, a estruturação de produtos turísticos em áreas de conservação ambiental é uma grande oportunidade para o Brasil reposicionar sua imagem como destino de natureza e fazer jus ao título de país mais competitivo do mundo em Atrativos Naturais. “Precisamos mostrar ao mundo a beleza e a riqueza dos nossos parques. Para isso, temos que concretizar nosso potencial natural em atrações estruturadas para o viajante doméstico e internacional. Ao apostar cada vez mais fortemente no turismo como aliado, a Chapada dos Veadeiros fortalece sua marca de destino sustentável”, avalia Lummertz.

CONHEÇA – O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, que abre às 8h da manhã, recebe até 750 visitantes por dia. O turista pode entrar na área da unidade de conservação pelo acesso principal até o meio dia ou quando a capacidade de visitantes se esgotar. No Centro de Visitantes, o turista escolhe a trilha com destino ao atrativo desejado. O horário limite para retornar ao portão de acesso do parque é às 17h. A exceção é para a Travessia das Sete Quedas, trilha com 23 km que exige reserva prévia para pernoite no interior do parque. Todas as trilhas são sinalizadas e autoguiadas.

Fonte: ASCOM / MTUR