Transmissão ao vivo 24h do Parque Nacional Itatiaia é disponibilizada ao público

Gestão da UC instalou uma câmera a 2.584 metros de altitude, transmitindo ao vivo no Youtube

 

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em parceria com a SOS Mata Atlântica, implementou uma câmera no Parque Nacional do Itatiaia devido ao interesse do público em acompanhar a unidade, especialmente as montanhas e a temperatura local, que registra as mínimas no Brasil, chegando a -15°C. 

Criado em junho de 1937, o Parque Nacional do Itatiaia é considerado o primeiro parna do Brasil, situado na Serra da Mantiqueira, entre os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro. O território ocupa cerca de 28.086 hectares, nos quais, em diversos pontos do parque, já foram instaladas câmeras que monitoram incêndios. Atualmente, uma foi disponibilizada ao público. A câmera está localizada em uma área de montanhas e elevações rochosas, oferecendo uma visão privilegiada localizada no ponto mais alto do Rio de Janeiro, o Pico das Agulhas Negras. 

Na parte alta do Itatiaia, encontram-se campos e vales suspensos, berço de vários rios, abrangendo 12 importantes bacias hidrográficas. Embora a transmissão ao vivo seja uma novidade, o intuito da instalação é promover o parque e aumentar o número de visitantes para conhecer as demais atrações da região, como trilhas, cachoeiras e montanhas.   

Felipe Cruz, gestor do Parque, afirma que “a transmissão ao vivo também inclui a temperatura em tempo real. Por enquanto, não há outras câmeras abertas ao público, mas novas liberações podem ser consideradas no futuro, dependendo dos resultados do teste e demanda do público.” Para acessar a transmissão, basta acessar o seguinte link.