Foto: Divulgação

Serra da Capivara inaugura Museu da Natureza

O complexo oferecerá aos visitantes uma imersão pela história natural da região.

O Parque Nacional da Serra da Capivara inaugurou ontem (18) o Museu da Natureza, no município de Coronel José Dias. O complexo oferecerá aos visitantes uma imersão pela história natural da região, reunindo conteúdo histórico que remete da criação do universo até o surgimento da raça humana e seus impactos no meio ambiente.

Com uma estrutura arquitetônica em formato de caracol, o espaço conta com exposição de fósseis encontrados na região. São exemplares materiais e virtuais de preguiças gigantes, ursos e outros seres dentre eles de dinossauros e animais da megafauna organizados em ordem cronológica, que passam uma noção real de como era a vida nos primórdios.

A exposição de maneira ilustrativa e interativa como a região da Serra da Capivara e o nordeste brasileiro testemunharam as grandes mudanças climáticas e territoriais. Por meio da tecnologia, o visitante tem possibilidade de conhecer como a paisagem e os seres vivos se transformaram no decorrer dos milhares de anos. São painéis, retroprojetores, som ambiente e até um simulador de asa delta disponíveis para retratar a natureza do parque e sua relação com o planeta. Ao todo, são 12 salas com exposição.

A estrutura do Museu, em formato de espiral, reproduz uma forma comumente encontrada na natureza. Folhas, conchas e outras estruturas orgânicas possuem a espiral em sua composição. A estrutura do complexo foi planejada para a sustentabilidade. Todo o sistema elétrico e hidráulico possui tecnologia sustentável.

O Museu da Natureza oferece uma visão panorâmica dos paredões da Serra da Capivara e ficará aberto de quarta a domingo – das 13h às 19h. A obra prevista para ter 4 mil m² de área construída na área do parque tem uma vista para a Pedra Furada, uma formação rochosa com furo. A obra é financiada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), e o projeto desenvolvido pela Fundação do Museu do Homem Americano (Fumdham).

Sobre o Parque Nacional da Serra da Capivara
O Parque Nacional da Serra da Capivara, unidade de conservação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), foi criado em 1979 como a primeira de uma série de medidas para evitar que a área continuasse vulnerável à exploração de caçadores e madeireiras. São 130 mil hectares (quase o tamanho de Teresina, a capital do Piauí), abrigando a maior concentração de sítios pré-históricos do país. São principalmente pinturas rupestres realizadas pelos povos que viveram na região há 100 mil anos. O parque possui 1.220 sítios arqueológicos e foi declarado pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura) Patrimônio Cultural da Humanidade.

Serviço
Museu da Natureza
Aberto de quarta a domingo
Horário das 13h às 19h