Igreja Santa Rita de Cássia em Santa Rita de Jacutinga (MG). Crédito: MTur

Semana Santa: mais de três milhões de viagens serão realizadas no país

Feriado vai atrair, ainda, 230 mil turistas internacionais ao Brasil, de acordo com levantamento feito pelo Ministério do Turismo

A Semana Santa e os feriados da Paixão de Cristo e Páscoa estão entre um dos maiores momentos religiosos do Brasil e atraem milhões de pessoas para participar das celebrações de fé. Dados do Ministério do Turismo apontam que o período vai impulsionar 3,4 milhões de viagens domésticas e atrair 230 mil turistas internacionais ao país.

Em 2018, a festa religiosa será celebrada entre os dias 25 de março a 01 de abril. Os municípios já se planejam para realizar grandes eventos e narrar história da morte e ressureição de Jesus, símbolo do cristianismo. Além de ser momento para demonstração de fé, a data também é favorável para quem quer aproveitar os dias de descanso e relaxar na natureza, curtir festivais, conhecer um destino diferente ou aproveitar para degustar os chocolates produzidos para a Páscoa.

Com o intuito de fornecer informações mais detalhadas sobre os eventos brasileiros, o Ministério do Turismo desenvolveu o Calendário Nacional de Eventos, site que compila festividades de vários tipos que acontecem todos os meses nos municípios do país. Com a ferramenta, o turista conta com uma importante fonte de consulta para conhecer a cultura do Brasil e se programar mais e melhor para viajar.

O site tem a colaboração de secretarias estaduais e municipais de turismo, além de organizadores de eventos, que enviam a descrição das festividades para a área técnica do MTur, responsável por avaliar os dados e disponibilizá-los no sistema. Atualmente, só para o período da Semana Santa, o Calendário já registra 75 eventos, número que pode ser ampliado conforme o envio de informações vai aumentando.

ROTEIROS DE FÉ – Não vão faltar destinos para quem quer passar a data relembrando o sacrifício de Jesus, pois os estados do Pará, Rio De Janeiro, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Paraíba e Mato Grosso do Sul registram no Calendário eventos voltados para apresentações sobre a Paixão de Cristo. No município Brejo da Madre de Deus (PE), por exemplo, acontece uma das maiores encenações do Brasil remetentes ao tema.

O teatro da Paixão de Cristo é realizado há 50 anos no agreste pernambucano, na cidade cenográfica de Nova Jerusalém. Ele atrai 250 mil turistas do Brasil e do mundo, injeta R$ 200 milhões na economia local e cria 1.500 empregos diretos. “Além de incentivar e demonstrar as tradições religiosas do nosso povo, esses eventos são importantes motes para o desenvolvimento de muitos municípios, pois é nessa época que eles recebem a visita de turistas e incrementam a renda local”, ressalta o ministro do Turismo, Marx Beltrão.

Quem deseja curtir o feriado de outra forma também pode buscar no Calendário outras festividades como o Festival do Chocolate, em Petrópolis (RJ) e o Chocopraia, em Cidreira (RS), que vão oferecer turismo gastronômico por meio das delícias do cacau e chocolates feitos especialmente para a Páscoa.

Os aventureiros podem se programara para curtir trilhas em Breu Branco e Uruará (PA), que serão feitas a pé ou em motocicletas. Já para o turista amante de adrenalina, a dica é aproveitar o Moto Rock Festival, em Piraju (SP) ou o Motofest, em São Bento (PB). Um feriado inesquecível será vivido ao som de shows de rock, apresentações com manobras de carro e exposição de motos raras.

Fonte: MTUR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *