Sancionada lei e museu da escravidão pode ser lançado no Dia da Abolição

Após a inclusão do Cais do Valongo na lista de Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o Museu da Escravidão Negra no Brasil pode sair do papel. A lei que define diretrizes para construção do espaço foi sancionada na última semana pelo governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão.

Ficou estabelecido que o novo museu será centro de referência para estudos sobre a contribuição da população negra para o desenvolvimento do estado. O objetivo é incentivar e contextualizar estudos sobre o período, além de formar professores.

“Será um local para as pessoas buscarem a verdadeira história da escravidão”, disse o deputado Geraldo Pudim (MDB), que liderou a aprovação da lei. “A África foi a mola propulsora do nosso desenvolvimento e isso é uma coisa escondida.”

Segundo o deputado, expectativa é que a pedra fundamental do museu seja anunciada em 13 de maio, aos 130 da abolição no Brasil – último país a acabar com a prática na América.

“É preciso difundir o horror desse período, em termos de violência, de tortura, de estupros e da absoluta negação da humanidade a um grupo de pessoas que logo depois passou a constituir a maioria da população e, por isso mesmo, houve uma série de políticas para acabar com ela”, disse.

O acervo do novo museu deve ser inicialmente composto por peças de religiões de matriz africana. Tais peças, apreendidas de coleções nos ano 20 e tombadas ao Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), estão sob a guarda da Polícia Civil, e inacessíveis ao público

Arquivos históricos e coleções, fotografias, documentos, pinturas e utensílios que possam reconstituir a história e costumes dos descendentes de africanos também devem ser expostos. É possível que o acervo levantado nos últimos anos pela Comissão Estadual da Verdade da Escravidão Negra, da Ordem dos Advogados do Brasil, seja incorporado, disse Humberto Adami, presidente da comissão.

Museu da Escravidão e da Liberdade
Duas opções de endereço do Museu da Escravidão e da Liberdade estão em estudo. Uma delas é que seja montado na antiga sede do Museu da Imagem e do Som, no centro, e a outra é no Centro Cultural José Bonifácio, na zona portuária, próximo ao Valongo, onde estão outros importantes sítios históricos.

O Centro Cultural José Bonifácio, no entanto, pertence à prefeitura, que estabeleceu o local como sede provisória do Museu da Escravidão e da Liberdade (MEL) que recebeu a primeira peça há um ano, um cadeado de ferro utilizado em senzala de fazenda no Vale do Café.

A Secretaria Municipal de Cultura informou que não foi consultada pelo governador do estado para abrir o museu. Segundo assessores, a pasta quer transferir o MEL para o Armazém Central de Docas D. Pedro II, hoje ocupado pela organização não governamental Ação Cidadania, em homenagem ao sociólogo e ativista dos direitos humanos Herbert José de Sousa, o Betinho. Ali, devem ser expostas cerca de 500 peças retiradas das escavações do cais.

“O que nos pretendemos, na verdade, é unir os dois projetos de museus”, disse o deputado Pudim. Segundo ele, para abrir o novo museu serão necessários cerca de R$ 300 mil após a definição da sede. A lei aprovada pela Alerj, cujo projeto inicial incluía fonte de receitas, como as loterias, não prevê orçamento próprio para a iniciativa.

Acervo
O secretário especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Juvenal Araújo Júnior, disse que apoia a criação do museu nos moldes dos memoriais do holocausto, na Alemanha, e pretende intermediar as negociações entre as secretarias estadual e municipal de Cultura. “Antes de mais nada, é preciso um projeto do museu”, afirmou.

À Agência Brasil, Araújo Júnior disse que a prioridade é recuperar e catalogar as peças sagradas que estão sob a guarda da Polícia Civil. “Precisa ser dado tratamento técnico, por profissionais, fazer limpeza, restauração, catalogar, com especialistas. Vamos dar a elas o tratamento adequado, junto com o Iphan, esse é o primeiro passo.” Segundo o secretário, as peças estão mal-acondicionadas em caixas de papelão.

Para buscar recursos, a Seppir atuará na mobilização de órgão de governo, como o Iphan e o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), segundo o secretário, que destacou que há necessidade de parlamentares apresentarem emendas que permitam a abertura do museu.

Campanha

A campanha Libertem Nosso Sagrado, liderada por ativistas, religiosos, intelectuais e políticos, defende que as peças apreendidas no século passado saiam da guarda da polícia. Mãe Meninazinha de Oxum, do terreiro Ilê Omolu Oxum, estima que o acervo atual tenha cerca de 200 peças, entre imagens, búzios e instrumentos musicais.

A zona portuária, apesar da marcante presença negra na região, refletida em outros sítios históricos como a Cemitério dos Pretos Novos, a Pedra do Sal e a Casa da Tia Ciata não têm espaço dedicado à memória da escravidão, da diáspora e suas influências na sociedade atual, afirmam ativistas negros. Uma das críticas é que a região tem dois museus inaugurados recentemente, o Museu de Arte do Rio (MAR), voltado à valorização histórica do Rio, e o Museu do Amanhã, de ciência naturais.

Créditos: EBC
Link: < http://agenciabrasil.ebc.com.br/cultura/noticia/2018-01/inauguracao-de-museu-sobre-escravidao-no-rio-marcara-130-anos-da-abolicao >

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *