Queijos brasileiros se destacam entre os melhores do mundo

A iguaria alcançou novamente reconhecimento internacional, dessa vez pelo ranking melhores queijos do mundo desenvolvido pela Teste Atlas

 

Agastronomia brasileira possui sabores incomparáveis que percorrem a cultura e história do país. Os nossos queijos são iguarias conhecidas pelo mundo inteiro entre os melhores e, além do sabor, fornecem uma lista de vitaminas como: A, B2, B9, B12, D. Há milhares de sabores, como mussarela de búfala, brie, camembert, provolone, gorgonzola, cottage, ricota, prato, parmesão, edam, estepe, meia cura, coalho, entre outros.

Essa iguaria típica alcança prêmios internacionais que atestam o reconhecimento e a produção no país. E mais uma vez três queijos brasileiros foram destaque no ranking da Teste Atlas de “Best Rated CHEESES in the World” (Melhores Classificados QUEIJOS no mundo).

É claro que o queijo Canastra estaria nesse ranking. Em 11ª posição, essa iguaria é reconhecida pela sua maciez com um sabor levemente ácido e ligeiramente picante. Originário da região da Serra da Canastra no estado de Minas gerais, o queijo é feito de leite de vaca cru e passa por um período de maturação de 21 dias, alguns chegando a até por 40 dias. O queijo sempre esteve presente na história do país, sendo, antigamente, utilizado como presente para os “nobres” que visitavam o Brasil.

Em 39ª posição está o Queijo Coalho, desenvolvido por meio da maturação do leite de vaca tradicional do Nordeste brasileiro. Esse quitute possui uma forte característica, sua textura é firme e ao mesmo tempo elástica e possui uma cor ligeiramente amarelada. Os brasileiros costumam degustar o Coalho em palitinhos, inclusive, na praia, pela capacidade de resistir a altas temperaturas e derreter de maneira única. Um sabor sem igual que une o salgado ao ácido, podendo ser grelhado e polvilhado com orégano.

Também macio, mas esponjoso, o Queijo Minas está presente no Brasil inteiro. Essa deliciosa construção do leite cru de vaca, levemente salgado com maturação e utilizado em todos os tipos de receitas brasileiras, conquistou o 94º lugar no ranking da Teste Atlas. Geralmente degustado pelos brasileiros em lanches, o queijo combina com tudo, entre filés, aperitivos, frutas, saladas e sobremesas, casando perfeitamente com goiabada no clássico Romeu e Julieta. Além de harmonizar perfeitamente com cervejas de trigo leves.

PARA RELEMBRAR – Pensou que acabou? O queijo brasileiro Dolce Bosco, fabricado em Joanópolis (SP), trouxe para o Brasil, recentemente, outro prêmio internacional e a medalha de prata pelo 2º lugar no Mundial do Queijo. O festival que aconteceu em São Paulo avaliou mais de 1,1 mil itens do Brasil, Bélgica, México, Panamá, Estados Unidos, Portugal, Espanha, França, Itália, Suíça, Inglaterra e País de Gales.

EXPERIÊNCIAS DO BRASIL RURAL – Projeto do Ministério do Turismo (MTur), o Experiências do Brasil Rural já passou por várias partes do interior de todo o país fortalecendo o turismo rural de base comunitária. Em várias rotas do projeto foi ressaltado a importância da produção do queijo, alimento importante para o desenvolvimento da economia regional e para fortalecimento do turismo gastronômico, entre eles a Rota do Queijo Terroir Vertentes (MG); Rota Gourmet da Serra da Mantiqueira (MG); Terra Mãe do Brasil, Seus Caminhos, Segredos e Sabores (BA); Caminhos do Campo (SC); Ferradura dos Vinhedos (RS) e outros.