Problemas comuns em voos: como resolvê-los?

Com o grande aumento de voos e mais pessoas viajando de avião, é claro que a possibilidade de acontecerem problemas com as companhias aéreas também aumentam. Dentre os mais comuns temos os cancelamentos, extravios de bagagem, overbooking e outros.

O número de queixas feitas por clientes que acabam recorrendo a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) atrás de seus direitos tem aumentado ano a ano e uma das principais queixas se relaciona ao temido atraso de voo.

O site AirHelp ajuda a esclarecer os direitos de passageiros que tiveram seus voos atrasados ou até cancelados. Falaremos em mais detalhes abaixo sobre o que é obrigatório da parte da companhia aérea e como o passageiro deve proceder.

Falaremos sobre 5 situações que podem ocorrer em um voo, mas que poderão ser resolvidas facilmente.

Atrasos e Cancelamentos

Os atrasos e cancelamentos de voos que tem ocorrido ultimamente com grande frequência causam inúmeros transtornos aos passageiros. Contudo, tanto os atrasos como os cancelamentos muitas vezes independem da companhia aérea.

Muitas vezes uma programação de voo precisa ser alterada devido às condições climáticas, que podem até mesmo ocasionar o fechamento de um aeroporto. Também podem ocorrer problemas mecânicos de última hora, afinal os aviões são máquinas e estão sujeitos a problemas inesperados, necessitando uma manutenção.

Outras vezes devido a um atraso, a tripulação excede as horas de trabalho permitidas e precisa ser trocada por uma nova equipe.

Também por decisão da empresa aérea ao detectar uma ocupação muito baixa de sua aeronave decide transferir os passageiros para um voo mais tarde com o mesmo destino.

De acordo com a resolução da Anac as empresas aéreas são obrigadas a informar aos passageiros sobre os atrasos ou cancelamentos, dizer os motivos e dar alguma previsão de voo.

Caso o atraso ultrapasse uma hora, a empresa deverá oferecer meios de comunicação, se ultrapassar duas horas deverá fornecer alimentação e quando supere 4 horas, deve oferecer serviço de comunicação, alimentação, meios de locomoção e, caso necessário, acomodação.

Extravio de bagagem

Uma das principais causas do extravio de bagagem são as conexões. Na pressa de trocar de aeronave para não causar atrasos os funcionários acabam esquecendo-se de colocar todas as malas no porão do avião.

Outras falhas que ocorrem é o extravio da etiqueta da mala, o que impede sua identificação, ou a similaridade entre malas e um passageiro acaba levando a mala por engano.

Coloque sempre na parte de fora da mala o seu nome, endereço, e-mail ou telefone. Caso seja extraviada, dirija se imediatamente ao balcão da empresa aérea e preencha o Registro de Irregularidade de Bagagem (RIB).

Nesses casos o passageiro tem direito a exigir uma compensação financeira.

Overbooking

O overbooking é quando a empresa aérea vende mais passagens do que assentos disponíveis. Apesar de acontecer com bastante frequência esse procedimento é ilegal.

O passageiro que sofrer esse tipo de problema deve recorrer ao Procon e fazer uma reclamação. A empresa terá 10 dias para se manifestar frente ao orgão. O passageiro também poderá reivindicar seus direitos na justiça.

Desistência

Muitos não sabem exatamente os seus direitos ao desistir de uma viagem depois de ter comprado uma passagem.

Imprevistos acontecem e caso exista a necessidade de desistir da viagem é perfeitamente possível pedir o reembolso integral ou ao menos parcial. Isso irá depender de quando tenha comprado a passagem e das regras da companhia.

Excesso de peso

Consulte a companhia aérea antes de preparar suas malas, já que cada empresa tem os seus próprios limites de peso.  Ao ultrapassar o peso ou a dimensão estabelecida a empresa tem direito a cobrar excesso de bagagem. O valor pode variar de acordo com a quantidade de malas adicionais, peso e suas dimensões.

Em geral o passageiro tem direito a levar uma bagagem de mão de até 10kg e a franquia de bagagem a ser despachada com até 23kg. Mas saiba que o valor cobrado pode variar de acordo com a companhia aérea.