Por que Jalapão está crescendo como um destino turístico?

O turismo é uma atividade que permite conhecer numerosas atrações naturais e diferentes regiões com belas paisagens. Ao mesmo tempo, gera um intercâmbio cultural que permite conhecer a história das regiões, os hábitos das comunidades e os costumes típicos de seus habitantes.

Um dos lugares mais recomendados para visitar e percorrer é Jalapão, pertencente ao estado do Tocantins, que está dividido em quinze municípios. Portanto, se você quiser viver uma experiência única rodeado de incríveis maravilhas naturais, aqui você tem um destino ideal.

Se você estiver pensando em planejar suas férias em Jalapão, terá a informação mais completa sobre excursões, hospedagem, locais e meios de transporte recomendados para que seus cronogramas tenham a melhor organização.

Os lugares de aventura e natureza deste destino oferecem enormes atrações como cachoeiras, praias e rios, com uma vegetação exuberante que proporciona um entorno florestal de tranquilidade, ar puro e ritmo tranquilo para que você possa descansar e contemplar a beleza de uma das mais belas paisagens do Brasil.

Quais são as principais atrações de Jalapão?

A região possui um clima ideal para excursões e para desfrutar das atrações naturais ao ar livre. Neste sentido, uma das opções é o turismo de aventura através da prática de rapel e trekking. Assim, se você é fã de esportes em áreas naturais, adrenalina e ritmo, você encontrará o ambiente apropriado para praticá-los.

Você também poderá escolher as diferentes opções que fazem deste destino um dos mais procurados por milhares de pessoas. As propostas que o caracterizam como um local turístico em expansão são as caldeiras, cachoeiras, praias fluviais, mirantes e desfiladeiros.

Quanto às caldeiras, as mais populares e mais visitadas são Buriti, Buritizinho, Macaubas e Bela Vista. É uma área onde, desde nascentes subterrâneas, formam-se piscinas naturais que permitem curtir e relaxar de uma forma extremamente agradável.

O atrativo das cachoeiras é um fenômeno natural que desperta enorme admiração em todos os amantes da natureza. Neste território você poderá desfrutar das cachoeiras de Cortina, Urubu Rei e da Velha. Por sua vez, uma das mais impressionantes e conhecidas é a Cachoeira Formiga, cujas águas transparentes adotam tons turquesa onde você pode descansar e relaxar.

Se você preferir a praia e o contato com o litoral, a areia e o sol, as praias fluviais podem ser lugares ideais para desfrutar da água e nadar. As opções são Praia do Caju e Prainha do Rio Novo, com espaços extremamente tranquilos, com ambiente familiar e ideal para compartilhar com amigos, parceiros e entes queridos.

Quanto aos mirantes, você poderá visitar o Mirante da Serra do Espírito Santo e o Mirante da Serra da Catedral. Suas elevações proporcionam segurança e uma maravilhosa vista panorâmica da região e de suas incríveis paisagens naturais.

Se você é uma daquelas pessoas aventureiras que gostam de caminhar por trilhas exigentes entre colinas, elevações e declives, as gargantas e desfiladeiros deste belo território são excelentes locais para seu esporte favorito. Você poderá visitar o Canyon Encantado e o Sussuapara Canyon como as atrações mais visitadas do parque.

As melhores propostas de moradia e hospedagem

A região deste belo destino turístico que está em permanente expansão, é composta por oito municípios. Se você estiver procurando lugares para ficar, os municípios mais destacados e mais consultados são Ponte Alta de Tocantins, Lenhadores e São Félix do Tocantins.

Em qualquer um destes três municípios recomendados você poderá encontrar múltiplas opções de pousadas, que são os edifícios mais bem avaliados e equipados para receber com amabilidade, simpatia e atenção ao público turístico que escolhe Jalapão como seu destino preferido para descobrir seus encantos e belezas naturais.

As características mais marcantes de um destino turístico em expansão

Quando estiver avaliando opções de regiões para visitar e tornar suas férias uma realidade, as características do Jalapão reúnem um grande número de vantagens e benefícios que fazem dele um território predileto e positivo para receber você.

É um destino que combina ambientes naturais de cores intensas, vegetação abundante, estradas sinuosas de terra e areia, muita diversão e aventura. A região faz parte do Estado do Tocantins, sem saída para o mar, mas com rios, cachoeiras e nascentes rodeadas de areias brancas e dunas. Em sua vegetação também se encontram bananeiras, buritis e outras variedades de plantas e espécies típicas da região cálida do Brasil.

Nos últimos anos, tem havido um crescimento constante e dinâmico dos turistas. Em 2021 havia cerca de 60.000 pessoas que desfrutavam dos diversos passeios, pousadas e da gastronomia típica da região. Devido a sua geografia e locais rochosos, com encostas e cachoeiras, uma das recomendações mais importantes é viajar em veículos 4 x 4, considerando também que leva um tempo estimado de cinco dias para visitar este destino.

Uma das opções a que se pode recorrer é contratar pacotes turísticos que incluem transporte, hospedagem e alimentação. Você também pode fazer um calendário de excursões que inclui mais de um local em um dia, para poder curtir as paisagens típicas com sua bela flora e fauna regionais.

Nos pacotes de viagem você pode encontrar a combinação de voo e hotel, em alguns casos pode incluir seguro de viagem, traslados ao aeroporto e opções de passeios e atividades. Os benefícios de contratar um pacote são os descontos e as facilidades econômicas para administrar todas as questões indispensáveis da viagem no mesmo procedimento.

Em resumo, se você quiser conhecer uma bela região no estado do Tocantins pode visitar Jalapão para desfrutar de sua bela natureza que oferece opções para visitar cachoeiras, mirantes e praticar trekking, rapel e passeios de aventura.