Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) reconhece relevância da conservação dos Lençóis Maranhenses para a humanidade
governo brasileiro recebeu, com grande satisfação, a inscrição do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses na lista do Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A nomeação foi oficializada em 27 de julho, durante a 46ª Reunião do Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco, realizada em Nova Delhi, na Índia, com a participação do Governador do Maranhão, Carlos Orleans Brandão Júnior, e de representantes do Ministério das Relações Exteriores e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, representando o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.
O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses constitui área de beleza excepcional, com características geomorfológicas singulares de grandes proporções, sendo o único lugar do mundo onde existem dunas e lagoas de água doce formadas pela chuva. Os seus 155 mil hectares, inseridos na zona de transição dos biomas Cerrado, Caatinga e Amazônia, abrigam ecossistemas diversos e frágeis, como a restinga, o manguezal, a costa oceânica e o campo de dunas que ocupa dois terços de sua área total. O relatório aprovado pelo Comitê destacou, ainda, que a área se beneficia de sólido arcabouço legal e institucional com vistas à sua proteção permanente.
Com a inscrição do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, o Brasil passa a contar com 24 sítios na Lista do Patrimônio Mundial, oito dos quais são naturais. O Maranhão, em particular, soma um novo patrimônio à sua lista, uma vez que o Centro Histórico de São Luís foi reconhecido como patrimônio cultural da humanidade em 1997.
A ampliação dos sítios brasileiros na Lista do Patrimônio Mundial demonstra o compromisso do governo brasileiro com a preservação do patrimônio natural do país, com a valorização de sua natureza e de sua cultura e com a promoção do desenvolvimento sustentável.
Na cerimônia de recebimento do título, estavam presentes duas jovens lideranças de comunidades da região do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, enquanto representantes comunitários locais que endossam a inscrição e a identificam como um ganho ao povo brasileiro e, em especial, à parte dele que reside na região do Parque. O envolvimento das comunidades locais com o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é um dos aspectos que garantem a sua conservação.
“É muito importante a presença de jovens lideranças moradoras de comunidades da região Parque na cerimônia de seu reconhecimento, pois traz sentido ao título de Patrimônio Mundial e contribui para promoção do sentimento de pertencimento dos moradores locais à unidade de conservação, trazendo uma camada adicional de engajamento e proteção do Parque”, Cristiane Figueiredo, Chefe do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.
Galeria de fotos do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses: