Marco no sistema de unidades de conservação, unidade é considerada a primeira do Brasil
Sob uma baixa de temperatura recorde de menos nove graus, registrada na quinta-feira (13/06), o Parque Nacional do Itatiaia comemora seus 87 anos com uma agenda repleta de atividades nas principais atrações do parque.
A comemoração começa na sexta-feira (14/06), às 14h, no Centro de Visitantes, com cerimônia de abertura e apresentação das principais ações da gestão 2023/24, seguida de coquetel, bolo e quitutes. O evento é gratuito e a comunidade está convidada.
No sábado (15/06), a agenda começa cedo, às 8h, e se estende até a noite. Haverá palestras, exposições, food trucks, slackpark e, encerrando o dia, filmes ao ar livre. No domingo, haverá atividades de observação de aves, escalada e voos de parapente na rampa do Couto. (Veja a agenda abaixo.)
87 anos – Criado pelo então presidente Getúlio Vargas, em 1937, o Parque Nacional do Itatiaia é considerado o primeiro parque nacional do Brasil. Localizado na Serra da Mantiqueira, é distribuído entre os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. É uma das unidades de conservação mais procuradas por turistas. Em 2023, registrou visitação recorde com cerca de 150 mil visitantes.
Apesar disso, o parque tem inúmeros desafios, como o controle de incêndios, que vêm aumentando nos últimos anos, e a questão fundiária, já que o parque ainda tem 40% a ser regularizado. A gestão atual da unidade vem buscando diminuir esse percentual por meio de compra direta ou compensação ambiental. Este ano, 59 hectares foram regularizados.
Para a gestão desse patrimônio nacional, o chefe do parque, Felipe Cruz Mendonça, conta com cerca de 70 funcionários, entre servidores efetivos, temporários, equipe de manejo de trilhas, terceirizados e manutenção. Mas não abre mão de ampliar as parcerias junto às prefeituras locais, empresários e associações. “É bonito ver como o Itatiaia é abraçado pela sua comunidade do entorno. Sua consolidação foi se concretizando ao longo do tempo, trazendo para uma região que é o berço da industrialização do país a temática ambiental, que hoje faz cada vez mais sentido para a região, tanto do ponto de vista ambiental quanto do ponto de vista social e econômico”, afirma. “O aniversário do Parque Nacional do Itatiaia é um marco no sistema de unidades de conservação em razão de ser o primeiro parque do Brasil”, comemora.
AGENDA
Sexta-feira (14/06)
Centro de Visitantes
- 14h – mesa de abertura;
- 14h30 – credenciamento de novos condutores;
- 15h – Apresentação das ações da gestão do Parque Nacional do Itatiaia 2023/24;
- 17h – coquetel.
Sábado (15/06)
Palestras
- 8h – Corrida de montanha com Edvaldo Evolution e Chico Santos;
- 9h30 – Modalidade de escalada com Lucas Sato;
- 10h30 – Mountain bike com Silas Romanha;
- 11h30 – Resgate em áreas remotas com Marcos Padilha.
Oficinas
- 14h – Concentração na Itupi;
- 14h10 – Inauguração da trilha dos colonos;
- 14h20 – trail run e circutio Mont Serrat de moutain bike;
- 17h – Meios de fortuna na escalada com Lucas Sato.
Centro de Visitantes
- SlackPark;
- Foodetruck;
- Filme no telão 18h.
Domingo (16/06)
Parte baixa
- 6h – passarinhada com Silas Romanha;
Parte alta
- 7h – ataque ao cume;
- Revoada de parapente na rampa do Couto.