Vista da Praia do Rosa, localizada na divisa dos municípios de Garopaba e Imbituba, onde os principais atrativos são águas consideradas cinco estrelas pelo órgão ambiental do Estado e ondas quase perfeitas. A população do lugar chega a tripilicar nos meses do verão. Garopaba (SC). Foto: Christian Knepper *** Local Caption *** PT: Autorizado o uso exclusivo para divulgação do produto turístico brasileiro. EN: Exclusively authorized for promoting the brazilian tourist product.

Novo roteiro de ecoturismo permite observação de baleias francas em Santa Catarina

Iniciativa tem como objetivo incentivar turismo nos meses de julho a novembro em três cidades catarinenses

Todos os anos, entre julho e novembro, o litoral de Santa Catarina recebe visitantes diferentes, são as baleias francas que encantam os turistas com seu balé especial. É no estado que elas reproduzem e amamentam seus filhotes antes de seguir para a Antártida onde se alimentam. Para incentivar o turismo na região foi desenvolvido o novo roteiro de ecoturismo de inverno denominado de Rota da Baleia Franca e que é formada por três municípios – Laguna, Imbituba e Garopaba -, todos bem próximos à Florianópolis.

O roteiro, que percorre por meio de trilhas a Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca, é resultado de um projeto de desenvolvimento realizado pelo Sebrae/SC e reúne destinos de Ecoturismo que tem como princípios a sustentabilidade e a responsabilidade socioambiental. Com paisagens repletas de praias, lagoas, dunas, enseadas e baías que estão entre as mais exuberantes do mundo, a rota oferece também muitos atrativos para os amantes da aventura e dos esportes radicais, além de um impressionante patrimônio histórico e cultural.

“Este novo produto turístico contribuirá para diminuir a sazonalidade da região no período fora de temporada, fomentando o turismo no período de julho a novembro, o que impactará positivamente na sustentabilidade econômica dos municípios”, comenta Isabel Barnasque, coordenadora de Turismo Responsável Sustentável do Ministério do Turismo, sobre a importância do novo roteiro.

Todos os empreendedores ligados ao roteiro (hotéis, pousadas, operadores de turismo, turismo de base comunitária, biólogos, condutores ambientais) receberão um selo de identificação e capacitações do Sebrae em gestão, inovação, financeiro e empreendedorismo. Segundo a demanda turística internacional, do Ministério do Turismo, 12,8% dos visitantes estrangeiros procuram o país motivados por natureza, ecoturismo e aventura.

“Ao todo cerca de 100 a 120 animais visitam a costa de Santa Catarina todos os anos. Os animais adultos vêm acompanhados de seus filhotes para amamentar aqui”, conta a diretora do projeto Baleia Franca, Karina Groch. Localizado na praia de Itapirubá, o Projeto Baleia Franca, se dedica à pesquisa científica, monitoramento e proteção das baleias Francas do sul do Brasil. O Ministério do Turismo apresenta um pouco mais das cidades que integram a nova rota para observação das baleias franca no país:
Laguna

30_06_laguna
A cidade se destaca pelo conjunto de prédios em seu centro histórico, bem como pela famosa atividade da pesca interativa com botos. Uma comunidade de 50 botos auxilia os pescadores ao levarem as tainhas para as proximidades do barco e facilitar a pesca. A beleza natural dessa faixa litorânea também chama a atenção, especialmente nas praias do Cardoso, Cigana, Camacho e do Farol, onde está localizado o Farol de Santa Marta, um dos cartões postais do destino. Na cidade natal de Anita Garibaldi é possível ainda conhecer um pouco mais da vida da companheira do revolucionário Giuseppe Garibaldi.
Imbituba

30_06_praiadorosa2
Rodeado de belezas naturais, a cidade conhecida como “Capital da Baleia Franca”, possui nove praias paradisíacas, entre elas a Praia do Rosa, considerada uma das 30 baías mais bonitas do mundo. O visitante pode desbravar a beleza local em uma das muitas trilhas para caminhadas ou passeios à cavalo. As praias também são ideais para a prática de surf e windsurfe. Na cidade também concentra o Museu da Baleia Franca e os locais de melhor avistamento.
Garopaba

30_06_Garopaba
A natureza é o grande atrativo de Garopaba, que ainda conserva a tranquilidade e a religiosidade das antigas vilas de pescadores, em meio a praias de grande beleza natural. As mais conhecidas são as de Garopaba, Silveira, Ferrugem, Gamboa, Siriú e Ouvidor. Surfe, sandboard, mergulho, passeios de barco e voo livre são algumas das atividades que você pode praticar, assim como a fácil observação das baleias. Com a principal riqueza da cidade em suas águas, a pesca é a maior fonte de renda do município, que também desenvolve o turismo, as atividades agrícolas, comerciais e industriais aceleradamente.

30_06_2016_materia_baleia_franca_2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *