Novembro traz atrações que celebram a diversidade do país

Gastronomia, congressos, música e festas religiosas, além de eventos científicos, de dança e esportivos revelam um Brasil vibrante em todas as regiões

O Calendário Nacional de Eventos do Ministério do Turismo tem 170 eventos de diversos perfis registrados no mês de novembro. A ferramenta é utilizada por turistas como instrumento de planejamento de viagem, servindo como plataforma de divulgação dos destinos brasileiros com programação regional, nacional e até internacional.

No Brasil, as colheitas rendem boas festas que celebram a cultural local em torno da mesa farta, além de gerarem bons negócios. É o caso da Semana Internacional do Café, de 7 a 9 deste mês, em Belo Horizonte (MG). O evento é um encontro de cafeicultores, torrefadores, classificadores, exportadores, compradores, fornecedores, empresários, barristas, proprietários de cafeterias e apreciadores de um bom café.

No dia 11, Aquidauna (MS) realiza o Encontro de Comitivas. As comitivas boiadeiras se reúnem para retratar o cotidiano na condução do gado, além de conto de causos, mostra de traia de peão, apresentação musical e enfoque na culinária pantaneira. O evento fortalece o turismo na região com a valorização da cultura pantaneira e seu legado para a comunidade e visitantes. Os turistas podem provar a “comida de comitiva”, como o arroz carreteiro e o feijão tropeiro. Durante o evento também acontecem concursos de toque de berrante e de laço de boi parado.

No fim de semana de 9 a 11 de novembro, Salinópolis (PA) sedia o 4° Festival de Carimbó, com apresentações dos grupos locais e regionais da dança tipicamente paraense. No mesmo período, Poços de Caldas (MG) une a literatura ao jazz no Jazz Festival, com atrações que vão desde bate papos literários até oficinas musicais e grandes shows do estilo. No Nordeste, a data tem o X Campeonato Macuense de Kite Surf, em Macau (RN), que reúne praticantes nacionais e estrangeiros do esporte.

Já na semana que vai de 13 a 18 de novembro, Joinville (SC) será palco da 80ª Festa das Flores, que espera receber 100 mil visitantes. O evento, realizado desde 1936, é considerado o mais antigo do gênero no país e incorpora novidades anualmente. Oferece exposições, espaços de comercialização de orquídeas selecionadas e outras plantas, workshops sobre cultivo de flores, mostra de paisagismo e oferta de serviços, produtos e alimentos artesanais, movimentando o turismo local.

De 15 a 18 será a vez da Ultra Trail Marathon Chapada Diamantina (BA). A corrida vai passar por belas paisagens do parque natural: travessias de rios, cachoeiras, lajedos e montanhas até Mucugê, cidade histórica tombada pelo Iphan. Na sequência, outro evento para turistas fitness: nos dias dias 17 e 18, a ilha de Marajó (PA) realiza o 2º Desafio Marajó Marathon, com largada no mercado de Soure e dois percursos de 60 km e 110 km pelos campos do Marajó.

São Paulo, a grande capital de eventos do Brasil, promove o Salão do Automóvel de 8 a 18 de novembro. É o quarto maior do gênero no mundo e atração de forte impacto econômico, com a presença de todas as marcas de automóveis comercializadas no Brasil. O destaque vai para modelos que estarão em breve no mercado.

De 20 a 25, Campina Grande (PB) festeja o 23º Campina Motofest. O encontro internacional recebe motociclistas de mais de 500 moto clubes e amantes desse estilo de viajar, que participam de shows de rock e exposições de veículos antigos, entre outras atrações. A megaestrutura do evento é montada no Parque do Povo, principal praça da cidade.

Em Canoas (RS), o último final de semana do mês está reservado para o 8º Festival Canoas Jazz. De 23 a 25 de novembro, o evento leva nomes de destaque da cena musical brasileira à cidade, projetando o destino, atraindo seguidores do gênero musical e movimentando o turismo na região da Grande Porto Alegre.

Para o coordenador geral de Produtos Turísticos do MTur, Cristiano Borges, o calendário destaca a força geradora de empregos e renda pelo segmento de eventos no Brasil. “O calendário é colaborativo e as informações são validadas com o apoio das secretarias de turismo dos estados e municípios. Essa atuação conjunta reforça a importância dos eventos na promoção dos destinos turísticos de todo Brasil”, conclui.

 

Fonte: ASCOM / Min. do Turismo