Maior boulevard turístico do Nordeste será na Paraíba – Governo do Estado lança edital para construção

O Governo do Estado, através da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba – CINEP, lançou um edital de licitação para a construção do Boulevard dos Ipês – uma grande via pública, com 700 m de extensão por 33 m de largura e cerca de 20 mil m² de área construída, que ligará o Centro de Convenções a praia, região do Polo Turístico Cabo Branco. O projeto total, que reunirá elementos culturais, tecnologia e sustentabilidade prevê um investimento inicial de R$ 11 milhões. Após a contratação da empresa através de licitação, a previsão é que as obras iniciem em fevereiro de 2023.

De acordo com o diretor presidente da CINEP, Rômulo Polari, essa é mais uma ação relacionada ao Polo Turístico Cabo Branco, visando a construção do maior boulevard turístico do Nordeste.

“O Boulevard representará um dos maiores produtos turísticos do Nordeste. Será a maior referência urbanística de tecnologia e sustentabilidade para turistas nacionais, internacionais, como também para os próprios paraibanos” – enfatiza Rômulo.

O Boulevard dos Ipês é um dos frutos do Masterplan, projeto contratado pelo Governo do Estado em 2021 para estudar e planejar de maneira sustentável e assertiva a área que compõe o Polo Turístico Cabo Branco. Ao todo ele contempla projeto executivo de urbanização, projeto executivo de mobilidade urbana, paisagismo, urbanização do Parque das Trilhas, escola de gastronomia, hotelaria e idiomas e Vila dos Pescadores.

Cultura e sustentabilidade

O Boulevard dos Ipês, a grande e principal avenida do Polo Turístico Cabo Branco, terá como inspiração em seu traçado e arquitetura elementos do movimento armorial, liderado pelo dramaturgo, pintor e escritor paraibano Ariano Suassuna.

Ao longo da grande avenida, o paisagismo será elaborado com espécies nativas, respeitando a flora original. Dentre essas espécies, serão plantadas quase 100 mudas de ipês coloridos, que segundo especialistas irão florar ao longo de todo ano. O sistema de irrigação será automático, com água de chuva e redução programada do consumo de água.

Ainda com relação a sustentabilidade, as vias do Boulevard do Ipês serão executadas com piso intertravado, que contribuem para a redução do aquecimento e ilha de calor, além de permitir absorção da água pelo solo natural. Para as áreas do deck serão utilizadas madeiras ecológicas e plástico reciclado. Quanto a iluminação, as lâmpadas serão todas e Led, com baixo consumo energético.

Nesta primeira etapa será realizada a parte de infraestrutura, que inclui terraplanagem; pavimentação; abastecimento de água; esgotamento sanitário; drenagem pluvial; sinalização; iluminação pública; rede elétrica; sistema viário e de monitoramento. Além disso, será realizada a construção do monumento principal e as duas fontes.

No total, o projeto inclui 18 equipamentos, dentre eles um museu; anfiteatro; playground; mirante, jardim sensorial, além de uma área destinada ao apoio ao ciclista; bicicletas públicas e patinetes elétricos.

Também integrado ao projeto, o Polo Turístico Cabo Branco contará com o Espaço Paraíba, que apresentará o turismo, a cultura, o artesanato, a gastronomia e as comunidades tradicionais, movimentando e atraindo turistas não só para João Pessoa, como também para as demais regiões da Paraíba. A ação estará conectada com o Plano de Desenvolvimento do Turismo da Paraíba 2022 a 2030 anunciado no dia 18 de outubro, contemplando os 68 municípios que fazem parte dos 12 fóruns de turismo da Paraíba.

“Em virtude da amplitude do projeto, em especial ao incremento de leitos (com potencial para quase 15 mil novos leitos), iremos atuar fortemente na capacitação de mão-de-obra associada à prestação dos serviços turísticos vinculados ao projeto. Para isso, o governo irá implantar na região um complexo de capacitação que abrigará uma escola de gastronomia, serviços de hotelaria (camareira, garçons, recepcionista, barman, etc.) e idiomas instrumental para o turismo. Com isso, além de integrar toda a comunidade do entono no projeto, pretende-se manter a excelência na qualidade da prestação dos referidos serviços e, por conseguinte, do projeto como um todo. Como se vê, o primeiro distrito turístico criado por lei do Brasil está sendo pensado nas três dimensões do E.S.G. (Environmental, social, and corporate Governance) e será referência nacional nessa temática” – explica Rômulo Polari.

https://www.youtube.com/watch?v=7qENFx5_EI4

 

Polo Turístico Cabo Branco – novos lotes disponíveis em edital

Paralelo ao edital de licitação para a construção do Boulevard dos Ipês, o Governo do Estado também está com edital vigente para a concessão de três novos lotes hoteleiros (com área entre 3 e 10 ha) e um para um complexo que abrigará área comercial, bares, restaurantes e equipamentos temáticos (parque dos dinossauros, museu de cera, etc.), com uma área de aproximadamente 16 hectares.

“O Polo Turístico cabo branco é um conjunto planejado de equipamentos que conjuntamente darão sustentabilidade ao negócio ali proposto. Um grande centro de convenções (já em operação); uma grande área comercial, um parque ambiental com 578 hectares, uma área para um parque aquático, além da área para os hotéis formarão um grande conglomerado de atração turística, desde o turismo de eventos, negócios, de lazer, de aventura, do ‘verde’, de sol e mar, de visitação de parques temáticos, enfim, todos se revezando entre alta e baixa estação, garantindo um fluxo continuado de turistas ao local” – comenta Polari.

Norma de Multipropriedade para o Polo

Outra boa notícia aos investidores relacionadas ao Polo Turístico Cabo Branco é que em agosto deste ano o Governo do Estado assinou uma norma de multipropriedade exclusiva para o seu complexo. Com essa medida, a Paraíba se torna o primeiro estado brasileiro com regras especificas voltadas ao incentivo à multipropriedade, dentro de um distrito industrial de turismo.

“Em outros municípios brasileiros existem normas voltadas à multipropriedade, mas aqui ela está inserida dentro de um distrito turístico. E isso é único.” – enfatiza Juan Carlos de Almeida, coordenador jurídico da Cinep.

De acordo com Rômulo, todas as regras associadas ao Polo Turístico Cabo Branco estão consolidadas em normativos próprios, divulgados no site da Cinep, visando a transparência e segurança jurídica ao investidor.

 “Estes normativos estão alinhados ao que há de mais moderno e atual, que efetivamente é praticado pelo mercado do segmento. Não foi diferente com a multipropriedade, que é uma realidade no atual no mercado de hotelaria a nível de brasil. Modelo de negócio que hoje já se encontra efetivamente absorvido e com previsão expressa em nossos normativos”.

Segundo Juan Carlos, a Cinep dialogou com o mercado para entender os principais desafios de quem trabalha com multipropriedade e através da norma os investidores terão a segurança jurídica que precisam para iniciar o seu empreendimento neste segmento na Paraíba.

“A medida tem dois objetivos principais: afastar o aventureiro, que é aquele que não quer realmente se implantar e procura apenas prospecção imobiliária; como também incentivar quem de fato quer investir em grandes projetos como o nosso. A norma foi discutida com os principais players desse mercado e ela, sem dúvidas, era bastante aguardada, principalmente para proporcionar essa segurança jurídica para quem tem interesse em investir no Polo Turístico Cabo Branco”.

Fonte: Cinep Asscom/PB