Governo do Estado do RJ investe R$ 12 milhões na reforma de Feirinha do Alto em Teresópolis

A Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro (EMOP-RJ) iniciou as obras de reforma geral da Praça Higino da Silveira, onde funciona desde 1973 a tradicional Feirinha do Alto, em Teresópolis. As melhorias alcançarão todo o perímetro da praça, estação de ônibus, coreto, mercado, praça de alimentação e pórticos. Na obra, o Governo do Estado está investindo R$ 12,9 milhões. O prazo de execução é de 180 dias e a previsão é que seja concluída em janeiro de 2023.

Com o objetivo de oferecer conforto e acessibilidade aos portadores de deficiência visual, a praça receberá a aplicação de piso podotátil direcional e de alerta. Os jardins terão forração de grama e cercas vivas, com arbustos, e protetora no entorno dos canteiros e jardineiras. Também serão instalados bancos e mesas de concreto, além de brinquedos para criança como balanço, escorrega e gangorra.

Entre os serviços que estão sendo executados pela EMOP-RJ, o local será beneficiado com a implantação de uma nova rede de drenagem e pavimentação em concreto dos pisos, incluindo os que serão colocados nas quadras de esporte e de patinação.

Na quadra esportiva estão previstas novas traves para futebol de salão, estrutura para basquete em acrílico, redes de nylon para futebol de salão e voleibol, além da colocação de postes e tubos em ferro galvanizados. As instalações elétricas terão fiação subterrânea, novos disjuntores, interruptores, postes com lâmpadas em LED, luminárias e tomadas próximas das barracas. Na parte hidrossanitária serão instalados novos lavatórios com torneiras, bacias sanitárias, mictórios e ralo sanfonado nos banheiros.

O objetivo da reforma na Praça da Feirinha é oferecer um espaço mais qualificado à população da região, além de atrair mais turistas para o município, gerando renda e incentivando o comércio local.

As obras estão sendo executadas com recursos do Tesouro, provenientes do leilão da Cedae.

A Feirinha de Teresópolis, também conhecida como Feirarte, é um importante polo de desenvolvimento do estado. Com mais de 700 expositores, é considerada a maior feira de artesanato do Rio de Janeiro.