Crédito: Divulgação/Daniel Zimmermann

Festival Gastronômico de Pomerode (SC) acontece de 7 a 24 de julho e se inspira em receitas de famílias da Rota do Enxaimel

Chefs e moradores da localidade premiada recentemente pela ONU trocaram experiências gastronômicas e o resultado poderá ser conferido pelo público

A comida conta histórias. Através dos ingredientes é possível olhar para o passado, registrar o presente e apontar para o futuro. No Festival Gastronômico de Pomerode (SC) será possível vivenciar estas três experiências. No evento, que acontece de 7 a 24 de julho, os visitantes poderão passear pelos sabores da Rota do Enxaimel, vila eleita pela Organização das Nações Unidas (ONU) uma das melhores do mundo para o turismo aliado ao desenvolvimento sustentável. O tema desta edição será Sabores de uma Rota Premiada.

Os 12 restaurantes participantes se conectaram a famílias que vivem na localidade para desvendar os segredos gastronômicos dos antepassados que construíram as edificações. Os chefs e moradores mergulharam nos ingredientes e técnicas e, a partir desse compartilhamento, foram criados os pratos que serão destaques desta edição.

A coordenadora da pesquisa que construiu o menu do evento, Eliana Czaschke, comenta que a escolha pelo tema conecta a história das famílias com o atual momento de reconhecimento da Rota do Enxaimel. “A gastronomia afetiva e familiar ganhou muita força nos anos de pandemia. O Festival Gastronômico de Pomerode é o momento perfeito para olharmos para dentro das nossas casas e buscarmos inspiração. No caso do tema deste ano, as próprias construções ainda agregam um valor inestimável a esse contexto”, explica.

Além dos pratos inspirados nas famílias da Rota do Enxaimel, os restaurantes ainda servirão clássicos dos seus menus e pratos que todos os anos são esperados pelos visitantes.

O Festival Gastronômico de Pomerode é realizado pela Associação Visite Pomerode (Avip). Para o presidente da entidade, Manfredo Goede, essa será uma edição muito especial. “Depois de dois anos, estamos retomando o evento valorizando o que temos de mais importante: a relação autêntica com a cultura da cidade, que é vivenciada pelos moradores e valorizada pelos visitantes. Isso, somado ao aconchego diante de dias frios, tornará a edição de 2022 muito especial”, comenta.

Mais informações estão disponíveis no Instagram @festivalgastronomicopomerode.