Esalq sediará atividades do Congresso Brasileiro de Turismo Rural

Décima primeira edição do evento será realizada na Escola Superior de Agricultura de Luiz de Queiroz, em Piracicaba

Entre 25 e 27 de setembro, a cidade de Piracicaba receberá o evento bianual XI Congresso Brasileiro de Turismo Rural (CBTR). Em 2019, a iniciativa ocorrerá na Escola Superior de Agricultura de Luiz de Queiroz (Esalq), da Universidade de São Paulo (USP).

As atividades ocorrerão das 8h às 19h, no Anfiteatro do Pavilhão Engenharia. O CBTR é dirigido a estudantes de Turismo, Geografia, Sociologia, Administração, Arquitetura, Engenharia Civil, empreendedores rurais e profissionais e pessoas interessadas no assunto.

Programação

A programação contemplará um conjunto de atividades, entre palestras, mesas, relatos de experiências, apresentações artísticas, mostra de produtos e serviços de turismo rural e lançamento de livros.

Segundo especialistas, o turismo, atrelado ao meio rural, tem se transformado em uma importante atividade econômica e cultural. Com isso, surgem diversas ações e demandas atreladas a políticas públicas, sustentabilidade, preservação do patrimônio, educação ambiental, gastronomia e novas tecnologias.

O evento é uma realização da Esalq, Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq), Instituto Brasil Rural, com apoio do Cepea, Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo (SemacTur) e Pecege.

Abordagens:

O tema desse ano é “Turismo Rural e Territórios Criativos”. Os debates estarão inseridos nos seguintes Grupos de Trabalho:

– GT1: Indicação Geográfica, Denominação de Origem (selos de qualidade) e Turismo Rural
– GT2: Políticas Públicas, Legislação no campo e redes no Turismo Rural
– GT3: Comunicação, novas tecnologias e Temas Emergentes no Turismo Rural
– GT4: Inovações agroalimentares e turismo rural
– GT5: Turismo Equestre, iniciativas inovadoras do setor em espaço rural
– GT6: Cultura, Patrimônio e Gastronomia no Espaço Rural
– GT7: Turismo Pedagógico e Educação Ambiental no Campo
– GT8: TR e Ambiente

Fonte: Gov. do Estado de São Paulo