Divulgação Foyer Teatro Imperial
Divulgação Foyer Teatro Imperial

Descobrindo Petrópolis no Inverno

Com a chegada do inverno, dia 20 de junho, a região serrana do Rio de Janeiro se torna o destino ideal para quem busca experiências culturais e históricas, além de paisagens deslumbrantes

  1. Visita ao Teatro Imperial

– Roteiro: Conheça a majestosa arquitetura do Teatro Imperial, um dos principais símbolos culturais de Petrópolis que acaba de ser revitalizado pela Natureza Produções. Explore os bastidores, aprenda sobre sua história e desfrute de uma apresentação teatral ou musical.

Confira as datas das próximos espetáculos do Teatro Imperial:

  • 22 de junho – Kwesny e Daniel Lopes (Stand up) – Classificação 16 anos;
  • 30 de junho – Bluey no Teatro (Teatro Infantil) – Classificação livre;
  • 12, 13 e 14 de julho – O Figurante, com Mateus Solano (Teatro) – Classificação 14 anos;
  • 26 de julho – Flores Astrais: Tributo aos 50 anos de Secos e Molhados (Show) – Classificação livre;
  • 27 de julho – Gio Lisboa Medonho (Stand Up) – Classificação 16 anos;
  • 03 e 04 de agosto – Marcelo Serrado: Um Pai de Outro Mundo (Comédia) –  Classificação 12 anos;
  • 24 de agosto – Gato Galáctico: Aventura Prismágica (Teatro Infantil) – Classificação livre;

Outra dica é visitar uma das sessões do Cine Teatro Imperial, projeto criado pelos gestores Sabrina Korgut e Paulo Lopez, que permite ao público assistir um filme de uma forma rara para os dias de hoje. Com a recuperação da antiga cabine de projeção e da reativação das máquinas de projeção modelo ELTON IV, a exibição em 35mm, considerada pelos amantes da sétima arte a mais tradicional da história do audiovisual, pode ser vista por meio de sessões gratuitas ao público, com distribuição de pipoca. As datas, horários e filmografia serão sempre divulgadas pelas redes sociais do Teatro e todas as sessões de cinema são gratuitas e com acessibilidade em Libras. Próxima sessão acontece dia 19 de junho.

  1. Passeio pelo Centro Histórico

– Embarque em uma jornada pelo passado da cidade, caminhando pelas ruas do Centro Histórico. Visite o Museu Imperial, a Casa de Princesa Isabel, a Catedral de São Pedro de Alcântara, a Casa de Santos Dumont e outros monumentos históricos, mergulhando na rica herança cultural de Petrópolis.

  1. Degustação de Cervejas Artesanais e danças tradicionais alemãs na 35º edição do Bauernfest 

– Roteiro: Aproveite o clima frio para desfrutar de uma degustação de cervejas artesanais e conhecer a influência dos colonos alemães na formação de Petrópolis. Descubra os sabores únicos e aromas das cervejas produzidas na região, acompanhadas de petiscos tradicionais e música.

A Festa Do Colono Alemão, conhecida como Bauernfest acontecerá entre os dias 21 de junho a 7 de julho com programação por toda a cidade: desfile Folclórico pelo Centro Histórico, show e concursos no Palácio de Cristal, degustação e oficinas no Museu Casa do Colono Alemão, entre outros eventos.

  1. Tarde em Itaipava

– Roteiro: Dirija-se a Itaipava, um distrito charmoso nas montanhas de Petrópolis, conhecido por suas lojas de artesanato, restaurantes aconchegantes e belas paisagens naturais. Desfrute de um almoço em um dos restaurantes locais e faça um passeio relaxante pela região.

Dica para aproveitar ainda mais: no dia 14 de julho acontecerá o Festival de Inverno Itaipava, com shows de Filipe Ret, MC Ryan SP, Caio Luccas e DJ  Zullu.

  1. Caminhada na Serra dos Órgãos

– Roteiro: Aventure-se em uma caminhada pela deslumbrante Serra dos Órgãos, explorando trilhas cercadas por uma exuberante vegetação de Mata Atlântica. Desfrute das vistas panorâmicas das montanhas e respire o ar puro da natureza, aproveitando os dias frescos de inverno.

  1. Conheça o orquidário mais antigo do Brasil
  • Roteiro: Visite o Orquidário Binot, fundado em 1870, no Retiro. Uma opção de passeio gratuito, para conectar-se à natureza, o espaço se destaca por dispor de mais de mil espécies de plantas e flores como bromélias e orquídeas, além de ter um encantador lago de peixes na entrada.
  1. Onde se hospedar 

Há diversas hospedagens, para todos os tipos de gosto (e também de bolso). Uma sugestão para quem quer curtir a cidade é o hotel Kastel Petrópolis, em frente ao Teatro Imperial, no centro da cidade. Perfeito para aproveitar as atividades culturais e gastronômicas acima sem se preocupar.

  1. Onde comer

La Bodega : localizado no shopping Pátio Petrópolis. perfeito para quem busca um cardápio variado e com requinte. O restaurante oferece a Experiência Volta ao Mundo, um prato com 5 mini porções, dos 5 continentes.

Arizona Grill – também no shopping Pátio Petrópolis, com opções variadas de hambúrgueres artesanais, tábuas e chopps gelados.

Adega do Mineiro – restaurante tradicional, aconchegante que fica aberto até 01 da manhã.