A expectativa é de que 3 milhões de pessoas passem pela cidade nos dias de festa e movimente a economia local
Saudade!”. É o que muito brasileiro está sentindo com a volta das festas juninas neste ano, e em Caruaru (PE) não é diferente. A festa pernambucana, uma das maiores do país, começa neste sábado (04.06) e espera movimentar a economia local em R$ 250 milhões. Além disso, a expectativa é aumentar a demanda de empregos temporários em quase 50%, em comparação com 2019. O preparo para este retorno é o tema do terceiro episódio da websérie “Retomada dos Grande Eventos”, que está apresentando a importância destas celebrações para o turismo nacional.
“Como bom pernambucano, não posso deixar de falar desta festa que é orgulho nacional. Quadrilhas, forró, culinária… o que não faltará é atrativo para os turistas curtirem essa grandiosa celebração. Estamos com grandes expectativas e a nossa intenção é apresentar o que há de melhor em Caruaru e o impacto que ela causa na vida econômica e cultural das pessoas. Acompanhem com a gente este grande retorno”, destacou o ministro do Turismo, Carlos Brito.
Com uma extensa programação, que ocorrerá até o dia 2 de julho, a festa terá um total de 24 polos de animação espalhados pela zona urbana e rural da cidade, além de vários shows musicais. Outro ponto alto do São João da cidade será as tradicionais competições das comidas gigantes. Realizada há 25 anos, a população e os visitantes poderão verificar 42 comidas, que vão desde o maior bolo de chocolate e a pamonha gigante, até o maior pé de moleque do mundo.
Os grandes eventos são importantes geradores de fluxo turístico para os destinos brasileiros e são responsáveis pela movimentação econômica de toda a região. Segundo levantamento realizado pelo Ministério do Turismo, as festas juninas devem movimentar cerca de R$ 2 bilhões nos principais destinos do país. Ainda de acordo com a Pasta, o mês de junho registrou 151 festas de norte a sul do País – sendo mais da metade em festejos juninos – no Calendário de Eventos, que auxilia o turista no momento de planejar suas viagens e escolher destinos com oferta turística diferenciada e diversificada.
Fonte:
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo