Crédito: Divulgação

Capital Brasileira da Cerveja, Blumenau (SC) tem novo museu dedicado a bebida a partir de sexta-feira (2)

Museu da Cerveja traz experiência que fala do conhecimento, dos ingredientes, da história e da cultura em torno da bebida

O aniversário de Blumenau (SC) celebrado na sexta-feira (2) será marcado pela entrega de um novo equipamento turístico para a região. O Museu da Cerveja reabre ao público completamente reformulado, a partir das 9h. Excepcionalmente nesta data, moradores da cidade com comprovação de residência não pagam pela entrada.

O Museu da Cerveja fica no Centro Histórico de Blumenau, na Rua XV de Novembro, número 160, no Centro. O espaço abre todos os dias, de domingo e domingo, das 9h às 19h.

Criado em 1996 apenas com equipamentos de antigas cervejarias, o espaço passou por uma completa readequação, que inclui ampliação do espaço, novos ambientes e experiência de visitação.

Ulysses Kreutzfeld, sócio do espaço, comenta que foram meses de trabalho integrado entre as equipes de museologia, engenharia e arquitetura e experiência para chegar a um conceito completamente novo para o Museu da Cerveja. “Nós entendemos que, ao aproximar a história e o conhecimento sobre a cerveja para o público, estamos comunicando também a importância simbólica, econômica e social da bebida para a construção da nossa cidade e região”, comenta.

Valmir Zanetti, também sócio do empreendimento, destaca que o Museu da Cerveja, além de um equipamento turístico localizado em um ponto simbólico importante para Blumenau, também é um espaço para o morador se integrar com a sua história. “Há muitas curiosidades e histórias contadas na experiência de visitação que possivelmente nunca chegaram mesmo a quem mora aqui. Queremos que essa experiência seja, antes de mais nada, um encontro de Blumenau com a sua história e uma celebração de tudo o que fizemos e ainda faremos através da cerveja”, conta.

A visitação é dividida em oito ambientes. Neles, é possível conhecer desde os ingredientes necessários para a produção de cerveja e os processos, até histórias que mostram a história que consagrou Blumenau como a Capital Brasileira da Bebida. Celebrações como a Oktoberfest e fatos relevantes para a cidade como as enchentes também são apresentados na visitação.