Brasil tem três cidades entre as 10 mais procuradas por turistas estrangeiros em site de hospedagem

Florianópolis, Porto Seguro e Salvador estão entre os destinos mais buscados em todo o mundo

As cidades de Florianópolis (SC), Porto Seguro (BA) e Salvador (BA) estão entre os dez destinos mais procurados do mundo pelos turistas estrangeiros. Foi o que apontou um levantamento da Airbnb, plataforma de hospedagens e de experiências de curta duração. Os atrativos nacionais apareceram ao lado das cidades de Málaga, na Espanha; Sydney e Melbourne, na Austrália e Auckland, na Nova Zelândia. Ainda segundo o site, o país figura no ranking de tendências globais com outros três destinos.

Para o ministro do Turismo, Carlos Brito, o levantamento confirma o potencial turístico brasileiro para a atração de viajantes de todo o mundo e as boas perspectivas para 2023. “O ano de 2022 marcou a consagração do nosso turismo e mostrou a força que destinos nacionais têm para atrair visitantes internacionais. Nosso trabalho foi todo pautado para que resultados como estes e outros aparecessem no decorrer deste ano. A nossa expectativa é de que, no próximo ano, outros destinos possam aparecer nesta lista”, destacou.

O levantamento ainda trouxe uma lista com dez locais que se tornaram tendência global em 2022. Destes, três são brasileiros: Itapema (SC), Angra dos Reis (RJ) e Capão da Canoa (RS). A primeira é considerada um dos destinos mais procurados de Santa Catarina e é ideal para a prática de atividades ao ar livre. Já a segunda, é uma das mais conhecidas do país com inúmeras praias e grande biodiversidade e a terceira destaca-se por ter uma das praias mais tradicionais e badaladas do Rio Grande do Sul.

FINAL DE ANO – A plataforma de hospedagens também levantou os dez destinos nacionais mais procurados para a temporada de final de ano. No topo da lista estão as cidades de Joinville (SC), Ipojuca (PE) e Uberlândia (MG). Outros atrativos catarinenses como Palhoça, Itapema e Itajaí também aparecem no ranking. Na Bahia, Prado e Camaçari foram os mais buscados, e no Rio de Janeiro, as tradicionais Paraty e Angra dos Reis se destacaram no levantamento.

SELO TURISMO RESPONSÁVEL – O Ministério do Turismo recomenda uma série de medidas para uma viagem segura. Uma delas é observar se estabelecimentos do setor possuem o Selo Turismo Responsável, que indica boas práticas de biossegurança para 15 atividades do ramo. A iniciativa define protocolos específicos de prevenção à Covid-19 e busca auxiliar na retomada segura de atividades tanto para turistas quanto para trabalhadores. O selo está disponível para meios de hospedagem, parques temáticos, restaurantes, cafeterias, bares, centros de convenções, feiras, exposições e guias de turismo, entre outros, e pode ser obtido de maneira rápida e gratuita pelo site do programa.

Fonte:

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo