Aviação doméstica cresce 3,5% em 2017

Pesquisa do Ministério do Turismo mostra que o avião será utilizado por 51% dos brasileiros que pretendem viajar até maio deste ano

A demanda pelo transporte aéreo doméstico cresceu 3,51% em 2017, em comparação com 2016, registrando o terceiro melhor resultado anual da série histórica. No total, foram transportados 89,9 milhões de passageiros pelo Brasil, um volume 2,72% maior do que no ano passado, segundo informação da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), entidade que representa as principais companhias do país.

“Os números revelam que o turismo é uma atividade econômica cada vez mais uma importante para o país. Pelo Ministério do Turismo, estamos trabalhando cada vez mais para melhorar a infraestrutura turística e a qualidade do atendimento, bem como a melhoria do ambiente de negócios do setor”, comenta o ministro do Turismo, Marx Beltrão.

Os quase 90 milhões de passageiros transportados em 2017 representa o terceiro maior volume anual da série histórica. O desempenho da oferta de transporte doméstico, com expansão de 1,68%, é o quinto melhor resultado, abaixo somente do período que vai de 2012 a 2015. No transporte internacional, no qual as filiadas da Abear têm participação de 30% no mercado, foram transportados 8,9 milhões de passageiros, um aumento de 11,74% em relação à 2016.

De acordo com a Abear “Com tal desempenho nessa estatística, a aviação doméstica já conseguiu repor cerca de 2,5 milhões de passageiros em relação aos sete milhões que havia perdido em 2016 (em relação a 2015) como efeito da crise econômica”. Em dezembro passado, a demanda e o total de passageiros transportados completaram 10 meses de crescimento continuado.

Pesquisa do Ministério do Turismo coloca o avião entre os meios de transporte mais utilizados em viagens domésticas. Segundo o estudo, 51% dos brasileiros das sete maiores capitais do país que pretendem viajar até maio deste ano devem fazê-lo de avião. O carro seria a opção de 35,3%.

Fonte: MTUR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *