Uberaba

Uberaba é um município no interior do estado de Minas Gerais, Região Sudeste do país. Localizado no Triângulo Mineiro, a 481 km a oeste da capital estadual, sua população estimada em 2021 era de 340 277 habitantes, sendo assim o oitavo município mais populoso do estado.

■ PONTOS TURÍSTICOS

Igreja da Medalha Milagrosa
O Santuário da Medalha Milagrosa, como é popularmente conhecido, é um das referências do circuito turístico de caráter religioso da cidade. Embora, Nossa Senhora da Medalha Milagrosa não seja a padroeira oficial de Uberaba, a santa, diariamente, recebe muitos visitantes e, na data da consagração, dia 27 de novembro, a Igreja recebe visitantes de todo o país.

Anteriormente, o pequeno mosteiro e a capelinha funcionavam no final da rua Afonso Rato (próximo à Fazenda Modelo). Em 1958, com a iniciativa de vários beneméritos, iniciou-se a construção do Mosteiro e do Santuário. No ano de 1961, muito importante para os devotos, em 7 de janeiro, foi inaugurado o Mosteiro e, em 26 de novembro, o Santuário. Em 2011, o local completou 50 anos e é uma importante referência religiosa e cultural da cidade de Uberaba.

Santuário Basílica de Nossa Senhora D’Abadia
Nossa Senhora D’Abadia, a padroeira oficial da cidade, e também Padroeira da Arquidiocese de Uberaba. Estigmatinos, a Senhora D’Abadia é venerada e amada por milhares de fiéis e devotos que durante todo ano, especialmente na primeira quinzena de agosto, aportam rogando graças e agradecendo favores.

Na Alvorada de 15 de agosto a praça em frente ao Santuário fica repleta de fiéis para agradecer, rezar, pedir e reafirmar o seu compromisso como cristão. Às 5 horas da manhã aproximadamente 5 mil pessoas já estão no Santuário para louvar Nossa Senhora D’ Abadia. Durante todo o dia mais de 150 mil pessoas passam pela igreja.

■ COMO CHEGAR

De Carro:

Rodovias
BR-262 (Campo Florido, Araxá, Belo Horizonte)
BR-050 (Brasília, Uberlândia, São Paulo)
BR-464 (Conquista)
MG-190 (Sacramento/Monte Carmelo)
MG-427 (Conceição das Alagoas, Nova Ponte).

 

De Ônibus

O sistema de transporte coletivo de Uberaba é prestado sob contrato de concessão por duas empresas: Líder e São Geraldo, operando com 62 linhas, sendo 57 urbanas e 5 rurais, além das linhas intermunicipais não integradas para Delta, Veríssimo, Água Comprida, Conceição das Alagoas e interestaduais para Ituverava, Igarapava e Aramina. Atualmente a frota diária de ônibus na cidade é de 200 carros para atender a demanda.

A cidade atualmente possui quatro terminais urbanos:

Terminal Oeste – Localizado na Avenida Leopoldino de Oliveira na entrada da Univerdecidade.
Terminal Leste – Localizado na Av. Niza Guaritá, na entrada do bairro Manoel Mendes
Terminal Sudeste – Localizado na Av. Bandeirantes, no bairro Parque das Gameleiras.[31][32] Terminal Sudoeste – Localizado na Av. Juca Pato, na entrada do bairro Beija-Flor II[33]

De Avião:
O Aeroporto de Uberaba – Mario de Almeida Franco, foi inaugurado em 1935, e ampliado recentemente para a capacidade de 200 mil passageiros/ano.

■ MAPA DA REGIÃO