Foto: Acervo / IPHAN

Prados

Prados fica cerca de 190 Km de Belo Horizonte, na região central de Minas Gerais. A regiõa de Prados também conhecida como “Campos das Vertentes“. A origem de Prados remonta à descoberta de ouro no vale do Rio das Mortes.

Outro forte atrativo é o artesanato que a cidade produz a preços convidativos. Ao longo da avenida que dá acesso ao centro histórico, é possível observar muitos atelieres que produzem bonitas peças feitas em madeira e cerâmica.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição
Construída no período de 1712 a 1770. Seu interior é em estilo rococó. A portada, ornamentada com motivos indígenas, é esculpida em gnaisses. O forro é totalmente recoberto de pinturas. As imagens existentes são autênticas e originais e datam do século XVIII. Foi tombada pelo IPHAN em 1995, e passou por restaurações em todo o seu interior, nave, capela mor e nos altares laterais.

# 2 Casa da Prata
É um museu da arte sacra, está localizado no interior da Matriz de Nossa Senhora da Conceição e abriga imagens, pinturas, prataria e curiosidades a respeito da história religiosa de Prados.

# 3 Capela de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos
Construída pelos escravos, por iniciativa da Irmandade do Rosário dos Pretos, que concluíram por volta de 1770. Tanto em termos de arquitetura quanto ornamentação, predomina a simplicidade nessa edificação. Há uma pintura no forro da capela mor representando uma cena do Apocalipse, que passou por um processo de restauração, junto com todo o seu interior.

# 4 Capela de Nossa Senhora do Livramento
Situada na zona rural, datada por volta de 1740. Destaque para a imagem de Nossa Senhora do Livramento esculpida em madeira policromada.

# 5 Igreja de Nossa Senhora da Penha de França
Está edificada no povoado de Vitoriano Veloso (Bichinho), distante cerca de 12 km da cidade. Construída entre 1732 e 1771. Seu interior é muito semelhante à Matriz de Nossa Senhora da Conceição, com pinturas de grande qualidade no forro da capela mor e na nave. É tombada pelo IPHAN e passou por reforma e restauração das pinturas do forro.

# 6 Igreja de Santo Antônio
Localiza no bairro de Pinheiro Chagas. Estilo moderno, concluída em 1967. Toda revestida de pedras da Serra de São José, como tudo o que nela existe é proveniente da região.

# 7 Fazendas Antigas
Datadas do século XVIII, como a Fazenda do Coqueiro, a 2 km do centro da cidade como a Fazenda da Boa Vista, situada ao pé da Serra de São José, a 4 km do centro da cidade, as ruínas da fazenda Ponta do Morro, fazenda mais rica da Comarca do Rio das Mortes, importante ponto de encontro na época da Inconfidência Mineira, pertenceu ao Inconfidente Cel. Antônio Francisco de Oliveira Lopes e sua esposa Hipólita Jacinta F. Melo, localizada no sopé da Serra, no trecho que é considerado uma das variantes da Estrada Real, fica a 5 km do centro da cidade e várias outras Fazendas que oferecem serviços de hospedagem e restaurante.

# 8 Casario Colonial do Século XVIII
A maioria está situada nas ruas Cel. João Luiz e Cel. José Manuel. Merecem destaques, o prédio do Fórum; prédio do antigo Ginásio São José, que hoje abriga a Câmara Municipal; Casarão da Selaria Estrela, onde se produz artefatos de couro; casa mais antiga da cidade, inicialmente adquirida pelo Cel. Francisco de Oliveira Lopes, data de antes de 1788; Casarão da Hipólita, que mandou construí-lo ao lado da Matriz de Nossa Senhora da Conceição com o propósito de assistir a todas às celebrações religiosas ocorridas ali; e outros belos casarões que fazem parte da história da cidade.

# 9 Casarão da Selaria Estrela
Tombado em março de 2005 pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Prados, trata-se de um belo sobrado, construído em 1820 a mando do Pe. José Maria Pamplona, feito de pau-a-pique, pedra, taipa e adobe; servindo de morada para ele e sua família. Depois, o sobrado passou a pertencer ao Deputado Estadual Dr. Viviano Caldas, que exercia a profissão de médico. Em 1936, a família do Deputado alugou o local para a Sra. Lumé, que transformou o local no majestoso Hotel Fonseca, que funcionou até 1942. Neste mesmo ano, o casarão foi comprado por José Marques da Costa, onde ele residiu com sua família e transformou o primeiro andar do imóvel em uma selaria. Hoje, a Selaria Estrela ocupa todo o casarão e ainda possui a arte de fabricar arreios e artefatos de couro de forma artesanal, sendo o sobrado um ponto de referência da indústria e do turismo local.

# 10 Ginásio São José
Por volta do séc. XVIII, o casarão era o local aonde se realizavam saraus e outras festividades. A estrutura é em madeira com paredes de taipa e os forros dos cômodos são do tipo saia-e-camisa, as paredes são pintadas de branco e a cobertura é em quatro águas, com beiral de cimalha, sendo os cunhais em azul. Um dos proprietários do casarão, o Cel. José Manoel, vendeu-o para a família do Cel. João Luiz, que mais tarde doou para a Santa Casa. Mais tarde o prédio foi cedido para o CNEC com a finalidade de criar o Ginásio São José, para aulas de 1o e 2o graus. Atualmente funciona no casarão a Câmara Municipal e departamentos ligados à Prefeitura.

# 11 Fórum Desembargador Oliveira Andrade
Pertencente ao vigário Pe. Emanoel Martins de Carvalho, na metade de séc. XVIII, sua construção é extremamente requintada, entre o solo e o travessão onde se formam as paredes, existe uma muralha de pedra chamada de sapata. Antigamente os servos e escravos observavam o movimento urbano subindo nestas sapatas, pois não tinham acesso aos cômodos superiores onde a visão era privilegiada. Após vários proprietários herdeiros do vigário, o casarão foi doado ao Estado para sediar a comarca, que funcionava juntamente com a câmara. Em 1973, o Estado de Minas Gerais decidiu extinguir a comarca de Prados, permanecendo enquanto o Juiz não se transferisse. Com a interferência do poder executivo, o Estado resolveu permanecer com a comarca no município e incluindo o de Dores de Campos, que até então estava sobre a jurisdição da comarca de Barbacena. Atualmente o prédio passou por uma belíssima reforma, conservando suas características.

# 12 Lira Ceciliana
Criada em 1858. É herdeira do movimento musical setecentista e responsável pela permanência da execução de peças de antigos mestres, ainda hoje tocadas nas mesmas celebrações religiosas para as quais foram compostas, algumas há quase trezentos anos. Mantém em atividade uma banda de música, uma orquestra e um coral, além de uma escola de iniciação musical para a formação de novos músicos.

# 13 Mirante do Cruzeiro
Está localizado a 2,8 km do centro da cidade. Possui uma vista panorâmica da cidade e da natureza típica da região, há uma cruz de 12 m de altura que em sua base contém a história, dizeres e poemas sobre a cultura e o município de Prados.

# 14 Museu do Automóvel
Desde 1976 o colecionador Rodrigo Cerqueira Moura vem adquirindo e restaurando veículos das décadas de 30, 40, 50 e 60. Os carros formam uma coleção com 60 automóveis já restaurados e 15 aguardando a recuperação. Aberto de quarta a domingo, o museu, localizado na Estrada Bichinho – Tiradentes dispõe ainda de um café para atender aos visitantes.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
As principais vias de acesso para a região pradense são a BR-040, a BR-383 e a BR-265.

De Ônibus:
n/d

De Avião:
n/d

■ MAPA DA REGIÃO