Pouso Alegre

Pouso Alegre é um município no estado de Minas Gerais. Localiza-se no sul mineiro e sua população estimada em julho de 2021 era de 154 293 habitantes. Está a uma altitude de 832 metros.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Teatro Municipal

Foto: Divulgação

Construção em estilo neoclássico. Suas obras foram iniciadas em 1873, a pedido da Sociedade União e Progresso, sendo o seu construtor de nome desconhecido. Foi inaugurado em 1875 pela Associação Dramática de Pouso Alegre, constituída por jovens amantes das artes cênicas que, posteriormente, o doaram ao Município. Durante décadas serviu a Companhias de Óperas e Operetas vindas de São Paulo e aos grupos liderados pelo médico e dramaturgo Dr. Coutinho. Em 1939, foi alugado à Rádio Clube de Pouso Alegre e em 1940 funcionou como cinema: Cine Íris e Cine Progresso.

Foi declarado Patrimônio Histórico de Pouso Alegre e protegido por tombamento pelo decreto nº 2349 de abril de 1999.

 

# 2 Praça Senador José Bento
Em 1799, com o decorrer da construção da Capela, uma nova petição para oficializar os serviços religiosos em Pouso Alegre foi enviada à São Paulo, e em 8 de abril de 1802, o Padre José de Melo realizou rituais de bençãos para a Nova Capela, no local onde hoje se encontra o obelisco de Nossa Senhora da Conceição. A partir daí, o povoado passa a ser conhecido também como Capela do Mandu e seu largo passa a concentrar os mais célebres moradores de Pouso Alegre. Em 1848, Pouso Alegre é elevada à categoria de cidade.

Em 1857 foi inaugurada a antiga igreja Matriz e em 3 de agosto de 1980 foi realizada solenemente a benção da Nova Matriz (dia da Dedicação da Catedral), lembrando que ela não estava completamente pronta. Em 1894, a praça principal recebeu o nome de Senador José Bento em homenagem ao benfeitor de Pouso Alegre. Em 8 de dezembro de 1904, em homenagem ao 50° aniversário da proclamação do Dogma da Imaculada Conceição, é inaugurado o obelisco à Nossa Senhora da Conceição.

A Fonte Luminosa da Independência, inaugurada em 1934, foi projetada e idealizada por Antônio Corrêa Beraldo. Antes, em seu lugar, havia um chafariz. Desde a década de 30, a fonte integra o cenário sociocultural e artístico de Pouso Alegre e funciona, até hoje, impulsionada por uma engrenagem totalmente artesanal. É um pedaço expressivo da história que encanta o povo com suas luzes multicoloridas.

# 3 Cristo Redentor
O monumento do Cristo Redentor, desenvolvido pelo artista Genésio Moura em estrutura de ferro e concreto, foi inaugurado em dezembro do ano 2000 e atualmente é o terceiro maior do Brasil, com 33 metros de altura. Está localizado em uma altitude de aproximadamente 1200 metros, em um mirante que proporciona uma visão panorâmica da cidade de Pouso Alegre e seu entorno.

O acesso ao Cristo se dá pelo Bairro São João, por oito quilômetros de estrada de terra vicinal. Em seus arredores encontra-se uma área de Preservação Permanente do Exército e o Parque Natural Municipal com remanescentes de Mata Atlântica.

O visitante deve estar atento à segurança quando visitar o monumento, evitando horários noturnos, por tratar-se de um local de acesso livre e deve atentar-se às condições do tempo, uma vez que o acesso se dá por estrada de terra com trechos de bastante aclive.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
nd

De Ônibus
nd

■ MAPA DA REGIÃO