Lambari

Lambari é um município do estado de Minas Gerais. Em 2021, sua população foi estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em 20 995 habitantes. É uma estância hidromineral e faz parte do Circuito das Águas de Minas Gerais.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 PARQUE FLORESTAL DE NOVA BADEN
No parque o turista tem contato com a Fauna e Flora Nativas da região. O local possui trilhas agradáveis e um passeio ecológico maravilhoso. No parque existe a cachoeira Sete Quedas. O Casarão situado no interior do Parque, pertenceu ao Prefeito Dr. Américo Werneck, antiga “Fazenda dos Pinheiros”.

# 2 SERRA DAS ÁGUAS VIRTUOSAS
Com seus 1300 m de altitude é sem dúvida a melhor vista panorâmica do município de Lambari, sendo também um excelente local para os amantes da prática de caminhadas, mountain bike e uma rampa para prática de voo livre.

# 3 TOCA DA ONÇA
Situada na Serra das Águas Virtuosas, uma pedra de 20 metros de altura em forma de toca, serve de local para piquenique e acampamentos. Logo abaixo é possível de se encontrar grutas menores, também muito visitadas. É totalmente cercado por densa vegetação e vasta fauna. A 30 metros da pedra principal encontra-se uma mina d’água cristalina e pura.

# 4 PARQUE WENCESLAU BRAZ
Trata-se de um bosque localizado entre eucaliptos, magnólias e pinheiros próximo ao centro da cidade. Fazem parte deste complexo um pequeno lago com aves aquáticas, dois pontos de aluguel de bicicletas, piscinas com toboágua, quadras de peteca e vôlei, bares e lanchonetes.

No mesmo conjunto, podemos contar com uma linda cascata e tomar banho de duchas e ainda encontramos o Farol construído no início do século XX.

# 5 FONTE LUMINOSA
Construída em 1947 pelo 1º Prefeito eleito pelo voto direto – Hélio Salles. Localiza-se no centro da cidade em frente ao Parque das Águas. O movimento das águas e as cores que a Fonte proporcionam são de intensa beleza.

# 6 PISCINAS DE ÁGUA MINERAL
Localizada no conjunto arquitetônico do Parque das Águas, onde turistas, moradores e grupos da melhor idade, praticam natação e hidroginástica.

# 7 LAGO GUANABARA
Passeios de pedalinhos, lanchas, jet ski, pescarias. Ao redor do lago pratica-se cooper, ciclismo em calçadão com 5Km de extensão.

# 8 VOLTA DA MATA
Situado ao sul do Lago Guanabara. Excelente passeio ecológico para ser feito de bicicleta, charrete e também a pé.

# 10 CASSINO DO LAGO
Obra prima de Américo Werneck, foi inaugurado em 24 de abril de 1911 pelo Presidente da República Mal. Hermes da Fonseca, com a presença do Governador do Estado de Minas Júlio Bueno Brandão. Atualmente o prédio é tombado como Patrimônio Histórico e Cultural, pelo município e pelo IEPHA-MG

# 11 PARQUE DAS ÁGUAS
Situado no centro da cidade, local onde pode-se desfrutar de nossa maior riqueza. As fontes de Águas Minerais, associada ao clima ameno, fazem de Lambari uma estância hidromineral de renome internacional.

O subsolo fornece seis fontes de água mineral proporcionando bem estar e boa saúde.

■ FONTES

FONTE Nº 1– GASOSA – Excelente para os rins, visícula e também para os tratamentos de pele. É aplicada também por via muscular para os tratamentos de eczemas e úlceras.

FONTE Nº 2– ALCALINA – Usada para o estômago e intestino. Aumenta o apetite, pois promove o aumento do suco gástrico através do gás carbônico que possui em apreciável quantidade.

FONTE Nº 3– MAGNESIANA – Usada para o tratamento do fígado. Fluidificam a bílis alcalinizando-as, atuando nas congestões hepáticas e nas cirroses.

FONTE Nº 4– LIGEIRAMENTE GASOSA – Indicada para as crianças.

FONTE Nº 5– FERRUGINOSA – Ligeiramente gaseificada. Ação vasodilatadora e hipotensiva.

FONTE Nº 6– PICANTE – Cheiro pouco pronunciado de ácido sulfúrico. Pelo repouso apresenta depósito avermelhado (hidrato de ferro). De ação diurética é indicado nos casos de intoxicação endógena e exógena.

■ CACHOEIRAS

Situadas ao redor da cidade completam as riquezas naturais.

Cachoeira João Gonçalves – estrada Lambari / Jesuânia.

Cachoeira Sete Quedas – situada ao redor do Parque Estadual Nova Baden.

Cachoeira do Roncador – estrada Lambari / Jesuânia.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
Saindo de Belo Horizonte, o acesso mais prático é pela BR381 (Fernão Dias) até o trevo para Campanha. Pegar a BR267 e alcançar o trevo para Lambari. A partir daí são aproximadamente 15 quilômetros pela MG460.

Para o turista do leste e sudeste de Minas são dois os caminhos: por Barbacena ou Juiz de Fora. De Barbacena pegar a BR265, passando por São João Del’Rei até atingir o trevo para Madre de Deus de Minas. Prosseguir pela BR383 passando por Minduri e Cruzília. Após esta última cidade a viagem segue pela BR267, passando por Caxambu. Continuar pela 267 até o trevo para Lambari. A partir daí são aproximadamente 15 quilômetros pela MG460. Partindo de Juiz de Fora o trajeto é quase todo pela BR267, passando por Caxambu e de lá para o trevo de acesso a Lambari (15 quilômetros pela MG 460).

De São Paulo o melhor é seguir pela BR381 (Fernão Dias). Próximo à cidade de São Sebastião da Bela Vista (aproximadamente 4 quilômetros depois) pegar a MG456 até Lambari (50 quilômetros). Outra opção é seguir até Campanha (ainda na 381) e de lá para Lambari (pela BR267 e MG460).

Para o turista do leste (interior) de São Paulo as melhores vias de acesso são a BR459, passando por Poços de Caldas e Pouso Alegre; e a BR491, que passa por Guaxupé, Alfenas e Varginha. Ambas encontrarão a BR 381. A partir daí, seguir as indicações para Lambari.

O turista do Rio de Janeiro deve pegar a BR116 (Via Dutra) até Engenheiro Passos. Entrar na BR354, passando por Itamonte, Pouso Alto, São Lourenço, Carmo de Minas e Jesuânia.

 

De Ônibus
nd

■ MAPA DA REGIÃO